6 aplicativos que uma empresa deve conhecer

Administrar uma empresa não é uma tarefa fácil. E no mundo atual a cada dia é lançado uma nova tecnologia com o objetivo de auxiliar no gerenciamento de negócios. Boa parte dessas inovações são produzidas no formato de um aplicativo. Segundo o levantamento da  App Olympics produzido pela Cheetah Mobile, cada brasileiro usa, em média, 29,23 aplicativos por mês. Até o ano de 2015 o uso de aplicativos para empresas representava 58% do mercado.

 

A aplicação dessas inovações no dia a dia de um empreendedor significa um melhor processo de otimização, aumento na produtividade, organização de prazo e ainda oferece mais tempo de descanso já que a tecnologia irá agir para ajuda no desenvolvimento geral da empresa.

 

Dessa forma, vamos a alguns aplicativos que irão revolucionar a forma com que você gerencia seu negócio e lida com seus funcionários. Afinal, tecnologia e inovação andam lado a lado para proporcionar cada vez mais melhorias no mercado financeiro.

 

1.  Trello

 

aplicativos-que-você-deve-conhecer

 

Quando se fala em organização esse é um dos aplicativos que não pode faltar na sua lista. Disponível em versão para desktop e para smartphones, o aplicativo possibilita uma distribuição homogênea de tarefas.

 

Com a ferramenta você é capaz de criar vários quadros. Esses campos são chamados de boards o que cria a possibilidade de diferenciar suas atividades por campo de atuação. Por exemplo, você precisa organizar tarefas pessoais e da sua empresa, então basta você criar dois quadros separados com tarefas diversificadas.

 

O Trello também é a melhor opção para se acompanhar o desenvolvimento da sua equipe, isso porque ele permite que muitas pessoas sejam conectadas a um único quadro. Você pode separar as tarefas pelos diferentes setores da sua empresa. Dessa maneira são criados cards com as atividades que devem ser efetuadas.  Nesses cards são adicionados os responsáveis por determinada ação e você pode acompanhar o estágio em que ela se encontra criando um fluxo cronológico.

 

O aplicativo funciona de maneira simples, mas dentre suas funções existe muito a ser explorado. O conforto de poder acessa-lo de qualquer lugar e de diferentes dispositivos é um diferencial que vem para agregar. Basta contar com imaginação para fazer acontecer os melhores projetos para a sua marca. Ou seja, investir no Trello para ser um dos aplicativos para empresas pode representar muito em seu próprio negócio.

 

2. Slack

 

O Slack atua na área da comunicação. Ele é uma aposta de aplicativos para empresas que veio com o intuito de se tornar a ferramenta de contato no meio empresarial. Ele permite a criação de diversos canais abertos, que melhoram a organização dos times, ou seja, dos diferentes setores da empresa. Além, desses grupos de comunicação abertos é possível criar canais fechados, por exemplo apenas para a diretoria debater assuntos confidenciais.

 

Seu mecanismo acaba sendo muito parecido com o Skype, porém com algumas variações que o fazem se encaixar perfeitamente na gestão de negócios. Com a ferramenta pode-se enviar mensagens diretas e realizar chamadas de vídeos para todos os membros da equipe, o que facilita muito o trabalho do responsável em administrar o time.

 

aplicativos-para-empresas

 

Como em outros aplicativos de comunicação o compartilhamento de arquivos diretamente nas conversas ou canais funciona de uma maneira extremamente intuitiva e fácil.

 

Outra vantagem em se usar o Slack um dos aplicativos para empresas é sua possibilidade de integração. Ele pode ser conectado com outras ferramentas, como o Google Drive, Dropbox, Hangout, Trello e várias outras. Assim você recebe todas as notificações da sua equipe em um único espaço de trabalho. Ações como essa otimiza e centraliza as demandas de trabalho de forma a unificar o sistema. O acesso é possível tanto por desktop quanto por smartphones, possuindo aplicativos para Android e iOS.

 

3. Prezi

Quando se faz parte de uma organização é muito comum que você tenha que apresentar dados do seu trabalho, ou até mesmo produzir um mini curso sobre determinado assunto para sua equipe. E é exatamente nesse ponto que o Prezi se destaca na categoria de aplicativos para empresas.

 

Além de pensar na apresentação é essencial que o conteúdo seja atrativo, dinâmico e inovador. Só assim para atrair a atenção dos participantes e conseguir até mesmo fechar um negócio importante. Ou seja, o modo como você se apresenta não apenas formalmente, mas virtualmente também possui um grande peso no mundo empresarial.

 

O Prezi traz um novo jeito de criar e de fazer uma apresentação. Através da combinação da tela em branco com espaço e movimento, é criado uma atmosfera única de interação entre apresentação e conteúdo proposto.

 

Dentro da ferramenta há uma biblioteca com vários modelos e tutoriais para te auxiliar a montar sua apresentação de forma fácil e rápida. O Prezi suporta os principais tipos de arquivos, assim você pode escolher um tema e apenas adicionar seu conteúdo. Como a apresentação é bem dinâmica, aconselha-se a definir bem a ideia central do texto para que todo o conteúdo seja construído Com base nela, como na apresentação abaixo.

 

aplicativos-para-empresas

 

Com versão para web, desktop, aplicativos para Android e iOS, as apresentações podem ser vistas de qualquer lugar. Nos aplicativos só é possível visualizar e apresentar seus prezis, o que pode te ajudar a relembrar sua apresentação quando você estiver a caminho de uma reunião por exemplo.

 

4. Go to Meeting

O Go To Meeting é um aplicativo muito simples que garante qualidade e ao mesmo tempo tem uma interface bastante intuitiva, tornando agradável a experiência do usuário. Também voltado para a comunicação ele pode ser usado para explorar o relacionamento com o cliente de maneira mais humanizada.

 

gotomeeting

 

Usando o recurso de teleconferência integrada. É possível realizar reuniões planejadas a qualquer momento e onde quer que você esteja. A ferramenta te permite fazer videoconferências com até 25 usuários simultâneos. Além de oferecer a opção de compartilhamento de documentos durante os encontros online.

 

Com o mundo corrido atualmente por vezes encontros presenciais ficam cada vez mais difíceis de serem idealizados. Nesse ponto o Go To Meeting se destaca na categoria de aplicativos para empresas. Ele junta as opções de negócio, em que você pode se aproximar de parceiros e também busca fidelizar o cliente com a possibilidade de oferecer uma maior atenção em casos específicos.

 

O aplicativo está disponível  para iOS e Android.

 

5. When I Work

 

O When I Work é uma ferramenta para gerenciar e comunicar com todos da equipe. Ele permite a criação de agendas  com o compromisso para cada membro, tenho um melhor controle de quem está disponível no momento ou não.

O sistema utilizado para criar as agendas é bem simples e intuitivo, cada membro é dividido por cor e pode ser visualizado por mês, por dia ou por hora. É possível replicar e modificar os compromissos de cada dia, o que facilita o trabalho do gerente. Quando a agenda está finalizada todos os membros recebem uma SMS e um email informando as atividades.

Com ele é possível verificar a localização de onde seus funcionários estão realizando a tarefa, através do Google Maps. E assim saber se eles estão realmente realizando um atendimento na loja de um cliente, por exemplo. Caso ele não esteja, é possível enviar uma mensagem para os outros membros que estão ociosos para que eles cumpram essa tarefa. Pela sua facilidade de percepção ele se torna uma peça chave quando se fala em aplicativos para empresas de modo geral.

 

6. LastPass

 

aplicativos-para-empresas

Depois de todos essas dicas de aplicativos para empresas o difícil mesmo será acertar a senha e decorar tantos dados. Porém, pensando em você busquei um aplicativo que atendesse também essa demanda.

 

A função do LastPass é armazenar, como um grande banco de dados, todos os sites, aplicativos e outras ferramentas mais usados pelo usuário a fim de recordar o login e a senha para cada um dos dispositivos. Esse recurso é muito relevante para a maioria das empresas porque geralmente estas possuem cadastros em diversos locais e fica bem difícil depender apenas da memória sempre.

 

O aplicativo possui um design intuitivo. E o principal é que oferece a segurança que você necessita quando o assunto é senha. Isso porque o mecanismo guardas as informações protegidas por encriptação.  Tudo de maneira simples e prática

 

Outro fator de otimização é que quando você estiver logado no LastPass, ele preencherá automaticamente os campos com as senhas que já estiverem salvas anteriormente.

 

Ele está disponível nas versões: iOS, Android, Windows Phone, Extensão de navegadores como Google Chorme, Safari, Mozilla Firefox

 

Aplicativos no meio empresarial

 

Como você pode perceber são inúmeras opções e campos de atuações diferentes que os aplicativos para empresas se instalaram. Atualmente os campos da tecnologia caminham por todos os setores, desde educação, transporte, saúde e agora cada vez mais forte, empreendimento. Por isso, que o uso de aplicativos pode se tornar uma estratégia de ação para melhorar a performance do seu negócio.

 

Outro campo em que os aplicativos para empresas podem entrar é como conquistar e reter seus clientes, buscando técnicas para se aproximar do seu público alvo e o convertem em um possível consumidor.

 

empresa-deve-conhecer

Com o crescimento e a modificação das maneiras com a qual o trabalho se dá, pensar em investir em um aplicativo próprio começa a fazer muito sentido. A forma de desenvolver uma ferramenta de alto nível para o seu negócio pode variar de acordo com a experiência que a organização pretende passar aos seus usuários de forma geral.

 

O fato é: você pode assumir desde o cargo de gerência, o qual também existem alguns aplicativos de empresas que auxiliam no trabalho, ou até mesmo ocupar uma posição mais baixa. A tecnologia já nos cerca em todos os ambiente, errado seria se deixassem de usar os objetos tecnológicos ao nosso favor.

 

Redatora Laryssa Gabellini
Sobre:
Aquela mistura do “erre” do interior com o jeitinho mineiro de ser. Graduanda em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto. Curiosa, falante e alegre. Acredita muito em energia e conexão. Tem a gratidão como um exercício diário. Se viu apaixonada por comunicação e todo o universo agitado e dinâmico do Marketing. De sorriso fácil e conversas longas, dessa forma vai levando a vida.

Veja também

Leave a Comment