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5 maneiras de crescer seu empreendimento usando as redes sociais

5 maneiras de crescer seu empreendimento usando as redes sociais

Você tem um negócio e ainda não usa as redes sociais para divulgá-lo? Então, você provavelmente está perdendo ótimas oportunidades de crescimento!

Afinal de contas, as redes sociais se tornaram uma grande ferramenta de crescimento para as marcas. Mas nem todos os empreendedores enxergam com clareza essa possibilidade. 

Por isso, nesse post, vamos falar sobre qual é a importância das redes sociais no marketing digital de uma empresa, e 5 maneiras de utilizá-las para crescer o seu empreendimento! Confira!

Qual a importância das redes sociais na estratégia de marketing digital?

A maioria das pessoas gasta horas na internet sem nem mesmo perceber, o que faz das redes sociais, uma ótima vitrine para divulgar o seu negócio. 

Por isso, as marcas nunca devem deixar de investir nesse mercado, ou podem acabar perdendo espaço para a concorrência.

Dentro do marketing digital, as redes sociais passaram a ser um dos pilares fundamentais, e de extrema importância para as estratégias. Afinal de contas, através delas, você pode divulgar conteúdos interessantes, vender, atingir o seu público-alvo, e criar engajamento com os seus clientes.

No entanto, o maior diferencial das redes sociais dentro do marketing digital, é a facilidade de comunicação que elas proporcionam entre o seu consumidor e a sua marca.  

O engajamento com os clientes pode ocorrer através de comentários, curtidas, compartilhamentos, participação em stories e muito mais!

Essa facilidade de interação cria um vínculo muito mais forte entre você e o seu cliente, fazendo com que ele se sinta importante, e visto pela sua empresa. Além disso, as redes sociais permitem a visibilidade da marca, que pode ser alcançada por mais pessoas.

Outra grande vantagem para o marketing digital, é que elas possuem um custo muito menor para quem deseja investir em anúncios e posts para crescer, quando comparado aos meios de marketing tradicionais, por isso tenha estabelecido um bom plano de marketing.

5 Maneiras de usar as redes sociais para fazer crescer seu empreendimento

Agora que você já entendeu que as redes sociais possuem um papel fundamental dentro do marketing digital, é o momento de saber como utilizá-las para crescer.

Confira abaixo 5 maneiras de como usar as redes sociais para crescer seu empreendimento:

Foque na criação de conteúdo personalizado

É muito importante oferecer conteúdo de valor aos seus clientes e potenciais clientes. Antes, esse trabalho era feito através do blog da empresa, que continua sendo muito importante. 

Porém, é possível utilizar as redes sociais para distribuir esses conteúdos, e alcançar ainda mais pessoas.

Ao oferecer e divulgar conteúdos interessantes, você agrega valor à sua empresa, e consegue melhorar a sua performance. Você pode investir em tipos diferentes de conteúdo para cada uma das redes, utilizando textos criativos, e artes chamativas para atrair a atenção.

Interaja com os seus clientes e seguidores

Como comentamos, uma das principais vantagens de utilizar as redes sociais na estratégia de marketing digital, é para gerar maior interação com os clientes, dada a facilidade de comunicação.

Valorize cada curtida, comentário e compartilhamento das suas postagens, e tente dar o máximo de atenção aos seus seguidores. 

Afinal, isso ajuda muito a melhorar a performance da marca nas redes sociais, e ganhar mais confiança de quem está pensando em comprar de você.

Crie um cronograma de postagens e interações

Um dos pontos chaves para que as redes sociais gerem resultados dentro do marketing digital, é manter uma certa constância nas suas postagens, e nas interações com os seguidores. 

Esse ponto é importante pois, se um cliente em potencial resolver procurar a sua marca nas redes, não irá se deparar apenas com postagens antigas e páginas “mortas”. Afinal, isso não causaria uma boa impressão sobre o seu progresso.

Para facilitar, as redes sociais possuem opções para criadores de conteúdo programarem postagens. Portanto, tire um dia para produzir e, depois, aproveite para já programar todas as postagens da semana.

Ah! E não se esqueça de gastar os outros dias para interagir, seja criando enquetes nos stories, mostrando o dia a dia para os seguidores, ou respondendo os comentários e a caixa de entrada.

Pense em estratégias bem definidas e claras

Outro ponto ao utilizar as redes sociais para promover o crescimento do seu negócio, é estabelecer estratégias muito bem claras e definidas para o seu objetivo. 

Pense em como você pode divulgar o seu negócio em cada uma das redes sociais em que seu público alvo se encontra, e trace a sua estratégia de inserção nesses espaços.

Mais atenção à qualidade do que à quantidade

E o mais importante: você não precisa investir em todas as redes sociais e nem postar 10 coisas por dia! 

Um dos passos mais importantes para otimizar a sua estratégia, é estudar quais são as redes que o seu público-alvo utiliza e focar nelas.

Depois, comece os esforços para criar e compartilhar conteúdos, mas só os que realmente possuam algo relevante e construtivo para o seu público alvo.

Por exemplo, se você tem um negócio no ramo de turismo, provavelmente, encontrará o seu público no Facebook e no Instagram. Com isso em mãos, pense em postagens interessantes e dicas que você pode criar para postar.

Os posts podem ir desde promoções de pacotes de viagens, por exemplo, com uma arte bem atraente e chamativa, até carrossel para Instagram, falando sobre “o que fazer em Balneário Camboriú”.

Enfim, o importante é que o conteúdo seja realmente relevante e agregue valor!

Como aumentar o engajamento nas redes sociais?

Ok, eu já entendi que as redes sociais são importantes, e iniciei a criação das redes da minha marca. Mas, agora, o que eu faço para aumentar o engajamento?

Essa é uma dúvida muito comum para quem está iniciando, e tem aquela sensação de que os seus seguidores não estão interagindo. 

Então, para finalizar, aqui vão mais algumas dicas sobre como aumentar o engajamento entre os seus seguidores e a sua marca. Acompanhe!

Conheça o seu público-alvo

Primeiro, foque em conhecer o seu público e entender o que ele gosta, os tipos de postagens que costumam fazer mais sucesso, e o tipo de conteúdo que atrai a sua atenção. 

Os posts que estão fazendo mais sucesso são, por exemplo, os de promoção de pacotes de viagens, ou os de dicas de viagens?

Tente, também, mapear o perfil, captando informações do perfil deles como gênero, idade, região geográfica e classe social. Isso vale ouro para criar conteúdo ainda mais personalizado!

Incentive a interação dos seguidores

Segunda dica, além de criar e publicar conteúdos relevantes, incentive a interação dos seguidores com os seus posts. 

Se você tem uma empresa de turismo, você pode criar um post sobre uma cidade turística famosa, e perguntar aos seus seguidores quem já esteve por lá e como foi a experiência.

Crie artes e posts atraentes!

E, por fim, capriche muito no visual de todas as tuas postagens! Quanto mais atraente, bonita e “profissional” ela for, mais os clientes irão interagir com a sua publicação!

 

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