Skip to main content

Truppie, uma plataforma de aventuras diferente

O turismo de experiência é uma nova grande tendência no mercado. As pessoas estão cansadas de viajar em um esquema tradicional, empacotado. Elas querem algo novo! Não apenas isso, elas querem estar em contato com a natureza, praticar atividades físicas ao ar livre, e zelar pelo bem estar mental e emocional — em outras palavras, movimentar o corpo e cuidar da alma.

Isso acontece, acreditamos, pois há um grande movimento de despertar acontecendo no mundo. Um movimento contra o materialismo e o consumismo exacerbado, e rumo ao minimalismo e às experiências que agreguem valor real a suas vidas.

Pensando em reunir tudo isso em um lugar, eu, Alexandre Magno, e minha companheira Laura Sette criamos a Truppie, uma plataforma de aventuras. Seu principal objetivo é facilitar tanto a vida de guias e outros profissionais que as oferecem, como daqueles que nós chamamos de “exploradores”, que as buscam.

 

O que a plataforma faz?

 

A Truppie é basicamente um marketplace de roteiros/passeios/tours/experiências — como queira chamar. Nós chamamos de truppies! 🙂

“truppie: qualquer tipo de aventura/evento/passeio, seja uma trilha para uma cachoeira, um passeio no centro histórico de uma cidade, um roteiro gastronômico ou um acampamento de vários dias no meio do mato. É uma experiência única e enriquecedora.

Por meio da plataforma, os guias profissionais disponibilizam suas atividades aos usuários (exploradores), que podem realizar a reserva e o pagamento de forma fácil, rápida e segura. Nós ajudamos também na divulgação, para que o evento chegue ao público certo.

As truppies podem ser divididas em diferentes categorias, como Trilhas & Travessias, Relax, dentre outras. Se precisar criar uma nova, criamos, sem problemas!

 

As truppies podem ter categorias diversas

 

Além de seu perfil, que é vinculado ao seu webiste e suas redes sociais, o guia tem uma seção dedicada ao gerenciamento de sua conta. Ali, ele pode acompanhar os valores arrecadados em seus eventos, que serão automaticamente transferidos à sua conta bancária. Além disso, tudo é devidamente informado por e-mail: novas solicitações de reservas, pagamentos confirmados, transferências realizadas.

 

O primeio guia-parceiro da

 

Em nossas andanças por aí, explorando alguns cantinhos do Brasil, conhecemos guias excelentes, que nos proporcionaram experiências inesquecíveis. Um deles foi a Agência de Viagens, Ecoturismo e Bem-estar Utópicos Mundo Afora, com quem fizemos trilhas, piquenique e meditação no Rio de Janeiro, sempre como clientes.

Apresentamos o nosso projeto a uma das sócias-fundadoras, que topou ser nossa beta-tester. Assim, desde meados de 2016, a agência tem sido nossa parceira, oferecendo seus passeios na Cidade Maravilhosa por meio da Truppie.

Sua presença foi chave para nós, contribuindo significativamente para nosso processo de melhoria contínua. Com seu feedback, fizemos inúmeras novas implementações na plataforma, sempre baseado em experiências de usabilidade reais, e atendendo a necessidades reais de nosso guia-parceiro.

 

truppie

Exemplos de lugares para explorar na Truppie

 

E o que mais é a Truppie?

 

Além de criar um marketplace para espalhar atividades por aí, queremos também quebrar as barreiras do gerenciamento. Queremos transformar a Truppie em uma empresa de trabalho remoto — e por que não, nômade. Vamos explorar o Software livre como forma de gestão da plataforma e do seu conteúdo.

 

A Truppie como empresa colaborativa

 

A Truppie foi construída usando ferramentas de startups que criam soluções em diversas áreas. Isso tornou o projeto totalmente independente para melhorias e uma forma de se gerir com feedbacks e desenvolvimento por freelancers contratados no mundo inteiro.

