5 erros de marketing digital que você deve evitar

 

O marketing digital vem tomando o mundo e revolucionando a forma de se fazer publicidade. Com a chegada do marketing inbound, os velhos formatos estão perdendo seu valor para uma nova abordagem voltada para a experiência que você e a sua empresa podem proporcionar ao seu cliente, mas essa transição não é tão fácil: podem surgir no caminho alguns erros de marketing digital.

 

 

Erros de marketing digital, porém, são muito comuns. Por ser uma área nova e em constante expansão, com novas plataformas e estratégias surgindo a todo momento e conceitos se transformando, muitas empresas ficam um pouco perdidas e sem saber o que fazer.

Nesse artigo, vamos citar os erros de marketing digital mais comuns – que normalmente são pensado sem forma de perguntas e hesitações – e dar suas soluções, além de dar dicas para prevenir que eles aconteçam. Continue a leitura e fique confiante para explorar o mundo do marketing online.

 

Erro 1: Devo ou não montar uma estratégia de marketing digital?

Quando a empresa resolve se lançar na internet sem se dar conta dos erros de marketing digital que pode cometer, normalmente acaba por não estruturar uma estratégia no início de tudo.

Criar um blog não é o começo da sua jornada no marketing digital. Antes disso você deve se preocupar em estabelecer metas, organizar estratégias para assim criar personas que se identifiquem com o seu tema, estabelecer palavras chave, criar pautas com conteúdo relevante e planejar uma presença nas redes sociais que transmita solidez e confiança aos leads. Esse erro de marketing digital é tão comum quanto perigoso.

Esse é um dos erros de marketing digital mais comuns, e muitas vezes está ligado diretamente à dificuldade de assimilar as mudanças do marketing moderno. Elaborar uma estratégia de marketing digital é essencial para a sua empresa, pois é só assim que você consegue extrair ao máximo as vantagens que ele tem a oferecer.

Evitar esse erro de marketing digital é simples: Procure uma agência que saiba o que é SEO, que entenda a importância das criação de personas, elaboração de palavras chave relevantes para o seu ramo de negócio e como usar isso a seu favor. A partir daí monte uma estratégia de marketing digital e de marketing de conteúdo personalizada para a sua empresa.

 

Erro 2: É realmente importante investir em conteúdo?

 

Quando a empresa resolve ter presença online mas não vê a importância que o conteúdo tem, ela está cometendo um erro de marketing digital seríssimo. Isso ocorre quando ela considera as postagens inúteis, já que não fazem menção direta a sua empresa e o seu produto, e é outro erro de marketing digital relacionado à dificuldade de realizar a transição dos modelos tradicionais – outbound e a publicidade tradicional – para o inbound.

Segundo Lee Oden, especialista em marketing digital, “O conteúdo não é o rei, ele é todo o reino”.

O conteúdo é o que traz leads para o seu site e sutilmente os transforma em clientes, além de gerar links e te colocar no topo das pesquisas do Google para o seu segmento.

Evitar esse erro de marketing digital é simples: Procure redatores e comece o trabalho! Faça uma pesquisa de palavras chave, descubra qual é a melhor para você e mãos à obra.Geralmente, redatores fazem esse trabalho como freelancers, e qualquer agência de publicidade tem vários contatos para lhe ajudar.

 

Erro: 3 Ignorar a buyer persona e a jornada de compra

 

Outro grande erro de marketing digital acontece quando você ignora esses dois conceitos importantíssimos: buyer persona e a jornada de compra. Os resultados por desconsiderá-los podem ser desastrosos.

Buyer persona diz respeito ao perfil do seu cliente, quem potencialmente se interessaria pelo seu produto, e a jornada de compra estabelece qual é a melhor abordagem para se ter com ele. Ignorar esses conceitos é um erro de marketing digital que vai impactar diretamente em como você converte leads em clientes, e fazer da sua estratégia, do seus conteúdos e da sua presença nas redes sociais um investimento com pouco retorno.

Evitar esse erro de marketing digital é simples: Descubra como melhor aplicar esses conceitos na sua empresa com pesquisas no estilo business model canvas para que você possa definir seu nicho de mercado e aproveitar ao máximo da sua presença digital, extraindo todos os benefícios que o marketing inbound tem a oferecer.

 

Erro 4: Analisar métricas é muito difícil, não vou fazer isso!

As métricas mais importantes para o marketing digital são o número de visitantes, o número de leads gerados e o número de clientes convertidos. É através delas que você consegue identificar se a sua estratégia está tendo resultado e se estão ocorrendo erros de marketing digital.

 

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O número de seguidores, de curtidas em redes sociais, de compartilhamentos, etc., são métricas relevantes, mas que tem impacto menor no marketing digital do que as citadas acima. Para o marketing digital, é importante saber se os seus visitantes estão se cadastrando e demonstrando interesse nas soluções que você apresenta para os problemas que eles estão tendo, e a partir daí, se eles estão considerando a sua empresa como a solucionadora dessas questões e comprando o seu produto.

Evitar esse erro de marketing digital é simples: Tenha essas métricas sempre em mente, elas são as mais relevantes, e faça ajustes na sua estratégia de marketing digital para melhorá-las. É bom ter um grande número de seguidores em redes sociais, mas isso não é o mais importante para sua empresa nem um indicador fiel de resultados.

 

Erro 5: Preciso mesmo do suporte de uma agência de marketing digital?

 

Elaborar uma estratégia de marketing digital não é a coisa mais simples do mundo. Existem inúmeros fatores que influenciam no seu sucesso, e ter uma presença online que funcionar e quer uma constante interpretação de dados e trabalho constante. É só assim que você vai conseguir evitar esses erros de marketing digital que são tão comuns hoje em dia.

Comece procurando uma agência para consultoria. Muitas delas hoje oferecem um atendimento personalizado para as empresa, elaboram estratégias, criam sites otimizados para SEO e fazem o mais importante para evitar erros de marketing digital: Estão sempre procurando as melhores oportunidades online para sua empresa.

Para garantir o seu sucesso e evitar os erros de marketing digital, deixe uma agência tomar conta de tudo para você. Dessa forma, você garante que os investimentos vão ter um grande retorno e garante que todo esforço feito na sua estratégia de marketing digital tenha impacto e relevância.

A Web Bizz é uma agência voltada para o marketing digital com grande expertise em otimização de sites, tudo o que você precisa para alavancar sua presença online e não ter problemas com esses erros de marketing digital. Venha nos conhecer!

 

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