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A real importância das redes sociais para o seu negócio

A real importância das redes sociais para o seu negócio

Referentes a termos recentes como comunicação omnichannel, o contato com o cliente em múltiplos canais é fundamental para a sobrevivência do negócio

Fonte de grande parte do tempo gasto pelos usuários, as redes sociais são a aposta mais certeira para isso. 

As redes sociais se dividem em múltiplos espaços, com dinâmicas exclusivas e variações de conteúdo que permitem e restringem texto, imagens, vídeos e áudios, modificando a maneira como indivíduos interagem dentro da plataforma. 

O consumo de conteúdo nas redes sociais é severamente afetado pelas regras que formam o seu modelo de atuação. 

Uma rede social que restringe longos blocos de texto estimula uma comunicação mais rápida e dinâmica, com atualizações mais constantes. 

Por outro lado, as redes sociais que investem pesadamente em apresentação audiovisual, são capazes de manter a atenção e o interesse do público por longos períodos. 

A raiz para tal comportamento é o intenso estímulo combinado de sentidos: visão e audição. 

As redes sociais também combinam uma série de funcionalidades para que o usuário execute muitas atividades diárias sem sair de suas plataformas. 

Pagamentos, ligações gratuitas, transmissões de vídeo ao vivo e delivery de mercado são algumas das opções. 

Impacto real das redes sociais nas organizações

As redes sociais surgiram entre o final dos anos 1990 e o início dos anos 2000, durante a fase de implantação da internet para uso doméstico, uma versão sofisticada de um tipo de site próprio dos primórdios da internet, os fóruns de discussão. 

Consistem em plataformas de baixa infraestrutura e manutenção barata, com funcionalidades mínimas que permitiam a publicação de blocos de texto por qualquer pessoa, mediante, ou não, um cadastro com informações como nome, sexo e idade. 

Os fóruns eram locais de discussão livre que permitiam, pela primeira vez, a interação entre pessoas localizadas em qualquer lugar do planeta, a longas distâncias. 

Trata-se de uma nova fase da comunicação remota, já iniciada pelo advento do telefone e disk bateria

As primeiras redes sociais vieram com uma proposta mais abrangente, comparadas aos fóruns, com a possibilidade de criar perfis para cada indivíduo, a publicação de fotos, compartilhamento de vídeos em um layout mais atrativo.

Outro aspecto decisivo para o sucesso das redes sociais foram as novas formas de interação entre contas. 

Os botões que expressam e contabilizam impressões, como “gostei” ou “curti”, transformaram a ideia de aceitação coletiva. 

Atualmente, as redes sociais são o principal veículo de comunicação com amigos, parentes e colegas de trabalho. 

A extensão e impacto das discussões que nasceram nestes ambientes auxilia as empresas na compreensão das demandas do cliente. 

Por isso, aderir às redes sociais é um modo de aproximação com o consumidor, uma relação construída sob o paradigma da fidelização do usuário, ao invés das vendas pontuais. 

Persona de marca é a transformação de características básicas de um empreendimento, como sua cultura organizacional, missão e valores na oferta de kit de festa infantil, em uma personalidade ideal para comunicação. 

Encontrar o ponto onde empresa e clientes estão em harmonia durante as interações, tornou-se mais fácil com o advento das redes sociais, um fenômeno ocasionado pelos fatores: 

  • Segmentação orgânica: dinâmicas distintas em cada rede social; 
  • Sincronia de interesses: variações de opinião são detectadas rapidamente; 
  • Credibilidade percebida: uma empresa acessível é uma empresa confiável;
  • Expansão de público: campanhas publicitárias alcançam mais pessoas; 
  • Comunicação adaptada: a empresa aprende a falar com o público.

Por isso, as redes sociais funcionam como uma torre de iluminação LED para as organizações, fornecendo a visão e as coordenadas necessárias para se posicionar diante de seu mercado. 

Comportamentos a se evitar no uso das redes sociais

A percepção das redes sociais como um ativo valioso nas campanhas de marketing é, por vezes, enfraquecida pela falta de resultados em algumas corporações. 

No entanto, é importante verificar o que está por trás da experiência negativa. 

Como demonstrado acima, cada rede social possui uma dinâmica específica, coordenada por seus fundadores e administradores que por meio de atualizações, expandem ou restringem a publicação de conteúdo e a maneira como se interage com os posts. 

Muitos casos de fracasso nas estratégias de marketing digital que envolvem o uso de redes sociais, podem ser explicados pelo mau entendimento e uso desta dinâmica, provocando um efeito contrário sobre a reputação da marca, por meio de:

  • Repetição ou publicação de conteúdo incoerente à marca; 
  • Publicação de fotos ou vídeos de baixa resolução; 
  • Falta de respostas a reclamações e dúvidas; 
  • Informações incongruentes e de difícil acesso. 

Por isso, o produtor de conteúdo deve atentar-se para os manuais de bom comportamento para cada rede social, estudando seu funcionamento para elaborar uma estratégia.

Conclusão

Em resumo, as redes sociais já são partes indissociáveis do acesso à internet, presente em todas as operações realizadas durante o dia. 

Por seu grande impacto sobre a tomada de decisão do consumidor, é vital que as empresas se façam presentes nesses espaços. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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