A Comunicação Integrada nas Empresas

A comunicação é um critério fundamental para garantir que os colaboradores estejam alinhados com os mais diversos pontos estratégicos da empresa, influenciando diretamente nas performances, qualidade de entrega e engajamento.

 

Mas comunicar vai muito além de enviar um email ou programar uma reunião. Suas aplicações podem variar de acordo com o objetivo estipulado e os meios para comunicar podem ser feitas através da fala, da escrita e até mesmo de comportamentos e expressões.

 

Estamos vivendo em uma era onde as pessoas estão mais conectadas e que a informação tem uma velocidade e alcance muito grande. Com essa diversidade de fontes de informação (que vão desde redes sociais até os meios tradicionais, como jornal, rádio e televisão) fazer comunicação corporativa se tornou um desafio para os profissionais de Comunicação Interna, que precisam achar formas de cativar, engajar e despertar o desejo de participação dos funcionários nos projetos institucionais mesmo tendo como “concorrente indireto” as diversas plataformas de acesso à informação.

 

Por isso, neste artigo vamos discorrer sobre a importância de desenvolver uma comunicação mais integrada, que estimule o envolvimento das pessoas com as campanhas e canais corporativos.

 

Boa leitura!

 

Entendendo o que é Comunicação Integrada

 

Você já parou para pensar que tudo comunica? Desde a forma como a recepcionista nos atende e um funcionário age, até o que a empresa divulga em seu site?!

Com essa visão sistêmica que tudo comunica, surge a Comunicação Integrada, que nada mais é que um conjunto de planejamento, ações, estratégias e canais desenvolvidos pela empresa para melhorar o ambiente corporativo e a qualidade da performance dos colaboradores através da informação.

Baseado na filosofia da referência em comunicação organizacional no país, Margarida Kunsch, podemos dizer que a comunicação no ambiente de trabalho forma um ciclo integrado, envolvendo todas as áreas organizacionais em prol de ações sinérgicas na busca dos mesmos objetivos.

Ou seja, as ações feitas com meu público interno refletem diretamente no público externo e certamente influenciará no posicionamento da empresa no mercado.

 

A importância da Comunicação Integrada

 

Uma boa comunicação possibilita não só transmitir informações, como também auxilia na construção de uma Cultura Organizacional que leva em consideração os valores, condutas, hábitos e sentimentos defendidos por uma empresa.

Os métodos e técnicas da comunicação integrada são responsáveis por construir um relacionamento entre empresa-empregado e capazes de influenciar diretamente no modo em que essas pessoas agem no trabalho.

Segundo o autor Daniel Costa, da obra Endomarketing Inteligente – a empresa pensada de dentro para fora (2010), essa prática dá suporte ao ambiente interno e permite a constante avaliação a partir dos canais interativos, através dos quais os empregados possam se manifestar.

Dessa forma, concluímos que comunicação integrada vai além de informar, mas também consiste em formar.

Isso quer dizer que uma Comunicação Integrada além de informar, educa o funcionário a entender a estratégica de mercado, o mantém engajado com as prioridades, o deixa ciente de que ele é a razão da existência da empresa e, principalmente, que ele é o grande agente de resultados dentro da organização.

A inserção dessa formação se manifesta além de um recado colado na parede ou em um arquivo disponível na intranet da empresa. Ela é inserida de modo contínuo e natural na vida do colaborador através das mais diversificadas campanhas, como: dinâmicas, comportamentos, palestras, reuniões, comunicados por meio de canais e etc.

“Administrar uma organização consiste em planejar, coordenar, dirigir e controlar seus recursos de maneira que se obtenham alta produtividade, baixo custo e maior lucro ou resultados, por meio da aplicação de um conjunto de métodos e técnicas. Isso pressupõe um contínuo processo de comunicação para alcançar tais objetivos. É o que organiza o fluxo de informações, que permitirão à organização sobreviver, progredir e manter-se dentro da concepção de sistema aberto.”  (KUNSCH, Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada, 2003, p. 152)

 

4 passos para construir uma Comunicação Integrada eficiente

 

Agora que você já compreendeu o que é e a importância de desenvolver uma comunicação integrada, você deve estar se perguntando: como posso desenvolver essa prática na minha empresa?

Bem, a comunicação requer um planejamento cauteloso, levando em consideração os objetivos da corporação, quem é o público alvo, quais serão as ferramentas para aplicação e assim por diante.

Mas algumas dicas podem guiar seu pensamento para que você tenha insights para construir uma comunicação integrada eficiente na sua empresa.

São elas:

 

  1. Disponibilidade do conteúdo

Uma das premissas básicas para gerar engajamento do colaborador através da comunicação é ter as informações facilmente reproduzidas. Isso significa ter uma comunicação de fácil acesso, sem barreiras ou ruídos que prejudiquem o entendimento da mensagem final.

Quando nos preocupamos com a disponibilidade da informação, estamos pensando em como transmitir os comunicados, como eles serão vistos pelos funcionários e qual será a interpretação individual da notícia.

 

  1. Segmentação do público

Conhecer o perfil de quem trabalha com você é imprescindível para que a comunicação tenha eficiência.

Uma empresa tem diferentes públicos e níveis profissionais, e isso acaba influenciando na composição da comunicação como um todo.

Para uma comunicação integrada, é preciso que você adapte a campanha levando em consideração quem irá receber a notícia. Isso impacta no tom, linguagem e forma de abordagem.

Lembre-se: o conteúdo, ainda que corporativo, precisa falar a língua do público para o qual se dirige e que dificilmente apenas uma forma de comunicação abrange todos os setores ao mesmo tempo.

 

  1. Personalização do formato da informação

Você já pensou em trabalhar uma única campanha em diversos formatos? Talvez essa seja uma das premissas da comunicação integrada: desenvolver projetos em formatos variados, que abrangem tanto a escrita, quanto falas, dinâmicas e comportamentos.

Uma boa comunicação é aquela considerada atrativa, que chame a atenção do colaborador. Personalizar a informação de acordo com o perfil do público alvo é uma maneira de garantir o engajamento e impacto à mensagem.

 

  1. Tenha canais de comunicação

Uma das maneiras de integrar a informação no cotidiano do funcionário é utilizando os canais de comunicação para disseminar a informação e engajá-los com a empresa.

Essas ferramentas são importantes aliadas para atingir o maior número de pessoas e divulgar a informação de maneira que garanta sua integridade, atratividade e escalabilidade.

As opções são muitas e podem variar entre um simples email, como também podem ser desenvolvidas em projetos maiores, como o Mural Digital ou a Rede Social Corporativa.

 

Sobre o autor:

Este artigo foi escrito pela equipe do endomarketing.tv, blog sobre Comunicação Interna, gestão de pessoas, endomarketing e TV Corporativa como ferramenta para auxiliar em todos esses tópicos. O endomarketing.tv é uma iniciativa da Progic, empresa que possui uma solução completa de TV Corporativa para melhorar a comunicação com os colaboradores da empresa.

Postagens relacionadas

Veja também

Leave a Comment