Como criar um ambiente engajador na sua empresa aos moldes da google

Engajar-colaboradores

 

O atual cenário do mercado de trabalho vem sendo marcado por formas inovadoras de gestão de pessoas. Cada vez mais as empresas estão descobrindo que a nova “leva” de profissionais está preocupada não só com bons salários ou benefícios financeiros, mas também buscam um ambiente divertido para trabalhar.

 

Se antes a tendência era almejar um escritório particular dentro da empresa, hoje esse conceito caiu de linha e o desejo do colaborador está em alcançar autonomia através de um ambiente menos hierárquico e mais flexível com suas necessidades.

 

Neste artigo vamos contar sobre empresas que adotaram esse novo formato de gestão chamada de cultura colorida, inspirado na rotina de grandes corporações da Geração Y.

 

Boa leitura.

 

Cultura Colorida: Empresas nos moldes da Google

 

Em 2010, a Google foi a primeira colocada no ranking das Melhores Empresas para Trabalhar em TI e Telecom por mesclar diversão e trabalho em um ambiente descontraído, fugindo dos escritórios padrões.

 

Esse formato fora dos padrões serviu de inspiração para que várias outras empresas de menor porte adotasse a chamada cultura colorida, com o objetivo de impactar as pessoas em diversas áreas de sua vida para motivá-las e promover a felicidade no trabalho.

 

Com ambientes multiúso, espaçosos e descontraídos, os moldes dessa cultura colorida levam em consideração um espaço motivacional, de layout aberto, estimulando a integração entre os colaboradores e quebrando barreiras hierárquicas.

 

Um ótimo case para citar aqui é do grupo brasileiro de digitalização de arquivos, a Acesso Digital. Em 2012 eles integraram o Top 13 das Melhores Empresas para se Trabalhar na América Latina.

 

A rotina de trabalho mesclava compromissos profissionais com lazer, através de 17 programas dirigidos aos seus 102 funcionários. Benefícios como manicure, corridas de kart, orientação nutricional e física, sala de lazer com videogame e cinemateca, além de cursos de inglês e intercâmbio são um exemplo.

 

Mas por que investir nesse formato?

 

Essa liberdade estimula o sentimento de pertencimento do colaborador com a  empresa, aumenta a qualidade da entrega ao trabalho e de quebra leva o colaborador a desenvolver soluções e produtos inovadores para o mercado.

 

A revista estrangeira Inc. lançou um artigo com depoimentos de funcionários da Google relatando como era a experiência de trabalhar na melhor empresa do mundo.

 

Mas essa realidade da Google, por exemplo, não precisa estar tão distante da realidade da sua empresa. Algumas simples mudanças nos hábitos podem transformar o ambiente corporativo e estimular ainda mais seus colaboradores.

 

Baseado nos depoimentos dos funcionários da Google, selecionamos 6 boas práticas de gestão de pessoas que você pode adotar no local onde trabalha. Confira no infográfico:

 

ambiente-engajador

 

 

Empresa Colorida x Funcionários Engajados

 

O problema de crescer com uma empresa e desenvolver uma cultura colorida é que nem sempre os formatos que funcionam para alguns vão funcionar para você.

 

Os resultados alcançados no case da Acesso Digital citado acima só são possíveis porque a empresa tem um plano de negócio bem estruturado, com um produto que tem ganho de escala e resultados controlados por meio de metas.

 

Outro ponto para ser levado em conta é avaliar se os espaços de fato serão usados ou os investimentos serão apenas de fachada. Uma vez que se as metas forem muito severas o colaborador não terá tempo de aproveitar os benefícios ofertados pela empresa.

 

O fato é que o seu negócio não precisa copiar os outros para ser um ambiente bom de se trabalhar.

 

Aqui, o X da questão é considerar a forma que você impacta a vida das pessoas com o seu negócio e não especificamente se preocupar com o formato que você vai usar para chegar nesses objetivos. O que quero dizer com isso é que uma empresa não precisa ser igual a outra para ter colaboradores engajados e felizes.

 

No universo corporativo, cada pessoa que compõe a equipe é fundamental. Por isso, antes de pensar no espaço físico, se preocupe em encontrar pessoas que tenham a capacidade de trabalhar em um ambiente mais desafiador e estejam com vontade de crescer junto com a corporação.

 

A cultura colorida é apenas uma opção para gerar grandes negócios. Mas o que vai alavancar sua empresa e fazer com que ela seja um bom lugar para trabalhar são colaboradores coloridos!

 

Lembre-se: o desafio de engajar é a arte de fazer o que gosta independente do espaço onde está.

 

 

Este artigo foi escrito pela equipe do endomarketing.tv. Neste blog falamos principalmente sobre comunicação interna, gestão de pessoas, liderança e TV Corporativa como ferramenta para auxiliar com todos esses tópicos. O endomarketing.tv é uma iniciativa da Progic, empresa que possui uma solução completa de TV Corporativa para melhorar a comunicação com os colaboradores em sua empresa. Acesse nosso site e conheça a TV Corporativa Progic!

 

 

Veja também

One Thought to “Como criar um ambiente engajador na sua empresa aos moldes da google”

  1. […] transmitir uma notícia falsa em um ambiente corporativo, você está influenciando pessoas, trazendo à elas uma informação, e como você é, […]

Leave a Comment