AS MELHORES DICAS PARA A SUA EMPRESA!

6 dicas de como posicionar sua clínica odontológica com o marketing digital

6 dicas de como posicionar sua clínica odontológica com o marketing digital

O marketing digital está cada dia mais sendo a solução para o ganho de relevância no mercado. Não seria diferente para o setor odontológico.

Ainda mais na era tecnológica em que estamos vivendo, divulgar o seu negócio ou seu plano odontológico no ambiente online se tornou uma exigência para ser notado e conseguir novos clientes.

Você sabe o que é marketing digital? Sabe como as suas técnicas podem ajudar sua clínica odontológica a crescer no mercado? Veja aqui tudo o que você precisa saber:

O que é marketing digital odontológico?

O conceito de marketing digital está na divulgação e na promoção de certo produto ou serviço, e assim, de uma marca em questão. Em tempos em que as pessoas estão cada dia mais conectadas e ativas nas redes sociais, o marketing digital vem como uma forma das empresas se posicionarem de forma mais assertiva, chamando mais atenção de seu público-alvo.

No contexto odontológico, o marketing digital vem como uma forma de melhorar a imagem da clínica, a tornando visível e dando reconhecimento e autoridade à marca. É uma maneira mais fácil e consideravelmente mais barata de se comunicar com o seu público de forma direta e mais assertiva.

O marketing odontológico, dessa forma, vem sanar a dificuldade que alguns gestores de clínicas odontológicas possuem em atrair pacientes, principalmente de forma orgânica.

Por fim, o marketing digital é baseado em estratégias que vão se cancelando e moldando com o tempo, tornando o planejamento ideal para você e sua clínica. Levando em conta que o Brasil é o segundo país com mais dentistas no mundo, o marketing digital não se trata de um gasto, mas sim de um investimento necessário.

Como posso aplicar o marketing digital para a minha clínica?

O marketing digital pode ser aplicado de diversas formas, no entanto, se você quer atrair mais clientes e fidelizá-los, confira essas dicas podem facilitar o processo.

  1.   Tenha em mente qual é a sua persona

A seleção da persona é a base de qualquer boa estratégia de marketing digital. A persona nada mais do que o seu público alvo refletido em um perfil específico, esse que vai lhe ajudar a entender qual a pessoa que você quer e vai está se comunicando pelo digital frequentemente.

Entre as informações importantes para se estabelecer a persona estão idade, gênero, hobbies, emprego, localização e faixa salarial. Todas essas informações vão facilitar bastante na hora de planejar e criar o conteúdo, além de ajudar a escolher onde ele vai ser distribuído.

Outro fator a ser levado em conta são os tipos de especializações que são oferecidas por sua clínica e que podem possuir um público mais segmentado.

  1.   Utilize o marketing de conteúdo à seu favor

Como sendo uma das principais estratégias do inbound marketing, ter o marketing de conteúdo como aliado é muito importante para a geração de autoridade. Seja por texto, imagem, audiovisual, somente áudio ou somente vídeo, ser notado por meio de um conteúdo de qualidade é um diferencial.

Aqui é importante se basear nas características e particularidades de sua persona, sanando suas dúvidas, mostrando o que ela tem interesse, na hora e no lugar que ela quer ver. Esse tipo de assertividade é importante na divulgação de qualquer tipo de procedimento, desde de profilaxia até uma harmonização facial.

  1.   Atenção ao código de ética

Antes de adentrar nos planejamentos do marketing digital é importante ter em vista os regulamentos do Código de Ética Odontológica, que estabelecem desde os direitos até os deveres dos profissionais da odontologia.

No capítulo XVI, “Do anúncio, da propaganda e da publicidade”, o código normaliza justamente o marketing para dentista, estando o profissional sujeito a punições diante de alguma irregularidade. Entre algumas proibições estipuladas está no preço dos procedimentos, como no tratamento com o aparelho ortodôntico, por exemplo, que não deve ser divulgado.

  1.   Aprenda com a concorrência

Tendo em vista que cada marca possui o seu posicionamento de marketing digital ideal, copiar o posicionamento da concorrência não é uma opção. No entanto, aprender com os seus erros e acertos é fundamental para a moldagem de um posicionamento cada vez mais efetivo e que resulte em fidelizações.

O marketing digital é um constante aprendizado, já que além desses casos, pode ser estabelecido pelos próprios erros e pelas constantes mudanças e atualizações da web, redes sociais e aplicativos.

  1.   Esteja onde o seu cliente estiver

Seja no facebook, Instagram, Linkedin, Spotify ou até mesmo no Google, entender a sua persona te mostra qual o melhor lugar para chamar a atenção de seu cliente em potencial.

Aqui vale ressaltar que ao contrário do que muitas pessoas pensam, o marketing digital não se limita apenas às redes sociais, mas também a demais plataformas que o seu cliente utiliza no dia-a-dia.

Também é possível chamar a atenção de sua persona e se comunicar com ela por meio de SEO, por uma página no Google My Business (Google Meu Negócio) ou até mesmo por anúncios pagos, e entender esses diferentes espaços é a chave para novas oportunidades e para a notoriedade tão almejada.

  1.   Saiba a importância de investir

Seja a sua clínica independente ou parte de uma franquia odontológica, o investimento faz parte de parte considerável do marketing digital. Considerando a grande quantidade de dentistas no mercado, é justamente o bom investimento que irá permitir que a sua clínica não seja mais uma entre tantas.

O marketing orgânico pode sim trazer resultados consideráveis, ainda mais se feito da maneira correta. Contudo, para empreender em qualquer área e para um resultado ainda melhor, o investimento é fundamental.

É se baseando nesses passos principais que você consegue não só gerir a sua clínica no digital, mas também consegue cortar gastos com outros tipos de promoções não tão eficientes quanto.  

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *