Absenteísmo: como evitar e ter mais produtividade dos funcionários

Absenteísmo

Entre os diversos desafios que uma empresa precisa lidar na gestão de pessoas, provavelmente, o mais difícil seja o absenteísmo. Trata-se da falta habitual e injustificada ou atrasos recorrentes dos colaboradores.

Existem muitos motivos para que isso aconteça, inclusive em grande escala. Entre eles, podemos citar o excesso de trabalho, a insatisfação com a carreira e até o mau relacionamento com os gestores e os colegas.

De qualquer forma, é fundamental que a organização busque soluções para esse problema. Neste post apresentamos algumas formas de lidar com o absenteísmo. Continue lendo e saiba como adotar na sua empresa!

Cultive um bom clima organizacional

Independentemente da área de atuação, é comum lidarmos com estresse e o cansaço no trabalho. O problema é quando o clima da empresa só contribui para piorar esse quadro, com pessoas nervosas, que brigam muito entre si e uma competição nada saudável.

Dessa forma, tudo começa por oferecer um ambiente de trabalho agradável, embasado em valores como respeito e colaboração, além de ser confortável e limpo no dia a dia. Sem contar que vale investir também em eventos de integração que aproximem mais a equipe.

Promova a qualidade de vida

No entanto, de nada adianta cultivar um bom clima se o absenteísmo é provocado pela falta de qualidade de vida como um todo. Se o colaborador sofre com uma rotina que envolva só o trabalho, em pouco tempo ele pode passar a buscar desculpas para faltar.

Por isso, é muito importante promover a saúde e o bem-estar da equipe, por meio de palestras e eventos de conscientização. Também podem ser oferecidos momentos agradáveis dentro da própria empresa, como ginástica laboral, massagens relaxantes, entre outros.

Construa um plano de desenvolvimento

O absenteísmo pode ser motivado, ainda, pela falta de perspectiva profissional. O colaborador não percebe uma possibilidade de crescimento, que o levaria a se esforçar mais. Pelo contrário, por não acreditar numa melhoria de vida, passa a fugir da própria realidade.

Às vezes, a única solução para essa situação é a saída do funcionário, buscando outra oportunidade. No entanto, a empresa pode evitar que isso aconteça, com um bom plano de desenvolvimento de carreira. É uma forma do profissional perceber que existe uma preocupação não apenas em promovê-lo, como também em fazê-lo crescer, por meio de capacitação e treinamento.

Reconheça o trabalho dos colaboradores

Assim como a falta de perspectiva profissional, o não reconhecimento pode minar a confiança e a motivação dos colaboradores. Pode ser muito ruim estar em um lugar onde seu trabalho não é reconhecido nem valorizado.

Portanto, crie programas de premiação com um sistema de alcance de metas. Isso também os estimula a conseguir melhores resultados, elevando a produtividade da empresa. Além disso, incentive os gestores a parabenizarem o trabalho e as conquistas de cada membro de sua equipe.

O fato é que o absenteísmo raramente não está ligado à insatisfação dos colaboradores. Por isso, é fundamental que a empresa saiba identificar as causas e saná-las o quanto antes, inibindo que o problema deixe de ser isolado e passe a ser sistêmico.

Gostou de saber como evitar o absenteísmo? Quer receber outros posts sobre carreira e gestão de pessoas? Então, assine a newsletter da Cesta Nobre e não perca nenhuma novidade!

Veja também

Leave a Comment