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Saiba como a análise preditiva pode aumentar os lucros do seu negócio

Adivinhar o futuro é algo que todos gostaríamos de conseguir, seja na nossa vida privada ou na nossa vida profissional, verdade?

Se pudéssemos saber com antecedência que uma grande crise econômica iria afetar a nossa empresa, seriamos capazes de criar um plano eficaz para minimizar os impactos desta crise e estaríamos sempre um passo à frente da nossa concorrência.

 

A questão é que a análise preditiva não promete adivinhar o futuro (ainda não conseguimos chegar tão longe), mas é capaz de ajudar a criar estratégias que antecipem tendências. Neste artigo, abordamos a importância da análise preditiva para o sucesso da sua empresa!

 

O que é a análise preditiva?

 

A análise preditiva tem como objetivo prever o futuro através da análise de dados que avalia um cenário específico, para que seja possível antecipar tendências importantes para a definição de estratégias futuras. A análise preditiva analisa o que aconteceu no passado para encontrar padrões que permitam antecipar situações num futuro próximo.

O uso de ferramentas de Analytics e Big Data é essencial para este tipo de análise. Esta análise prevê realidades e avalia probabilidades de mercado, ajudando as organizações a definir estratégias que ajudam a alcançar os resultados esperados.

 

Em resumo:

 

análise preditiva
Créditos da imagem: Site Solides

 

Como é que a análise preditiva pode ajudar as empresas?

 

Na área de marketing, a análise preditiva pode ajudar as empresas a definir um perfil de cliente, identificando as suas especificidades e necessidades. Assim, é possível ter informação muito importante sobre os consumidores, para que se ofereça o melhor produto possível.

 

Também é possível analisar o comportamento dos utilizadores do website (quanto tempo esteve lá, o que pesquisou, se deixou uma compra a meio, entre outras coisas). Deste modo, é possível desenvolver estratégias de comunicação assertivas que vão ao encontro do perfil do público-alvo da empresa.

 

  •  Empresa

 

A nível da área do retalho, a análise preditiva permite prever a procura por um determinado produto ou serviço, planeando campanhas e eventos para atrair a atenção do target. Esta análise também ajuda as empresas deste setor a definir quais produtos devem ter em stock e quais devem trabalhar para criar fidelidade junto dos clientes.

 

  • Indústria

 

Na indústria, um modelo de previsão como esta análise é bastante útil. É possível prever falhas em equipamentos, antecipar necessidades de manutenção, aumentar a segurança dos colaboradores e aumentar a produtividade.

 

Como é que a inteligência analítica ajuda o meu negócio?

 

Ter conhecimento é sinônimo de ter poder e os gestores estão a ganhar uma maior consciência sobre isto. A partir do momento em que uma empresa tem os dados dos seus clientes organizados e prontos para serem consultados, torna-se muito mais fácil agir em conformidade com os desejos e necessidades dos clientes e potenciais clientes.

 

Assim, a inteligência analítica está estritamente relacionada com a análise preditiva e pode ser muito útil para os negócios nos seguintes pontos:

 

  • Identificação da procura por parte dos clientes:

 

Por exemplo, um aumento da procura por um produto num determinado período de tempo. É possível lançar uma campanha de marketing no imediato e garantir que existe produto suficiente em stock para dar resposta a todos os clientes;

 

  • Melhorar serviço prestado ao cliente:

 

É possível obter o índice de satisfação do cliente relativamente a alguma área do negócio, de modo a desenvolver estratégias que resolvam eventuais problemas;

 

  • Conhecer as necessidades dos clientes:

 

Através dos diversos canais de comunicação com a empresa, é possível saber que atividades estão a ser desenvolvidas para comunicar e perceber quais meios de comunicação trazem um maior retorno para a empresa;

 

  • Conhecimento sobre a concorrência e o mercado:

 

A inteligência analítica prevê também a análise de informações externas à empresa, nomeadamente sobre a concorrência. É muito importante ter dados atualizados e confiáveis sobre este setor, pois assim conseguimos prever as ações dos nossos concorrentes e agir de imediato para estarmos sempre um passo à frente.

 

Conclusão:

 

A análise preditiva utiliza técnicas de interpretação de dados que seriam imperceptíveis por parte das pessoas. Esta análise vai identificar o problema e ajudar a encontrar formas de o resolver. De seguida, os dados recolhidos são reunidos e analisados.

 

Com o uso da análise preditiva, os dados são refinados e os seus insights aplicados na organização. Prevê-se que o mercado do Big Data gerará 114 biliões de dólares em 2018.

Autor(a):

Andreia Sofia,

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