Somos software livre, e usamos o Github vinculado ao servidor de integração contínua no Travis-ci. Isso significa que qualquer pessoa pode solicitar uma alteração, melhoria, ferramenta ou correção de bug, que passa por testes e validações e, quando aprovada por nós, integram o código. A cada código integrado e em produção, o colaborador recebe por isso.

 

Software livre pago? Como assim?

 

O projeto é livre. Você pode sugerir melhorias e as tarefas criadas, quando aprovadas, irão fazer parte do produto final. E a empresa é gerida de forma remota e mantida por uma base de desenvolvedores que podem trabalhar de forma espontânea para a plataforma.

Acredito que o software livre pode contribuir para gerar valor em qualquer tipo de projeto. Gostaríamos de levar essas ideias a startups, divulgando os benefícios do trabalho livre e compartilhando experiências do desenvolvimento como ferramenta de ensino de forma aberta e colaborativa.

Modo como a base de código da plataforma foi construída por alguns colaboradores. Agora, queremos abrir para formar uma base de colaboradores de qualquer parte do mundo.

 

Nasce o Truppie Devs

 

 

A Truppie foi aberta no Brasil, com sede no Rio de Janeiro, mas pretende ser gerenciada com contribuições de desenvolvedores e geradores de conteúdo de qualquer lugar do mundo.

Lançamos, assim, o Truppie devs. Nele, qualquer desenvolvedor pode criar novas funcionalidades na plataforma. Orientaremos para que ele aprenda, conclua e  aprimore. A ideia é que tanto programadores, testers e criadores de conteúdo iniciantes como avançados possam trabalhar desta forma.

 

 Quero me inscrever no Truppie Devs!

 

O papel da Truppie para cada parte na plataforma

 

Vimos, então, que a Truppie é muito mais que uma plataforma de aventuras. Para finalizar, veja de forma resumida o papel dela para cada uma das partes dentro do nosso sistema.

 

Usuário (explorador)

 

A Truppie facilita ao usuário (explorador) a reserva de um passeio de seu interesse. Tudo o que ele precisa fazer é criar uma conta (com um clique com o Facebook, por exemplo) e inserir os dados de seu cartão de crédito. Além disso, a plataforma permite, ainda, que ele encontre outros eventos, buscando por categorias, tags, locais ou guias.

 

Guia

 

A Truppie facilita ao guia o gerenciamento de suas atividades, incluindo a criação do evento, o lançamento, a divulgação e a contabilização. O guia tem uma página de perfil, vinculado ao seu website (se aplicável) e redes sociais, e cria quantas truppies ele quiser, de acordo com suas políticas. Ele gerencia suas reservas e recebimentos pela plataforma.

Ela também conecta o guia ao explorador, notificando-os por e-mail e orientando-os a cada novo passo.

 

Desenvolvedor

 

Todas as tarefas de desenvolvimento do sistema contam com uma plataforma gerenciada pelo Github, maior plataforma de software livre do mundo, e as funcionalidades são desenvolvidas com testes automatizados enviados por desenvolvedores contratados. Queremos focar no Brasil, para que desenvolvedores daqui sejam atuantes na plataforma, e até como forma de sugerir implementações de funcionalidades.

 

Tester

 

Testers podem seguir nossas diretrizes caso encontrem algum erro ao usar a plataforma, e ele pode ser pago para cada erro corrigido. Se você é desenvolvedor — ou não é, mas tem interesse em desenvolvimento de produtos e gosta de tecnologia —, entre no truppie devs e veja como você pode contribuir!

 

Produtor de conteúdo

 

Quem escreve pode também contribuir com o conteúdo, traduções e textos necessários para enriquecimento e relevância da plataforma nos mecanismos de busca. Sabemos o quanto isso é importante, e prezamos pelo marketing de conteúdo.

E então, a Truppie é ou não é uma plataforma de aventuras diferente?

Explore já a Truppie para passeios, e o Truppie Devs para se juntar ao time — e conte para os amigos, guias, desenvolvedores ou quem gosta de escrever!

E, claro, siga-nos no Facebook e Instagram para acompanhar nossas aventuras! 🙂

 

Conheça outras empresas que indicamos para vocês: startup da vez

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *