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Ainda vale a pena investir no marketing offline?

Ainda vale a pena investir no marketing offline?

Chamamos de marketing offline todas as estratégias que divulgam uma marca, seus produtos e serviços, por meio de canais e estratégias tradicionais.

As organizações fazem promoções, divulgam suas soluções e investem em práticas que destacam o negócio no meio publicitário.

Com a chegada do marketing digital, muitas organizações acharam que as estratégias de marketing offline perderam a importância, mas isso não é verdade.

Neste artigo, vamos explicar o que é marketing offline, as diferenças entre ele e o marketing digital e quais são seus benefícios. 

O que é marketing offline

Chamamos de marketing offline as estratégias tradicionais que utilizam diferentes meios de divulgação fora da internet, como:

  • Outdoors;
  • Rádio;
  • TV;
  • Panfletos.

Mesmo diante da importância da internet em nosso dia a dia, as organizações podem utilizar as estratégias offline, visto que elas continuam sendo muito efetivas.

Elas também podem investir em outras práticas, como impressão catálogos, mas tudo depende de uma criação personalizada, com slogan e design favoráveis.

Isso quer dizer que as estratégias de marketing offline precisam ser criativas e expressivas, para que assim estabeleçam uma conexão com o público e sejam efetivas.

Diferenças entre marketing online e marketing offline

Existem vários aspectos que diferenciam o marketing digital do marketing tradicional, e uma das que mais se destaca é a segmentação de público.

Uma propaganda na TV, por exemplo, será vista por todas as pessoas que estiverem assistindo ao canal, no momento em que ela for transmitida.

Por outro lado, no marketing digital, os anúncios e propagandas são direcionados a um público específico, com base em suas características e nos interesses do negócio.

Se você anunciar no rádio uma sala aluguel por hora, vai alcançar o número de ouvintes que estão sintonizados na estação.

Entretanto, ao fazer um anúncio pelos meios digitais, vai alcançar um público determinado pelas características que você selecionou.

O tipo de linguagem também varia, por exemplo, o texto de um anúncio de jornal é diferente daquele que utilizamos em uma publicação na internet.

No ambiente digital, a linguagem precisa ser mais leve e objetiva, muitas vezes contando com um tom de humor.

Todavia, dentre todas as diferenças que englobam o marketing online e offline o mais evidente é a mensuração de resultados.

No caso de uma propaganda na TV, é possível calcular a audiência que ela terá em determinado horário. 

Na internet, algumas ferramentas ajudam a identificar a quantidade de curtidas, visualizações e compartilhamentos de uma ação.

Nós sabemos que o marketing digital está em alta, mas as estratégias offline continuam sendo muito vantajosas.

Vantagens do marketing offline

Algumas estratégias do marketing offline, como a utilização de letra caixa iluminada na fachada, ajudam a destacar o seu negócio. 

Portanto, de modo geral, esse tipo de marketing também traz outras vantagens, como:

Amplo contato com o público

Seu negócio vai participar de vários tipos de eventos, como feiras, e elas são ótimas para aumentar o contato com o público pessoalmente.

Os consumidores têm a chance de conhecer seus produtos e serviços de perto, algo fundamental para efetuar mais vendas. 

Além disso, o contato pessoal também aumenta a conexão entre você e seus clientes.

Aumenta a credibilidade da empresa

Qualquer pessoa pode anunciar na internet, mas nem todo mundo conquista um espaço nos canais tradicionais, como rádio e TV.

Se uma loja de móveis para escritório veicular suas propagandas nesses canais, ela mostra ser de confiança e totalmente capaz de atender às demandas dos consumidores.

Alcance amplo da marca

O brasileiro tem o hábito de assistir TV e ouvir rádio, além disso, o público mais velho consome informação por meio dos canais tradicionais. E não devemos nos esquecer de que ainda existem muitas pessoas que não têm acesso à internet.

Por conta disso, ao investir na mídia tradicional, seu negócio é capaz de impactar esse público e chegar a um número maior de pessoas.

Conclusão

Resumindo, as estratégias online são muito importantes para as organizações, mas elas não diminuíram a necessidade de continuar investindo no marketing offline.

Como vimos ao longo do texto, ainda existem razões para continuar trabalhando com campanhas veiculadas nos canais tradicionais.

A reunião entre essas duas vertentes é algo muito positivo e que pode trazer resultados surpreendentes para o seu negócio. 

Portanto, inclua o marketing offline em seu planejamento e veja o seu negócio crescer.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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