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5 dicas para atrair mais pacientes para seu consultório

5 dicas para atrair mais pacientes para seu consultório

Atrair pacientes para seu consultório médico é tão importante quanto atrair clientes para uma empresa, afinal, são eles que geram receita para o profissional.

Antes de nos aprofundarmos nesse tema, é importante dizer que um consultório médico, assim como um escritório de advocacia são negócios.

Todo o sustento do profissional vem dali, portanto, estamos falando de uma fonte de receitas, assim como acontece com as organizações. 

Por esse motivo, a partir do momento em que ninguém sabe que você existe, fica difícil obter lucro.

Nós sabemos que o CFM (Conselho Federal de Medicina) impõe uma série de regras quanto às estratégias de marketing e publicidade para os médicos, mas existem boas práticas que esses profissionais podem adotar.

É por meio delas que eles atraem pacientes, e mais do que lucrar com isso, é uma forma de aumentar a sua atuação e ajudar um número maior de pessoas. Mas, tudo vai depender das estratégias que você colocar em prática.

Para te ajudar com isso, neste artigo, vamos mostrar algumas dicas para você atrair mais pacientes, como fazer para fidelizá-los e explicar a importância da fidelização. 

Por essa razão, se você tem alguma dúvida, leia até o final.

Como atrair mais pacientes?

Os consultórios precisam atrair pacientes para que possam ajudar mais pessoas a solucionarem seus problemas, e para gerar lucros. 

Sendo assim, existem muitas maneiras de fazer isso, tais como:

1.    Construir uma boa reputação

As pessoas precisam confiar nos médicos para procurá-lo e isso por si só já é um grande motivo para construir uma boa reputação.

Quando uma equipe médica é renomada e empática, as pessoas se sentem mais próximas dela. 

No mercado, isso também acontece com as empresas, como uma gráfica de convites personalizados.

O consumidor compra com a marca que lhe transmite mais confiança e que está atenta às suas necessidades.

Comparando essa situação com um consultório, a mesma situação se aplica. Também é importante lembrar que para a maioria das pessoas, não é confortável ir a um consultório.

Por isso, é imperativo estar atento à reputação dele e manter um relacionamento humanizado com os pacientes, pois quanto mais se sentirem confiantes, mais vão procurá-lo.

Uma das formas de fazer isso é manter-se ativo nas redes sociais, nas plataformas mais usadas pelas pessoas, como:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • LinkedIn;
  • Twitter.

Uma presença contínua gera um impacto positivo nos pacientes e deixa claro qual tipo de tratamento que você oferece.

Ademais, esses sites são ótimos para mostrar seu lado mais social e humano e naquilo que tem a oferecer.

2. Usar recursos tecnológicos

Assim como uma gráfica de folder de apresentação, um consultório pode fazer uso de recursos tecnológicos como softwares médicos desenvolvidos exclusivamente para clínicas e consultórios.

Por meio de uma ferramenta eficiente é possível fortalecer a marca, pois ela é capaz de atualizar e criar prontuários de qualquer lugar, desde que você tenha acesso à internet.

São recursos que garantem a segurança dos dados de seus pacientes, organizam agendas, realizam consultas de telemedicina e oferecem todo o respaldo que os pacientes precisam.

A qualidade do atendimento prestado é o principal fator para aumentar a competitividade do seu consultório. 

Além disso, quanto mais satisfeito estiver o seu paciente, mais chances ele tem de voltar.

Por isso, apresente os serviços que você presta, deixe clara a sua reputação, mostre suas habilidades e toda a tecnologia presente em seu consultório.

Usar as ferramentas adequadas é importante para desenvolver os seus serviços e uma maneira inigualável de conquistar novos pacientes.

3. Acatar a individualidade de cada paciente

O médico é um profissional que precisa ter a mente aberta em relação aos diferentes hábitos e culturas das pessoas. 

Cada indivíduo tem sua própria personalidade e recebe um tipo de educação.

Isso acontece com outras empresas também, como uma gráfica de panfleto inauguração, e é por isso que elas estão preparadas para atender diferentes demandas.

No caso do seu consultório, prepare a equipe para lidar com essas diferenças. É assim que você estará preparado para atender às necessidades individuais das pessoas, um fato estratégico para a satisfação delas.

4. Conhecer bem seus pacientes

Esta estratégia está ligada à anterior, pois para atrair mais pacientes é necessário identificar as necessidades de cada um.

O profissional precisa saber o que essas pessoas procuram, o procedimento mais adequado, se precisam de um atendimento de baixo custo, qual a qualidade que desejam, dentre outras questões importantes.

É por entender que cada pessoa tem uma necessidade que uma empresa de mobiliário urbano em São Paulo investe em pesquisas de mercado, e seu consultório precisa fazer a mesma coisa.

É dessa forma que você avalia a viabilidade de um serviço e compara as opiniões referentes a atendimentos e outras informações.

Consequentemente, seus serviços vão conseguir atender às necessidades de seus pacientes e estarão de acordo com as expectativas deles.

Também é por meio da pesquisa de mercado que o médico destaca seus pontos fortes e fracos, e desenvolve melhor o seu consultório.

5. Investir nas melhorias da marca

Existem várias maneiras de melhorar a marca do seu consultório. Uma delas é criar grupos de discussão em um blog ou no próprio site.

Aconselhe os pacientes sobre a sua especialidade, para isso, você pode criar vídeos no YouTube, conscientizar sobre questões de saúde, dentre outras práticas que vão melhorar a marca do seu consultório.

Dicas para fazer seus pacientes fiéis

Toda empresa investe em acao de marketing promocional para fidelizar seus clientes, e seu consultório pode fazer a mesma coisa, por meio de estratégias, como:

Acompanhar o paciente

Assim como existe o pós-venda, existe o pós-atendimento, e ele é fundamental para que seu paciente se sinta especial.

Mas, para respeitar as imposições do CFM, use de maneira consciente as redes sociais e aplicativos como WhatsApp. 

Esclareça as dúvidas de seu paciente, mas sem que isso se transforme em uma consulta.

Instruir a equipe de atendimento

Sua equipe de atendimento será o primeiro ponto de contato entre o consultório e os pacientes. Se houver algum entrave nesse processo, a pessoa pode nunca mais voltar.

Nesse caso, a equipe de uma clínica de acompanhamento de idosos em hospitais recebe treinamentos constantes para reforçar a empatia pelo paciente.

Portanto, não se esqueça de que todos devem estar devidamente uniformizados, para transmitir o profissionalismo do local.

Acolher o paciente

Acolher o paciente é fundamental para que ele se sinta bem em seu consultório. 

Apesar de muitas pessoas estarem apenas fazendo exames e consultas de rotina, outras estão passando por um período de fragilidade.

Assim sendo, não meça esforços para que todos se sintam acolhidos e bem-vindos, desde o momento em que marcam a consulta até o final do tratamento.

Motivo real de fidelizar os pacientes

Para as empresas, como aquelas que desejam contratar motoboy para fazer entregas, fidelizar os clientes é importante para que eles voltem a comprar com elas. Com o consultório é a mesma coisa.

Se a pessoa tiver uma boa experiência com um médico, ela vai voltar a se consultar com ele sempre que houver necessidade. 

É assim que o profissional mantém uma receita fixa e conhece melhor cada pessoa que trata com ele.

Pacientes fidelizados vão indicar o seu consultório para amigos, familiares e conhecidos, portanto, é uma forma de construir uma boa reputação e uma imagem positiva até mesmo com pessoas que ainda não se consultam com você.

É comum alguém procurar uma indicação médica quando procura um especialista, mas só são indicados aqueles médicos que souberam fidelizar seus pacientes. 

Por isso, não deixe de investir em maneiras de melhorar a experiência das pessoas com você.

Por fim, é muito mais barato fidelizar um paciente que foi fazer um check up geral com você do que conquistar aquele que nunca passou pelo seu consultório.

Conquistar as pessoas demanda tempo, esforço e dinheiro, mas quando elas já conhecem os seus serviços e sabem como é o seu trabalho, vão voltar sem que para isso sejam necessários muitos investimentos.

Conclusão

Os médicos são profissionais que, assim como qualquer outro, precisam conquistar a confiança das pessoas para que elas se tornem seus pacientes.

É uma profissão importante, mas, mesmo assim, também encara um mercado competitivo, como tantas outras.

Nesse sentido, é necessário se destacar por meio das estratégias certas, como as que mostramos ao longo deste artigo.

É assim que mais pessoas vão se aproximar do seu consultório e se sentirão confiantes para compartilhar com você seus problemas, medos e anseios.

Portanto, a saúde é um assunto particular e delicado, mas se o paciente sente que pode confiar, ele vai seguir com você por toda a vida.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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