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3 Razões para Investir no Instagram

3 Razões para Investir no Instagram

No Brasil, atualmente, temos cerca de 116 milhões de pessoas na internet, o que equivale a mais ou menos 64% de toda a população do país. E, segundo dados da Comscore, o Brasil possui os usuários que passam mais horas diárias nas redes sociais. 

 

Ou seja, há uma grande audiência que utiliza a mídia para as mais diversas funções, sendo desde lazer até para compras.

Isso mostra que é imprescindível estar presente nas mídias. Se a sua marca quer ser conhecida e quer competir em um cenário desafiador, ser ativo nas mídias sociais é regra básica. E estar presente nesse contexto serve para qualquer tipo de empreendimento, de médias a grandes empresas.

 

Importância de estar presente nas mídias digitais

 

As redes sociais são a oportunidade perfeita para as empresas se conectarem com seus consumidores. Elas são o meio para as marcas criarem relacionamentos, mostrarem seus posicionamentos, projetos e produtos e também promoverem interações.

 

Esse é um canal com custo baixo e flexível, que permite não só alcançar toda a audiência mas também segmentar seu público, te permite estar por dentro das tendências e conversar diretamente com o que está em alta e também de proporcionar mais destaque para sua empresa.

 

O uso dentro de cada mídia também é bastante abrangente: seus conteúdos podem ter um viés mais de relacionamento e engajamento, focados em entretenimento, com um cunho mais profissional ou até com temas específicos do seu nicho de atuação.

 

As possibilidades, formatos e ações são infinitas. Com um planejamento de marketing bem definido e um bom conhecimento do seu lead em potencial, o uso das mídias sociais se tornam uma ferramenta poderosa para atingir os objetivos do seu negócio.

 

Maior engajamento e interação

Dentre várias vantagens de se utilizar as mídias sociais, aqui destacamos o grande potencial de engajamento e interação.

 

Cada vez mais nota-se como traço comum de comportamento do consumidor a busca pelo contato direto e íntimo com a marca. Os fãs das empresas gostam de curtir, compartilhar e comentar em publicações das empresas que admiram.

 

Quando as pessoas entendem que podem ter um relacionamento diferente com a empresa, elas passam a interagir mais, reagindo, opinando, elogiando ou até mesmo criticando as ações da empresa. 

 

E, na medida que as empresas entenderem que investir nessa relação trará resultados impactantes, elas passarão a interagir ainda mais e vão se destacar dos concorrentes. Apostar na resposta e em posts que promovam a interação, trará mais vendas e fidelização desses clientes.

 

E fique tranquilo, caso seu empreendimento ainda seja pequeno em números de seguidores, pense em adotar ações para comprar seguidores reais. Isso ampliará sua visibilidade e aí sim trará os seguidores interessados a conversar com sua marca. 



Dados sobre o Instagram

 

São diversas as redes sociais e possibilidades de ambientação. Mas aqui, focaremos no Instagram por sua grande capacidade de alcance e comercial.

 

Um excelente benefício do Instagram é a possibilidade de criar uma conta comercial na plataforma. Com isso, o negócio tem acesso a informações como gênero, faixa etária e localização do público, além de análises e métricas dos posts. 

 

O acesso aos dados é fácil e intuitivo de ler. Assim, você consegue mencionar onde está acertando e quais são os pontos de evolução. Conhecendo o que o público gosta de consumir e o que gosta de comprar, a sua marca consegue tirar insights valiosos para a tomada de decisão.

 

Outro ponto relevante e inovador foi a criação do Instagram Shopping. Isso gerou a construção de um catálogo virtual, ligado diretamente ao seu site, levando o seguidor para a compra de forma rápida e simplificada. 

 

Com isso, a probabilidade de perder a compra é muito baixa. Afinal, o consumidor se interessou por um produto e já está sendo instintivamente redirecionado para a compra. Com o gatilho emocional de urgência ativo, o consumidor passa a comprar os seus produtos e conhecer mais sobre sua empresa. 

 

Nesse cenário, a presença das empresas no Instagram moderniza sua imagem no mercado, além de criar um relacionamento com os seus clientes, baseado em informações relevantes.

 

Crescimento expressivo do Instagram no Brasil

Em junho de 2018, o Instagram bateu o recorde com um bilhão de usuários ativos por mês, e 90% desses um bilhão de usuários seguem ao menos um perfil comercial. Além desses números expressivos, essa rede tem mais de 500 milhões de usuários ativos diariamente.

Aqui no Brasil não tem sido diferente: essa rede tem crescido cada vez mais no gosto de empresários e de usuários. 

 

O Instagram é considerado a segunda rede social mais usada dentre as empresas brasileiras, de acordo com uma pesquisa da Social Media Trends 2018. 

 

Além disso, de acordo com o report da We Are Social e da Hootsuite, o Instagram é a 4ª rede social mais usada no Brasil, com 95 milhões de usuários.


Dado essas informações, se torna claro que há muito espaço para vender pelo Instagram!



3 razões para Investir no Instagram

 

Além de todos esses dados, que por si só já se tornam bem persuasivos, vamos listar outros 3 fatos que reafirmam a importância de investir no Instagram e usar de vários recursos disponíveis nessa plataforma. Essa rede é uma fonte de dados e propicia estratégias variadas. 

 

Conheça mais seu poder e entenda como usar os recursos a favor do seu próprio negócio. A versatilidade do Instagram te permite usá-la como ferramenta de venda, recurso para atração de novos leads qualificados, formato dinâmico para atrair potenciais clientes para o site e até mesmo uma fonte de anúncio. 

 

Seja como empreendedor, empresa ou uma pessoa buscando fonte de renda extra – como por exemplo, o anúncio de um apartamento como investimento – o Instagram se torna um recurso poderoso para atingir os diversos objetivos de negócio e pessoais.

 

#1 Comunicação por meio de imagens

O Instagram viralizou principalmente por suas postagens terem um apelo visual mais forte do que por meio de textos.

 

E isso chamou muito a atenção de muitos usuários, que passaram a integrar a rede para vislumbrar boas imagens. 

 

Isso ocorre porque as imagens geram uma conexão e um apelo emocional praticamente imediata se comparadas a um texto. Elas são facilmente entendidas e consumidas de forma natural, fazendo com que o usuário nem sinta dificuldade de absorção do conteúdo.

 

Empresas que apostarem em imagens, vídeos, IGTVs e reels cativantes e atrativas podem transformar sua rede em algo que vá além de catálogos de produtos e serviços. Produzir conteúdos relevantes e que transmitam o valor e o propósito da marca gera empatia entre os seguidores, além de atrair novos. 

 

O recurso das postagens e boa adequação do seu feed pode ser um recurso poderoso para a construção de um branding positivo e marcante na mente dos usuários.

 

#2 Diferentes formatos de anúncios


Além das postagens orgânicas, o Instagram oferece o recurso de fazer anúncios. Eles são bem vantajosos pois aparecem em formato linear e arrojado. 

Existem atualmente 6 formatos de anúncios disponíveis: anúncios do stories, anúncios de foto, anúncios de vídeo, anúncios em carrossel, anúncios de coleção e anúncios no explorar. 

 

O Instagram também é bem democrático em como comprar esses anúncios, podendo ser no aplicativo, no gerador de anúncios e com parceiros do Instagram. Assim, cabe avaliar qual é o mais vantajoso e qual apresenta o melhor custo x benefício.

 


#3 Uso de hashtags

 

As hashtags são um recurso de categorização do conteúdo das suas imagens. É muito importante incluir hashtags nas legendas das imagens.

Isso é prático e beneficia em dois pontos: as hashtags já auxiliam o seu público a se identificar com as fotos e os vídeos postados e aumentam as chances de novas pessoas conhecerem a sua marca, já que sua foto pode ser encontrada na aba de busca.

 

Elas também permitem a fácil localização do conteúdo, um maior alcance de audiência e promovem interações com usuários. 

 

Além disso, o seu uso se torna uma excelente forma de mensuração de resultados, uma vez que permite calcular quantas pessoas estão usando uma mesma hashtag. 

 

Conclusão

 

As mídias sociais se tornaram um fenômeno chamativo e habitual no cotidiano das pessoas. É cada vez mais comum nos deparamos com jovens, adultos e idosos conectados nas redes.

 

Esse é um cenário oportuno para empresas se conectarem com seus públicos e também de se tornarem marcas atrativas e interessantes para novos clientes.

 

Ser humano, transparente e constante nas publicações do Instagram, uma rede em constante crescimento, traz um diferencial para sua marca e seu alcance.

 

Para ter uma ligação ainda mais especial com seu público, por que não investir em brindes nos pós-compra? Imagina o impacto que teria o envio de um brinde, como uma caneta personalizada, para cada primeira compra de um usuário?

 

Aposte em se diferenciar e se conectar com seus seguidores. 

 

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