Skip to main content

As melhores ferramentas para gerenciar sua startup e romper com as barreiras financeiras

A filosofia é se ajudar ao invés de enriquecer sozinho e monopolizar o mercado.

Alexandre Magno

As startups mudaram a forma de gerenciar empresas e são responsáveis por uma mudança significativa na economia, pois ajudaram a romper Post sobre como romper com barreiras financeiras de sua startup. Não era possível imaginar que ferramentas digitais poderiam, por si só, sustentar todos os processos de uma empresa de forma independente.

Processos burocráticos e demorados de grandes empresas perderam espaço para agilidade e desenvolvimento de produtos sob demanda e com foco em resultados rápidos e iterativos.

 

Um novo ecossistema

 

As startups criaram um novo ecossistema onde produtos digitais surgiram para resolver um problema de outras. Elas ajudam desde nos sistemas que facilitam os sistemas de pagamento e transações a ferramentas de gerenciamento totalmente digital.

Desta forma temos:

  • Startups que facilitam as transações financeiras
  • Startups que facilitam na abertura de startups, que falo de forma completa no meu blog sobre isto 
  • Startups que gerenciam sua base de código e colaboração entre membros da equipe
  • Startups que ligam diversos processos de outras startups para automatizar os processos de sua empresa

Startups que facilitam as transações financeiras

Stripe

 

O Stripe é um serviço de pagamento, assim como o PayPal e os Brasileiros Moip e Pagseguro, porém a diferença está em como o Stripe oferece uma API pensada na flexibilidade no desenvolvimento nas soluções de pagamento. Os desenvolvedores possuem total liberdade para criar sistemas pensados para diversas necessidades do cliente como pagamentos com cartão de crédito e assinaturas para pagamentos recorrentes.

 

O Stripe no Brasil:

 

O Stripe está tentando entrar no Brasil e enfrenta muitas barreiras, pois existem diversas peculiaridades no mercado financeiro brasileiro que difere do restante do mundo, como parcelamento no cartão e pagamento através de boleto bancário.

 

Como funciona os meio de pagamento digitais no Brasil e no mundo.

 

Os pagamentos digitais facilitaram a vida dos e-commerces, distribuindo produtos de forma descentralizada. É a era dos Marketplaces.

 

 

Os Marketplaces vieram pra ficar e quebrar todas as barreiras que conhecemos do protecionismo de produtos e serviços.

Algumas startups que funcionam como marketplaces:

 

A Elo7 ajudou empreendedores que trabalham com artesanato a venderem pela internet, sem a necessidade de ter um e-commerce próprio. Eles vendem como em feiras, produtos de forma conjunta e colaborativa

Truppie

A Truppie possui um Marketplace para que o guia de turismo possa oferecer seus serviços com uma plataforma de pagamento integrada para facilitar as reservas dos seus clientes, além de ajudarmos na divulgação, num lugar único para quem quer realizar passeios de aventura e relaxamento, incentivando o contato com a natureza.

 

Outro Marketplace, aplicado ao B2B vem também revolucionando o mercado de e-procurement, a Tradeshift.

 

E-commerce for all

Christian Lang

A Tradeshift, empresa que trabalho atualmente como Engenheiro de Software, veio para mexer com o universo da SAP, como eu já escrevi sobre  ferramentas para mudar o gerenciamento de empresas.

Uma plataforma na nuvem para trabalhar com emissão de documento entre fabricantes e fornecedores.

Rompendo barreiras financeiras do usuário final

 

Essas startups também ajudam na vida do usuário final, criando formas de trabalhar com transações em diversas partes do mundo. Segue algumas de destaque que já mudaram a vida de quem mora no exterior.

O Transfer wise tem taxas menores que bancos tradicionais e uma maneira menos burocráticas de transferir dinheiro entre países pagando na moeda local.

 

 

Quem vive no exterior ou recebe dinheiro de outro país por algum motivo sabe os problemas enfrentados para realizar qualquer transferência entre países.

O Bitcoin

 

O Bitcoin, usando o poder da criptografia na nuvem fez nascer uma nova moeda totalmente digital na sua essência, como também totalmente desvinculada ao mercado financeiro, o que a torna para alguns uma moeda “especulatória”.

 

Startups que facilitam a abertura de Startups

 

Agora é possível abrir uma startup utilizando uma plataforma que irá lhe ajudar com todo o processo de abertura.

 

Stripe Atlas

 

O Stripe encontrou para você um lugar no Vale do Silício onde as leis favorecem a manutenção de uma Startup e em pouco tempo é possível abrir uma empresa com registro em Delaware, nos EUA.

 

Então é preciso ir para lá para administrar sua nova empresa?

 

Não. Esta forma é totalmente digital e dispensa uma viagem aos EUA para gerenciar a empresa que foi criada. Eu falo mais disso aqui em como abrir uma startup sem fronteiras.

 

 

2. Gerenciamento de projeto e automação de processos

 

Do início do projeto ao desenvolvimento

 

Existem ferramentas desde a concepção do projeto (Trello) até o desenvolvimento (Github, Heroku)

 

Colaboração, comunidade e open source

 

As empresas passaram a trocar soluções técnicas, compartilhando componentes e códigos e até mesmo uma completa infraestrutura.

A Amazon, por exemplo, descobriu este potencial e tornou sua empresa também uma fonte de serviços de infraestrutura, a Amazon Web Services.

 

O Github

O Github se tornou a maior comunidade Open Source atualmente. Através do Github, juntamente com outras ferramentas, é possível gerenciar todo o código remoto.

Trello

Exemplo do gerenciamento de um projeto no Trello. Foto: trello da truppie.com

A diversidade de formas de integração no Trello

O Trello é uma das ferramentas mais simples e práticas no gerenciamento de projetos.

Startups que ligam diversos processos de outras startups para automatizar os processos de sua empresa

Zapier

O Zapier automatiza fluxos de trabalho de uma empresa

O Brasileiro Pluga

 

O Pluga integra diversos processos da sua empresa. As possibilidades são diversas, desde e-mail com pagamento a emissão de notas fiscais baseados em diversos processos que você pode definir. É um integrador de serviços da empresa, basicamente.

Sabia que dá até pra gerenciar um condomínio na nuvem?

 

 

Um condomínio na Superlógica, um serviço de gerenciamento de condomínio Online

Vai mais um exemplo, onde é possível gerenciar um condomínio usando uma plataforma digital.

Com as startups e ferramentas digitais criadas por ela, é possível criar e gerenciar sua empresa

É possível então usar as ferramentas online para favorecer nas questões de gestão de uma startup que vai desde sua abertura até a distribuição do serviço de forma descentralizada, sendo possível trabalhar em qualquer lugar do mundo.

Neste post, você conferiu várias ferramentas para administrar uma startup usando estas ferramentas. Se quiser saber um pouco mais sobre os tópicos, você pode conferir no meu blog:

Siga-me também nas redes sociais:

2 thoughts on “As melhores ferramentas para gerenciar sua startup e romper com as barreiras financeiras

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *