8 passos para inovar na gestão de pessoas

8-passos-para-inovar-na-gestão-de-pessoas

A gestão de pessoas é algo que nos dias de hoje é essencial para o destaque de qualquer empresa nos dias de hoje! Mas nós não paramos por aí pois a gestão de pessoas está sempre em mudança e sempre há espaço para inovar!

 

Inovar é ter um sistema disruptivo, algo que não siga o ordinário e que basicamente fuja dos padrões e encontre o caminho para o sucesso da sua organização.

 

Você deve estar se perguntando: Mas como eu posso inovar na gestão de pessoas da minha organização? E a resposta vai levar alguns pontos pra explicar, mas vamos lá! Boa leitura!

 

1. Trate seus colaboradores da forma mais humana possível

O primeiro passo para ter uma gestão de pessoas inovadora é entender o básico e levar esse básico ao além.

 

Entenda que os seus colaboradores não são máquinas fazendo um trabalho mecânico, seus colaboradores são profissionais importantes para a empresa e tem os seus pontos altos e baixos e esses picos podem vir de um problema pessoal ou até com outros funcionários.

 

Visto isso você como líder deve praticar algo que foi teorizado pelo Dr. Stephen R. Covey que se chama escuta empática. A escuta empática é um hábito que deve se treinado todos os dias e consiste em escutar para compreender invés de escutar para responder.

 

2. Aposte em estratégias de feedback

Feedback é algo extremamente importante para o incentivo dos seus funcionários, isso gera uma sensação de que você, líder, se importa com esse funcionário e quer que ele melhore ou saiba como está a sua visão sobre ele na empresa.

 

Todos nós sabemos que existe uma pressão que envolve o colaborador pois ele quer saber no que ele pode melhorar, ou no que ele está acertando e também como ele está se sentindo para com a empresa em si.

 

É importante entender que o feedback não vem só da sua parte! Vem também do funcionário! Há também uma necessidade do funcionário de trabalhar em um local bom e para isso acontecer tem de existir uma comunicação entre o empregado e a área de RH.

 

3. Desenvolver um RH disruptivo

Uma área de RH nunca deve ficar a mercê de um sistema padronizado. Uma estratégia que está sendo bem utilizada por grandes empresas e por startups é o RH disruptivo, esse tipo de RH é algo que quebre os padrões dessa área tão interessante!

 

O RH disruptivo tende a desenvolver estratégias que vão de acordo com a situação atual da empresa, os seus desafios, as suas forças, fraquezas, necessidades e etc., e isso só é possível com um olho atento da área de RH e das outras áreas para reportar experiências.

 

4. Utilizar a tecnologia a seu favor

O mundo que conhecemos já adotou a tecnologia como um pilar para a nossa a evolução, e não ficando para traz muitas áreas do mundo corporativo estão se adaptando e adotando tecnologias, sistemas e outros serviços para manter o seu RH, marketing, comercial e etc., no caminho certo! O caminho da evolução!

 

Inovar na gestão de pessoas é algo que demanda muito investimento, e quando eu digo investimento não quero dizer apenas dinheiro, é também o tempo. Tempo é algo tão importante que já está nos pilares da humanidade, tudo demanda de tempo! E as vezes esse tempo é mau utilizado. Para utilizar o tempo da melhor maneira possível use e abuse de ferramentas tecnológicas para aumentar a sua produtividade.

 

5. Inove nos treinamentos

Treinamentos convencionais normalmente são padronizados, eles não têm soluções especificas para os problemas e desafios da sua empresa! Então inove nessas áreas de treinamento crie dinâmicas, com base nos ensinamentos do workshop ou treinamento correspondente.

 

Na FranklinCovey os treinamentos não são mais padronizados, é tudo feito de uma maneira específica para cada desafio independente da área em que a sua empresa atua. Então isso é uma ótima opção para essa inovação de treinamentos!

 

6. Forme parcerias

Parceria é uma estratégia não muito utilizada, mas muito importante. Uma parceria para o RH da sua organização pode acarretar novas táticas, e novas visões sobre um tema ou problema que a sua empresa esteja passando. Ter uma visão de fora sempre auxilia na solução dos mesmos.

 

Essas parcerias podem ser algumas coisas como uma empresa de consultoria e gestão para desenvolver maneiras diferentes de cuidar da gestão de pessoas na sua organização, e isso pode acarretar um futuro de ampliamento de técnicas.

 

7. Tenha uma maneira visível de metas

Importante tanto para a equipe de RH quanto para o resto da organização é uma estratégia de visualizar as metas!

 

“Mas como funciona isso?”, você deve estar se perguntando. É bem básico falando a verdade, para que a equipe de RH alcance novos e melhores resultados é bom que eles tenham um grande objetivo e para alcançar esse objetivo é necessário um placar para que possamos fazer uma accountability (Prestação de contas).

 

O termo utilizado pela FranklinCovey é “placar envolvente”, ou seja, uma representação visual que a equipe fez, e que todos estejam completamente envolvidos na meta.

Essa estratégia e boa para inovar na gestão de pessoas e alcançar metas da empresa inteira.

 

8. Nunca parar de inovar

Inovar é difícil e todos nós sabemos disso, mas não é algo único, inovar na gestão de pessoas é preciso para que a sua empresa não fique na mesmice e adapte estratégias para a gestão de pessoas.

 

Nunca pare de inovar e buscar diferentes modos de ajudar as pessoas da sua organização a se sentirem em um ambiente de trabalho perfeito para ampliar a capacidade de produtividade da área em que esses colaboradores atuam.

 

Conclusão

Inovação é algo que sempre deve ser colocado em pauta pela sua organização para que exista um sistema mais dinâmico e com possibilidade de avanço no geral da sua estratégia.

 

Inovar não é fácil, mas é necessário para que a sua organização não fique para traz na área em que vocês estão atuando por causa de: funcionários desmotivados, falta de comprometimento com metas, perda de talentos e etc.

 

Veja também

Leave a Comment