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4 práticas de marketing para usar nas redes sociais

4 práticas de marketing para usar nas redes sociais

Já não é segredo para ninguém que as redes sociais são plataformas muito importantes para as estratégias de marketing digital de negócios, nos mais diferentes segmentos de mercado.

Elas são um dos canais mais utilizados pelo marketing digital, uma vez que melhoram a interação entre os consumidores e as empresas, aprimoram o atendimento ao cliente e ainda aumentam a velocidade da informação.

As tecnologias de informação evoluíram sobremaneira, trazendo uma nova realidade de crescimento e disseminação de conteúdos relevantes. Hoje, as pessoas têm acesso à informação de maneira muito mais rápida e dinâmica.

Tudo isso foi motivado pela internet que transformou a maneira como divulgamos uma marca, seus produtos e serviços. 

No entanto, ao mesmo tempo que ela abriu espaço para negócios de vários tamanhos, também aumentou a concorrência.

As organizações precisam escolher bons canais para impactar seu público e, assim, conquistar resultados lucrativos. Ou seja, toda empresa precisa ter seu site, seu blog e estar presente nas redes sociais.

O marketing para redes sociais possui estratégias próprias que devem ser seguidas para que essas plataformas sejam bem aproveitadas pelas organizações.

Pensando nisso, neste artigo, vamos mostrar a importância do marketing digital, suas principais práticas para as redes sociais e os benefícios de aplicar essas estratégias em cada campanha. Acompanhe!

Por que o marketing digital é vital para as empresas?

Principal meio para divulgação de marcas, produtos e serviços, o marketing digital conta com diferentes canais que podem ser utilizados para veiculação de campanhas, conteúdos e anúncios, dentre outras estratégias.

Isso se deve ao fato de que a internet se tornou o principal meio de comunicação. Logo, para uma empresa de locação de aparelhos esteticos, investir em marketing digital torna-se essencial para garantir uma boa presença na internet.

É dessa forma que melhoramos o posicionamento de mercado e permitimos que os clientes e potenciais clientes encontrem o negócio.

O ambiente digital constrói uma audiência qualificada, desde que as estratégias de marketing sejam bem planejadas. Com isso, a empresa tem contato com pessoas que realmente se interessam pelas suas soluções.

Isso acaba por aumentar a competitividade do negócio, fazendo com que ele consiga se destacar em meio à concorrência. Trata-se de uma consequência dos investimentos em conteúdos de valor que abordam assuntos do interesse dos consumidores.

Investir em marketing digital traz muito mais retornos para os investimentos do que as estratégias tradicionais. 

Essas ações contam com ferramentas que ajudam a montar um plano de marketing de alto poder de segmentação, personalização e otimização de conteúdo.

Assim, a empresa será encontrada por uma quantidade maior de pessoas que realmente se interessam pelos seus produtos e serviços. Com a ajuda das ferramentas de automação, o marketing na internet se torna mais acessível financeiramente.

As estratégias de marketing digital são mais acessíveis porque elas podem ser feitas de maneira precisa. As ferramentas ajudam a compreender as estratégias colocadas em práticas e a identificar o que funciona, bem como o que precisa ser melhorado.

Por fim, ao trabalhar com as técnicas certas e com os canais mais adequados, uma loja de notebook novo consegue agradar os seus clientes e, desse modo, aumentar a satisfação deles.

As ações colocadas em prática também ajudam a estabelecer um relacionamento duradouro, que além de conquistar clientes, ajuda a fidelizar os que você já tem.

Dentre os principais canais utilizados para veicular as estratégias de marketing digital estão as redes sociais. No próximo tópico, trazemos algumas dicas para trabalhar com elas.

Dicas para alavancar as redes sociais

As redes sociais são plataformas fundamentais para as estratégias de marketing, e entre as principais estão:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • LinkedIn;
  • YouTube;
  • Twitter.

Entretanto, apesar de serem importantes e de estarem em alta, é necessário saber como trabalhar com esses canais em seu planejamento de marketing digital. Portanto, separamos algumas práticas a seguir para te auxiliar nessa empreitada:

1.    Definir a sua persona

A persona é um personagem semi fictício que representa o perfil de cliente ideal de um negócio, e é um dos pilares das estratégias de marketing pelas redes sociais.

A persona de um fabricante de brindes para clientes, por exemplo, precisa ter um nome, idade, sexo, estado civil, necessidades, problemas, objetivos, hobbies, dentre outras informações pertinentes.

A persona permite que você saiba como que se interessam pelos seus produtos ou serviços, quais os canais que elas utilizam, o formato do conteúdo que você deve oferecer, os interesses que seu negócio pode atender, entre outros.

Isso é ainda mais importante quando nos damos conta de que, por meio das redes sociais, estamos o tempo todo nos relacionando com as pessoas. Assim sendo, devemos saber como se comunicar com elas.

2.    Investir em estratégias pagas e orgânicas

Além das estratégias orgânicas, que surgiram juntamente com as redes sociais, hoje em dia, essas plataformas contam com a mídia paga.

Por conta das mudanças nos algoritmos das redes, os usuários passaram a visualizar com mais frequência as publicações de seus amigos e familiares, e as empresas podem perder espaço no feed de notícias.

Se uma empresa de serviços gráficos quer alcançar um número maior de pessoas, precisa investir em publicidade.

Só que isso não significa que você deve apenas criar anúncios e deixar os conteúdos orgânicos de lado. As publicações orgânicas mantêm os usuários mais próximos, informados e engajados.

Enquanto isso, as publicações pagas são mais pontuais e têm como foco segmentos específicos de público.

Ao combinar esses dois tipos de estratégias, cria-se a consistência necessária para a presença da marca, engaja-se os seguidores e consegue-se resultados mais rápidos.

3.    Oferecer materiais relevantes

A produção de conteúdos relevantes ajuda a aumentar o alcance orgânico da marca, por isso, as empresas precisam investir em materiais que chamem a atenção dos usuários.

Se uma gráfica de folder de apresentação conhece a sua persona, ela sabe o tipo de linguagem que precisa usar, os assuntos que pretende abordar e os objetivos que quer atingir.

A partir disso, a produção de conteúdo sempre vai ter como foco esses elementos estratégicos, para garantir que os conteúdos tenham mais alcance e conquistem o engajamento do público.

Tudo o que você publicar nas redes sociais precisa ser original, estar alinhado à sua persona e possuir características adequadas à plataforma. Os materiais devem ter como objetivo educar, informar, entreter e divulgar.

Ou seja, você não deve ficar falando sobre produtos e descontos a cada nova postagem, porque quando as pessoas acessam as redes sociais, não é isso que elas estão procurando, mas sim, fornecer conteúdos de interesse do público.

4.    Elaborar um calendário de publicação

O calendário vai ajudar uma empresa de motoboy para delivery a se organizar e controlar as atividades nessas plataformas.

O negócio tem acesso a um cronograma de suas publicações, das atividades do processo de criação, agendamento das postagens, produção de relatórios, entre outros.

Com isso, é possível definir e manter uma frequência mais assertiva de postagens das redes sociais, fazendo com que os algoritmos percebam que a sua página é ativa e se preocupa com a relevância para os usuários.

Vantagens do planejamento estratégico nessas plataformas

Elaborar uma estratégia de marketing para as redes sociais traz muitos benefícios para as empresas, independentemente de seu porte ou segmento.

Por exemplo, uma gráfica especializada em banners personalizados consegue interagir melhor com o público. Esses sites garantem uma comunicação bilateral, por meio de um diálogo aberto em que os dois lados podem interagir e criar laços.

Além disso, as redes sociais ajudam a gerar resultados rapidamente, uma vez que elas trazem consigo novos conceitos, por meio de estratégias assertivas e direcionadas, características essas que trazem um retorno muito maior.

Os custos para veicular as estratégias nessas plataformas são muito mais acessíveis se comparados a outros canais, principalmente a mídia offline.

Além de ser mais barato, conseguimos potencializar os Retornos sobre Investimentos (ROI), por conta da mensuração.

Ao mensurar os resultados que obtemos com as estratégias de marketing pelas redes sociais, identificamos quais práticas estão dando resultados e quais precisam ser melhoradas ou eliminadas do planejamento.

Dessa forma, uma empresa passa a investir apenas nas estratégias que agradam o seu público e redireciona parte dos seus investimentos para outras necessidades, como serviços de comunicação visual.

Por fim, as estratégias de marketing digital pelas redes sociais ajudam os negócios a obterem dados que permitem conhecer melhor os clientes e usuários, além de cruzar informações que mostram tendências e comportamentos.

Isso é vital para atender às expectativas do consumidor moderno, que preza cada vez mais por uma comunicação e um atendimento personalizados.

Conclusão

As redes sociais reúnem uma quantidade enorme de usuários, que são pessoas interessadas em diferentes tipos de produtos e serviços.

Apesar do foco principal dessas plataformas não ser as vendas, é inegável a importância de seu papel nas estratégias de marketing.

Elas figuram entre os principais canais de comunicação e interação entre empresas e consumidores e não podem faltar no seu planejamento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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