AS MELHORES DICAS PARA A SUA EMPRESA!

5 novidades no ramo da tecnologia para sua empresa

5 novidades no ramo da tecnologia para sua empresa

Presente em todos os cantos da sociedade moderna, a tecnologia permite a realização das atividades diárias de uma empresa com muito mais agilidade e precisão. Contudo, a implementação dos novos recursos requer um estudo detalhado sobre as necessidades básicas de cada setor.

 

É nítido que existem recursos que podem otimizar o dia a dia de qualquer companhia, como a computação em nuvem, que permite armazenar e compartilhar dados, informações e documentos com muita segurança, bem como acessá-los de diferentes lugares tanto em desktops quanto em smartphones.

 

No entanto, esse não é o ponto chave deste artigo! Mesmo que essa tecnologia esteja super em alta no momento, ela está longe de ser uma novidade. Isso porque o termo Cloud Computing surgiu no final do século XX, o que faz com que ele seja mais uma tendência do que de fato uma inovação.

 

Por isso, que tal conhecer cinco recursos realmente novos para o setor empresarial do Brasil que podem fazer toda a diferença no seu negócio? Continue acompanhando esse artigo e saiba detalhes sobre eles!


1. Inteligência artificial (IA)


Se a palavra “tecnologia” é tema de um texto, a inteligência artificial não poderia ser esquecida. Sem dúvidas, o recurso é uma das inovações mais populares existentes nesse mercado, pois permite a tomada de decisões sem a necessidade de interferência humana.

 

Para você ter uma noção sobre o quanto essa técnica já está evoluída, ela já permite identificar e traduzir falhas de sistemas sem nem ao menos ser necessário um serviço de manutenção presencial para identificar a falha.

 

Pense em um elevador de carga industrial. Com a combinação da inteligência artificial, da Machine Learning e da internet das coisas (IoT), ele pode fazer viagens muito mais rápidas e seguras, bem como ser reparado antes que haja uma falha completa do sistema, evitando gastos desnecessários.

 

Além disso, a IA permite o gerenciamento da cadeia de suprimentos, a gestão de pessoas e a análise de dados, facilitando os processos total de gestão empresarial e até mesmo das formas de comunicação internas e externas.


2. 5G

 

Desde o surgimento das conexões sem fio, a tecnologia já passou por muitas mudanças. Atualmente, a nova rede é o 5G, que começou a ser utilizado na Coréia do Sul há quase três anos.

 

No Brasil, o novo recurso começou a dar os seus primeiros passos nos últimos meses. O atraso é tradicional, devido ao fato que a adoção de novas gerações de internet móvel são impactadas por diversas razões macroeconômicas.

 

Em todo caso, o assunto aqui não é burocrático, mas sim a inovação! Depois de passar por rigorosos testes, a rede 5G ganhou um adjetivo bem positivo: revolucionária. Se você tem uma empresa de caldeirão industrial ou de qualquer outro segmento, confira alguns benefícios da tecnologia:

 

  • Alta velocidade;
  • Jornais multimídia;
  • Suporte multimídia interativa;
  • Transmissão ampla de dados em Gbps;
  • Suporte para a WWWW (Wireless World Wide Web).

 


3. Cobots


Os cobots, ou robôs colaborativos, como são popularmente conhecidos no País, já estão se destacando muito no mercado. No geral, eles são perfeitos para tarefas repetitivas, difíceis ou que obrigam um colaborador a fazer muito esforço físico.

 

É válido citar que essa tecnologia só não ganhou 100% no mercado industrial devido ao seu alto valor de aquisição. Porém, as companhias que têm a oportunidade de realizar esse investimento, não devem ficar com medo, pois ele é muito vantajoso.

 

4. ChatBot


Os robôs colaborativos podem até não serem tão encontrados no Brasil, mas os chatbots sim! Assim como o modelo anterior, ele é programado para automatizar tarefas repetitivas, mas não de esforço físico.

 

Em explicação, a tecnologia é ideal para simular conversas humanas em um chat. Desse modo, a empresa consegue passar informações, tirar dúvidas, relatar dados, entre outras atividades, sem que seja necessário ter um funcionário para isso.

 

Mas cuidado: Nem sempre uma máquina consegue tirar todas as dúvidas dos seus clientes, fazendo com que o atendimento humanizado ainda seja essencial!


5. Realidade estendida

 

Imagine que você está realizando uma obra e desejaria ver como um piso epóxi autonivelante ficaria. Isso já era possível com a realidade aumentada, mas ficou muito melhor com a realidade estendida.

 

Em suma, a tecnologia consiste em uma mistura da realidade virtual com a aumentada, que assegura que a mídia digital seja analisada por meio de um design interativo e inovador, que vai muito além de estímulos de visão.

 

O exemplo relacionado à construção civil não é tão famoso em empresas do Brasil. Entretanto, a área de saúde já vem explorando esse recurso para otimizar suas atividades, permitindo a criação de terapias mais assertivas.

 

Gostou do nosso post com 5 novidades no ramo da tecnologia para sua empresa? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!

 

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Larissa Rhouse,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *