As apresentações para empresas e seus impactos de negócio

apresentação para empresas e seu impacto de negócio

Diante de um cenário cada vez mais competitivo, ter diferenciais de mercado pode ser a chave para o sucesso de um profissional ou até mesmo uma empresa. É por isso que fazer uma apresentação bem elaborada de um negócio, tornou-se algo muito importante. Essa prática ajuda a conquistar clientes, parceiros e ampliar horizontes.

apresentação para empresas e seu impacto de negócio

 

Estabelecer uma cultura organizacional, definir um posicionamento de empresa, produto e marca, atrair e encantar clientes, fechar parcerias de negócio e expandir a atuação de mercado são apenas alguns dos principais objetivos de uma empresa hoje. Na teoria, parecem coisas simples. Porém, na prática, a história é outra.

 

Diante disso, entra a importância de saber se apresentar, falar em público e se portar diante de tantas frentes tão relevantes para o sucesso de um negócio. Seja individualmente como um profissional ou como um representante de uma organização.

A apresentação de uma empresa

Uma apresentação pode ser apresentada de diferentes formas. Vídeos, slides, palestras, discursos e tantas outras maneiras. O que não pode ser deixado de lado é o conteúdo desta apresentação. É de extrema importância que ele seja relevante, que transmita uma mensagem e cumpra a sua função.

 

Uma apresentação empresarial pode ter vários objetivos. É importante defini-los e tê-los com clareza para que todo o planejamento e desenvolvimento do que será apresentado esteja alinhado. Assim você poderá cumprir as metas estabelecidas.

 

Fazer uma demonstração de produtos ou serviços, atrair clientes, fechar novas parcerias de negócio, engajar clientes internos e fazer uma proposta comercial,  são apenas alguns objetivos que podem ser alcançados com uma apresentação impactante.

Apresentação de produtos e serviços

Imagine-se no seguinte cenário, a sua empresa tem a chance de fazer uma apresentação de seus produtos e serviços para grandes players do mercado. Suponhamos que o seu produto seja um sistema de gestão empresarial – software ERP – com foco em soluções para um controle financeiro mais qualificado e eficiente em uma organização.

 

O seu público, embora sejam decisores e influenciadores desses grandes players possui um conhecimento superficial sobre o que é um ERP, de fato. Portanto, a apresentação do produto deve ser transparente e clara, deve explicar aspectos técnicos de maneira simples e objetiva. Dessa forma irá mostrar quais são os diferenciais de seu produto em relação aos concorrentes e quais são os seus reais benefícios para uma empresa.

 

Convencer decisores de outras empresas não é uma tarefa simples. As tomadas de decisão desses profissionais são muito embasadas em dados, estatísticas e números de modo geral. Eles também depositam muita confiança e credibilidade em cases reais de sucesso. Mostrar que seu produto ajudou no crescimento de outros negócios é fundamental para apresentá-lo e vendê-lo. É importante comprovar ações que um sistema de gestão empresarial permite, como:

  • Redução de custos e riscos;
  • otimização da produtividade;
  • redução de prazos de entregas;
  • aprimoramento da gestão;
  • segurança da informação.

Além de outras vantagens e benefícios de um ERP.

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Como fazer uma apresentação eficiente

Um dos fatores mais importantes de uma apresentação é a maneira em que a comunicação é feita. É por meio dela que o público vai compreender e adotar o seu ponto de vista, a sua opinião. É necessário entender e saber como pungir as pessoas nos aspectos emocionais e racionais.

 

Ser coerente e ter coesão, adotar a linguagem corporal correta e estabelecer uma narrativa que seja interessante ou fazer o uso de técnicas de storytelling fundamentam uma performance convincente, pode atingir os seus objetivos de encantar seu público e convencê-los que você tem a solução para os problemas deles.

 

A linguagem adotada também é crucial para que uma apresentação ou proposta comercial, por exemplo, seja bem sucedida. Entender como o seu público se comporta e como estabelecer um diálogo com ele permite criar uma sintonia e empatia entre emissor e receptor de uma mensagem.

 

Certamente é necessário criar uma estrutura para que suas ideias sejam e estejam solidificadas. É essa mesma estrutura que vai fortalecer os seus pensamentos e organizar a transmissão das suas ideias focadas em um objetivo.

A importância das apresentações para o sucesso de um negócio

Apresentar um novo negócio, uma ideia, um novo produto, uma estratégia não é novidade para o meio empresarial. A questão é que, nem sempre, as apresentações são feitas da maneira correta. Em muitos casos, consumidores, clientes e parceiros perdem o interesse em uma empresa. Isso porque suas apresentações não são interessantes o suficiente ou não os compreendem como deveriam ser compreendidos.

 

Por isso, adote um bom conteúdo, com o suporte de recursos visuais de qualidade. Use imagens, vídeos e elementos de design aliados a uma boa performance de apresentação. Também associe um tom de voz, linguagem corporal e uma postura correta. Dessa forma já se pavimenta o caminho para que uma empresa ou negócio seja bem sucedido em seus objetivos.

 

Basta ver como grandes companhias fazem isso, como a Apple a o lançamento de iPhones, a Sony e o lançamento de Playstations, a Fiat e seus novos modelos de carros, entre outros.

 

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Autor
Marcelo Leite | Inbound Marketing – Smartalk

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