Skip to main content

Reestruturação de Dívidas : como funciona?

Uma ação de Reestruturação de Dívidas exige vários conhecimentos dos instrumentos de dívida existentes na lei e de sua adequação ao modelo de pagamento possível do cliente, que tem que estar consciente em alto grau de que não vai poder reincidir e dando total suporte no sentido de permitir a reestruturação sistemática da dívida. Já a empresa credora deve buscar os menores custos de dívida e permitir prazos de vencimento em sintonia com as possibilidades do cliente que tem real intenção de reestruturar suas dívidas.

A chamada renegociação de dívidas é o processo de alteração dos valores devido ao tempo do débito, já a Reestruturação de Dívidas é a configuração destes valores em concordância com melhor lucratividade possível para a empresa credora, a aplicação do endividamento em valores de acordo com o tempo, para a real melhoria dos aspectos financeiros do endividado.

Com isso apontamos que a Reestruturação de Dívidas deve ser encarada como um modelo matemático financeiro de modo similar ao de uma compra de valor elevado parcelada ou até como uma locação temporária para efeitos de custos, ficando os juros tecnicamente fora da transação, ou pelo menos como os chamados “juros embutidos” de acordo com os valores no tempo, mantendo a modelagem.

Para entender melhor tal abordagem de Reestruturação de Dívidas, você tem que lembrar que dado que não houve lucro líquido, ao enfrentar o débito acumulado, você deve se comportar analogamente a um investimento no tempo futuro à sua Reestruturação de Dívidas. O primeiro passo na verdade, que deve ser anterior a qualquer processo de renegociação de dívidas é a análise que busque as origens dos problemas financeiros pelos quais você ou sua empresa está passando.

Pode ser necessária a contratação de uma consultoria especializada na função de renegociar os débitos junto às instituições financeiras credoras, fornecedores e prestadores de serviço e etc. É recomendável, já que vai existir uma à necessidade de dedicação total à geração de caixa, buscar alongar o perfil da dívida de modo a não desequilibrar o seu fluxo de caixa por causa da redução dos gastos a serem enfrentados no tempo da Reestruturação da Dívida.

 

A importância de operar segundo o inventário do endividamento

 

Qualquer gestor financeiro que enfrente um volume de endividamento vai proceder a relacionar de todas as dívidas, incluindo no inventário as principais características de cada uma. Os especialistas em Reestruturação de Dívidas recomendam que seja feito um inventário com as seguintes características:

– Os dados do credor, data de vencimento, valor, juros contratuais ou característicos do acordo, especialmente aqueles relacionados claramente àquele título em específico, e não a um contrato comum.

– Atenção para os títulos que são relacionados a uma única compra, e a outros títulos que podem estar relacionados a um contrato em especial, como contratos de serviço de representação, que possuem faturas mensais, comissões, pois isso implica em multas por inadimplência, e tipos de dívidas com multas e juros distintos daqueles títulos como duplicadas relacionadas à venda, por exemplo, não tratáveis dentro de uma mesma proporcionalidade em seus valores principais. Já que para os títulos como duplicadas, uma conta chamada gráfica, com cálculos de juros da categoria “pro rata temporis e as chamadas multas basta. Em outras Reestruturações de Dívidas pode ser necessário uma contabilidade mais complexa e você vão precisar da ajuda de um profissional capacitado para fazer todos os cálculos, com multas variadas dependendo do período, e com valores muito mais significativos em tais multas, que talvez impliquem negociação sobre essas e ações jurídicas específicas.

 

Os princípios de prioridade ou relevância na Reestruturação de Dívidas

 

Numa Reestruturação de Dívidas em tempos de crise, você vai precisar se perguntar qual a dívida mais importante a ser pago primeiro e que ordem de prioridade cada pagamento devem ser colocado.

 

restruturacao-das-dividas
A recomendação dos especialistas em Reestruturação de Dívidas é que você inicie o pagamento pelos credores que se configurem entre os maiores volume de dívida. Um detalhe imprescindível é que a manutenção do capital gerador é indispensável, e não deve ser interrompida para que as negociações não caiam por terra devido a uma segunda inadimplência.

 

Preze por uma boa comunicação entre você e o credor

 

Mantenha os credores permanentemente informados da sua situação ou da sua empresa e de seu total interesse na solução do problema com as dívidas em aberto. As situações internas relacionadas às prioridades dadas pela preservação do capital gerador podem necessitar ser ocultas de alguns credores, para omitir os passos que se está tomando, mas nunca, absolutamente nunca ofereça falsas informações sobre sua real possibilidade de reestruturar a dívida e principalmente pagá-la.

 

como-reestruturar-a-divida

 

Uma boa comunicação com os credores pode garantir inclusive, ótimos descontos e liberações integrais dos juros, mas você pode ocultar que dispõe no momento de determinado valor, como sempre deve fazer com todos os credores, e ocultar também que parte do valor disponível está destinada a certo credor. São as estratégias que você têm para a manutenção do capital gerador, responsável pelo o pagamento com toda a segurança de outro determinado credor e que precisa ser estritamente bem cuidado.

 

Como contratar uma empresa de Consultoria tributária?

 

Contratar uma empresa idônea que faça um serviço de consultoria tributária é a parte mais importante do processo para o empresário, nos últimos anos temos observado uma séria de picaretas com soluções milagrosas e sabemos que tais soluções não passam de mentiras. A melhor forma de contratação é saber mais sobre a marca, expertise dos sócios e os trabalhos já feito pela empresa de consultoria tributária.

Se você percebe que o processo de consultoria tributária pode agregar a sua empresa, mas gostaria de trocar uma idéia sobre como fazê-lo, pode entrar em contato com a gente através da nossa página de consultoria.

Você concorda com a nossa visão?

Deixa seu comentário aqui embaixo com sua opinião!

Autor:

Leandro Markus
Diretor
Skype: leandro.markus
Email/MSN:
contato@leandromarkus.com.br

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *