7 Vantagens da Gestão à Vista para a sua Empresa

Saiba o que é Gestão à Vista e Confira 7 Vantagens que esta metodologia traz para a sua Empresa.

Todos os dias você chega no trabalho, liga seu computador, confere a agenda, os e-mails e começa a trabalhar nas suas tarefas diárias, participa de reuniões, pesquisa as melhores opções para aquela nova ideia que surgiu, anota outras e segue com seu trabalho, buscando fazer o melhor para a empresa.

E se você soubesse que agora não é o melhor momento para aplicar aquela nova ideia? Ou pudesse ter certeza que as estratégias que estão sendo aplicadas vão resolver os problemas identificados e ainda contribuir para melhorar outros processos?

A boa notícia é que você não precisa visitar uma cartomante para saber se você está no caminho certo ou não.

Existe uma prática que vai te mostrar informações que vão ajudar a saber qual o melhor caminho a seguir e se o que está sendo feito te levará ao futuro esperado.

Essa prática é a Gestão à Vista.

Neste artigo vou te convencer que a gestão à vista proporciona diversas vantagens e comprovar que essa prática pode facilitar o trabalho de cada colaborador dentro da organização que você atua.

Primeiro, vamos entender o que é gestão à vista, visualizar como realizar essa estratégia e então você vai conferir as 7 vantagens que ela pode proporcionar.

 

Gestão à vista, o que é?

 

Mas de fato, o que é gestão à vista? Por que ela é indicada e quais serão as vantagens que teremos ao aplicar esse hábito no dia a dia das organizações?

A gestão à vista surge para facilitar e otimizar os processos e para acrescentar às estratégias de gestão que já existem.

Com as metas, por exemplo, é possível guiar o trabalho das equipes, motivando-as a alcançá-las. Já com a gestão à vista, além de motivar, é possível melhorar os processos, a autogestão e o engajamento de equipes, além de outras melhorias que vamos conferir a seguir.

Portanto, gestão à vista é a prática de colocar à disposição de todos, informações relevantes, dados de performance e permitir que os colaboradores acompanhem  indicadores, o andamento de projetos e os números de desempenho.

Mas o que muda ao acompanhar esses dados? Consigo otimizar os processos apenas observando os dados de performance da organização como um todo?

A resposta para essa pergunta é sim, você pode!

Vamos explicar melhor o que podemos alcançar tendo acesso a esse tipo de informação nas vantagens abaixo. Confira!

 

1 – Visão Holística do Negócio

 

Vamos começar com uma das vantagens mais amplas que a gestão à vista alcança ao ser aplicada, uma visão holística do negócio.

Os colaboradores passarão a ter uma visão mais desenvolvida do cenário em que estão inseridos todos os dias, ou seja, deixarão de pensar no trabalho que realizam individualmente e passarão a perceber que suas ações influenciam nos resultados obtidos por todos.

Além disso, ver a organização nesse cenário abrangente, amplia os pensamentos, fazendo com que os colaboradores passem a pensar no todo quando estiverem discutindo as estratégias a serem implementadas.

 

2 – Rápida Tomada de Decisão

 

Com essa ampla visão do negócio, será possível tomar decisões mais rápidas, quando essas forem necessárias.

Sabemos que no meio corporativo imprevistos acontecem e algumas decisões muitas vezes precisam ser tomadas imediatamente, para resolver algum problema ou até mesmo gerenciar uma pequena crise.

Com as informações sempre à vista de todos, essas decisões poderão ser tomadas mais rapidamente, pois cada colaborador terá constantemente conhecimento da situação contextualizada de seus projetos.

 

3 – Foco no que é Importante

 

Outra vantagem proporcionada pela prática da gestão à vista é que os colaboradores manterão o foco nas tarefas importantes mais facilmente, pois como terão acesso às informações, não perderão tempo hábil tendo que refazer alguma tarefa.

Tendo ciência das informações essenciais do negócio em um dia muito atarefado, por exemplo, o colaborador saberá no que ele deve manter o foco, conseguindo se autogerenciar com as atividades.

 

4 – Controle de Metas

 

Da mesma forma que focar nas ações que são prioridade, controlar as metas também se torna mais fácil com a gestão à vista.

Vendo estas informações e acompanhando-as diariamente, será possível identificar se algumas estratégias deverão ser alteradas ou ainda se outras ações deverão ser feitas para atingir as metas.

Com as metas à vista, a motivação e a dedicação para cumprí-las aumenta significativamente.

Além disso, será possível agir rapidamente na correção de desvios, ajustes de processos ou falhas na operação, minimizando a lacuna entre meta e resultado.

 

5 – Aumento de Engajamento

 

Engajamento é o compromisso emocional que o colaborador tem com a organização.

Há vários fatores que influenciam no engajamento do funcionário, como a possibilidade de crescimento e o relacionamento com os colegas de trabalho. Porém, há dois fatores muito importantes e que podem ser disponibilizados através da gestão à vista: a autonomia e a visão do impacto causado por seus trabalhos.

Os colaboradores querem ser capazes de tomar suas próprias decisões e saber como seus esforços estão ajudando a empresa a alcançar seus objetivos estratégicos.

Exibir nas paredes da empresa informações contextualizadas para cada departamento irá auxiliar as equipes a trabalhar estes dois fatores.

 

6 – Melhora no Relacionamento

 

A melhora no relacionamento está interligada ao engajamento, pois promoverá nos colaboradores o sentimento de unidade, conjunto e trabalho em equipe, dando sensação de pertencimento e incentivando o “vestir a camisa”, estimulando a cooperação entre os grupos de trabalho.

A gestão à vista, possibilita também o alinhamento entre líder e equipe, ou seja, mantendo ambos no mesmo discurso e caminho, todos guiados pelas mesmas informações e com o foco nos resultados conjuntos.

 

7 – Aumento da Produtividade

 

Com todas essas vantagens citadas acima, o resultado não poderia ser outro, senão o aumento da produtividade. E esta é mais uma das vantagens que a gestão à vista pode proporcionar para o seu negócio.

Com colaboradores tendo acesso a informação, visão ampla do negócio, foco nas metas, engajados e desenvolvendo a autonomia, a produtividade aumentará e tudo isso graças a uma única mudança na comunicação.

Informar é muito importante, mas comunicar pontos estratégicos fornecendo conhecimento do negócio a todos os colaboradores proporcionará diversas vantagens. A prática irá auxiliar no desenvolvimento do seu negócio.

 

Gestão à Vista para Aplicar

 

Essa metodologia pode ser aplicada em diversos formatos: jornais murais, TV Corporativa, painéis, gráficos cronogramas, entre outros.

Caberá a você decidir qual formato melhor se adapta e proporciona mais resultados na organização em que trabalha. Também existem programas que apresentam as métricas de acordo com o que está acontecendo e isso pode ser transmitido facilmente a todos.

A Gestão à vista oferece o efetivo e imediato feedback, são informações objetivas e simples, capazes de facilitar o trabalho diário, aumentando o desejo de se trabalhar com maior qualidade.

Essa prática também transforma o compartilhamento de informações em uma prática constante e aos poucos ela se torna parte da cultura.

Resumindo, só temos a ganhar quando os colaboradores são envolvidos no negócio, aprendem e se aprofundam sobre como funcionam os processos e entendem o impacto de seus atos.

Se você já pratica a gestão à vista, conta pra gente como ela é realizada, se não, o que acha de começar agora mesmo?

 

Sobre o autor:

A Progic possui uma solução completa de TV Corporativa para aplicar a Gestão à Vista em sua empresa. Você será capaz de criar rapidamente o seu próprio canal de TV para os colaboradores, podendo segmentar os comunicados para cada departamento, integrar com programas para exibir dados estratégicos e potencializar a sua Comunicação Interna. Acesse nosso site e conheça a Progic!

Veja também

Leave a Comment