AS MELHORES DICAS PARA A SUA EMPRESA!

Aplicativos para médicos: 10 opções para otimizar tempo e informações

Aplicativos para médicos: 10 opções para otimizar tempo e informações

 

A utilização de aplicativos para médicos se tornou uma alternativa viável para acelerar processos, organizar procedimentos e mostrar como a tecnologia na medicina tem sido um recurso importante para a informatização do segmento. Ao se aprimorar as opções tecnológicas da área, os médicos podem acessar exames, laudos, agendas, atendimento, controle de equipe e até mesmo a gestão financeira de modo simples e rápido.

Boa parte deste avanço também está presente em diversos aplicativos, que surgem com a intenção de facilitar o dia a dia destes profissionais.

Por isso, trouxemos uma lista de 10 apps que não podem faltar no celular de um médico. Confira conosco e boa leitura!

 

Aplicativos gerais com funções ideais para médicos

Tanto na vida pessoal como na profissional, a tecnologia é uma aliada que pode otimizar tempos e processos. Quando pensamos, por exemplo, na comunicação via mensagem sem o Whatsapp ou o Telegram, parece algo meio impossível, não é? Contudo, até mesmo os apps diários podem ter funções que, utilizadas por médicos, facilitem o trabalho.

O próprio Whatsapp, quando utilizado em sua versão Business, pode favorecer o contato com o paciente, a marcação de consultas ou mesmo informações específicas de modo mais direto. Porém, há alguns menos conhecidos que vão além. Confira 3 deles.

Evernote

Disponível para Android e IOS, o Evernote não é um dos aplicativos pensados para médicos mas podem atender as necessidades cotidianas dos profissionais de saúde. Isso porque ele permite organizar notas, apresentações, imagens, fluxogramas e disponibilizar o conteúdo de forma offline. Além disso, existe também uma versão para desktop, que pode ser utilizada em qualquer computador.

Figure 1

Com o objetivo de trocar informações, no meio médico o Figure 1 pode funcionar similar ao Instagram. Mas seu diferencial é que você pode escolher sobre assuntos do seu interesse. Ou seja, é possível utilizá-lo para saber mais sobre casos clínicos, uma vez que o app apresenta fotos e exames com responsabilidade e privacidade. A própria plataforma realiza uma seleção de casos, sem expor dados do paciente mas permitindo compreender situações atípicas na medicina.

Calculate by QXMD

Este app surgiu como uma grande central de compartilhamento de conteúdos científicos. Porém, acabou por se especializar na área médica e hoje conta com informações sobre nefrologia, neurologia, cirurgia geral, cardiologia, dentre outros.

Por isso, se tornou um dos aplicativos para médicos mais completos. Contudo, está disponível apenas em inglês, tanto para Android, quanto IOS e Windows.

+7 aplicativos para médicos que não pode faltar no seu celular

Se os apps acima foram feitos com outra finalidade mas podem ser utilizados na área médica, já pensou em aplicativos para médicos feitos de forma dedicada? Pois confira então a lista abaixo e escolha os seus favoritos.

Whitebook clinical decision: o maior app para médicos do Brasil

Atualmente, o White Clinical Decision conta com mais de 100 mil usuários cadastrados em todo o país. Ou seja, é uma excelente forma de consultar a tecnologia na medicina de modo completo, tanto para suporte clínico quanto terapêutico. Além disso, ele funciona de modo offline e permite download, tanto nos celulares com Android quanto nos aparelhos com IOS. O app está presente em mais de 800 cidades brasileiras e é o aplicativo para médicos com o maior número de downloads para celulares.

Genéricos BR: tudo sobre medicamentos

Imagine um guia online que informe sobre os medicamentos genéricos, efeitos, precauções e posologia. Além disso, que permitisse conhecer todas as substâncias de composição dos medicamentos. Pois esse é o app Genéricos BR.

Dentre todos os aplicativos para médicos, ele se destaca por também poder ser usado por pacientes. Por exemplo, quando precisam buscar outra marca de uma determinada medicação ou perdeu a bula de um medicamento.

O app também informa se o medicamento é tarja preta e lista mais de 130 genéricos conhecidos em todo o país.

Porém é importante lembrar que a iniciativa do app é para auxiliar nas informações e não substituir a orientação médica. O aplicativo é gratuito e roda em aparelhos com Android e IOS.

 

Medscape: Um grande catálogo online

Com mais de 5 milhões de usuários ao redor do mundo, o Medscape é um aplicativo para médicos se manterem informados sobre todas as doenças conhecidas, diagnósticos, tratamentos, exames, dentre outros.

Ele também conta com uma seção de informações atualizadas do mundo da medicina. Como por exemplo, vacinas, estudos e demais notas da área da saúde.

O app é reconhecido pelo órgão americano FDA (Food and Drugs Administration) como essencial para o controle de medicamentos e alimentos.

Dr. Cuco: um aplicativo para médicos que buscam interação com o paciente

O Dr. Cuco é um aplicativo para médicos que apostam na experiência de tratamentos mais humanizados com seus pacientes. Isso porque ele desenvolveu um sistema de lembrete de medicamentos que utiliza de inteligência artificial para interagir com o paciente. Através do conceito de gamificação, o médico pode prescrever um tratamento e o aplicativo o converte em lembretes úteis que estimulem o paciente a segui-lo de forma correta.

Disponível para Android e IOS, o Dr. Cuco pode ser utilizado também no PC.

World Health Organization (Who): Informação oficial

A Organização Mundial da Saúde (em português, OMS) é a principal responsável em âmbito universal das informações relacionadas à área. Através dela, é possível saber sobre procedimentos de caráter universal, recomendações e protocolos pontuais sobre pandemia, dentre outros assuntos.

O app é intuitivo e de fácil pesquisa, e está disponível (apenas em inglês) nas plataformas IOS e Android.

CliniCalc: Quando aplicativos para médicos auxiliam em cálculos

Todo mundo da área da medicina sabe que dosagens exatas são essenciais para o sucesso da posologia ou dos medicamentos. Além disso, há controles como o déficit hídrico, variação no sódio, manejo de infusão que precisam de cálculos precisos. Pois o app CliniCalc possui uma variedade de utilidades com essa intenção. 

Além disso, você pode acessar a escala de coma de Glasgow clássica ou pediátrica, assim como o cálculo de área corporal.

Touch Surgery: passo a passo de diversas cirurgias

Esse app se destaca entre os aplicativos para médicos pela sua qualidade gráfica. Isso porque mostra com tutoriais e infográficos o passo a passo de diversas cirurgias, como por exemplo, colecistectomia, implante de próteses mamárias, apendicectomia, dentre outras.

Ele pode ser utilizado tanto para médicos residentes em cirurgia, acadêmicos ou mesmo profissionais que desejam reforçar procedimentos usuais.

O app é gratuito e está disponível para todas as plataformas.

Agora que você já conhece os principais aplicativos para médicos e quais são os seus benefícios para otimizar a rotina, basta escolher o seu favorito e baixar. As ferramentas tecnológicas contribuem muito para o nosso dia a dia e, estão aí, disponíveis para que a gente use como forma de facilitar e organizar tarefas cotidianas. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *