Skip to main content
analise fundamentalista

Análise fundamentalista: a estratégia ideal para os pequenos

Se você já pensou em investir em ações mas desistiu porque não tinha tempo para acompanhar o mercado então você deve conhecer a analise fundamentalista de ações. Com esta estratégia de investimento, você seleciona boas empresas e investe ao longo do tempo sem precisar acompanhar o sobe e desce frenético das cotações.

Para conhecer melhor este tipo de investimento é importante saber qual a filosofia por trás da análise fundamentalista. Assim você vai entender melhor porque este é o tipo de investimento ideal para o investidor pessoa física.

 

Filosofia fundamentalista

 

Na análise fundamentalista, a ideia principal é que as cotações no longo prazo seguem os fundamentos das empresas. Entende-se por fundamentos seus resultados reais, seus lucros, seu endividamento e fluxo de caixa.

Se no longo prazo uma empresa vem mostrando resultados de lucro e caixa consistentes e uma dívida equilibrada então as cotações vão acompanhar este resultado no longo prazo. Com isso, ao acumular ações dessas empresas o investidor tende a ter uma grande rentabilidade ao longo do tempo.

 

Análise fundamentalista: resultados comprovados

 

Alguns investidores famosos e bem-sucedidos investem de acordo com a análise fundamentalista. Isso mostra que essa estratégia, se aplicada da maneira correta, pode render bons frutos no futuro.

Um desses investidores famosos, e talvez o mais famoso deles, é Warren Buffet. Ele já esteve várias vezes entre os mais ricos do mundo. Sua estratégia é comprar ações de boas empresas e ficar com elas por tempo indeterminado.

Aqui no Brasil também temos fundamentalistas famosos. Um deles é Luis Barsi Filho, ele tem uma das maiores fortunas do Brasil em ações e começou a construir isso do zero.

Outro brasileiro famoso por seguir essa estratégia é Lirio Parisoto. Ele passou a adolescência na área rural do Rio Grande do Sul, se tornou empresário e investidor, construindo também grande patrimônio em ações.

 

Como investir com base nos fundamentos?

 

Para investir seguindo os fundamentos das empresas você precisa saber analisar balanços. Para isso, você deve ler livros de analise fundamentalista e procurar aplicar os conhecimentos no mundo real.

Sendo assim, você precisa acessar as demonstrações financeiras das empresas e procurar interpretá-las. Como disso o próprio Buffet, é necessário ler um zilhão de demonstrações financeiras.

Mas não se assuste, para o pequeno investidor não é necessário tanto. Separar as empresas boas das ruins e montar uma carteira de ações diversificada já vai fazer você ter ótimos resultados.

Separe o Joio do Trigo

Primeiro você deve separar as empresas boas das ruins. Isso não é muito difícil pois empresas com prejuízos e com alto endividamento já podem ser descartadas logo no começo.

Depois disso, seleciona de 10 a 20 empresas de setores diferentes. Isso é importante para deixar seus investimentos diversificados fazendo assim um excelente controle de risco.

 

Compre com certa frequência

 

Depois que você já tiver definido as empresas que você quer investir é hora de começar a comprar. Mas não compre tudo no mesmo período de tempo.

O ideal é você ir comprando por exemplo 1 vez por mês ou uma vez a cada 2 meses. Isso vai fazer com que você tenha os juros compostos ao seu favor.

Ao longo do tempo isso vai se transformando em uma bola de neve que vai fazer o seu patrimônio aumentar cada vez mais. Além disso, esse patrimônio vai gerando dividendos que de preferência devem ser reaplicados nas ações.

 

Finalizando

 

Para finalizar, você deve estar se perguntando quando é que vai vender as ações. Bem a ideia é NUNCA.

Esse patrimônio deve ficar tão sólido e consistente que vai proporcionar para você uma renda através dos dividendos e juros que as empresas pagarão para você. Isso vai ser uma boa fonte de renda no futuro.

Mas claro, se você quiser vender uma pequena parte para fazer uma viagem ou algo assim não tem problema nenhum.

Autor: 

Rafael Estima

Postagens relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *