Qualidade no atendimento ao público: entenda a importância e como garantir

atendimento ao público

O consumidor mudou. Hoje em dia ele já não quer mais apenas um bom produto, ele quer uma boa experiência e um relacionamento com a marca. Essas demandas estão intimamente ligadas a qualidade no atendimento ao público.

O consumidor demanda um bom atendimento e as marcas que tem pretensão de conquistar tais consumidores, e inclusive até fidelizá-los, devem se destacar nessa área.

Garantir uma alta qualidade no atendimento ao público é essencial para que o cliente veja que a empresa se importa com suas solicitações e opiniões e está disposta a fazer seu máximo para agradá-lo.

E, afinal, quem não gosta de ser agradado, não é mesmo?

Um empresa que tem seu foco na qualidade do atendimento e na satisfação do cliente deve colocar o cliente como foco da operação, entendendo suas expectativas e trabalhando para cumpri-las.

Você sabia que 80% das empresas acreditam oferecer um serviço superior mas só 8% dos consumidores concordam com essa afirmação?

Pois é, se você quer conquistar mais e mais consumidores e ficar na frente da concorrente na corrida pelo mercado, é hora de focar em qualidade no atendimento ao cliente.

 

Como garantir a qualidade no atendimento ao público

 

Agora que você já entendeu a importância da qualidade no atendimento ao público, vamos te dar 5 dicas para garantir isso. Veja só:

 

Sempre resolva a questão ou o problema relatado pelo cliente

 

Esse é o ponto principal que influenciará a satisfação do seu cliente. Se ele chega com um problema, tal problema deve ser resolvido. Assim como se ele chegar com uma dúvida, ela deve ser respondida.

Não importa o tamanho do problema, se algo aconteceu e desagradou seu consumidor, a empresa precisa contornar essa situação.

Às vezes, a culpa do ocorrido nem é da empresa, por muitas vezes um produto não chega por conta de uma greve nos Correios, por exemplos. No entanto, ainda assim, para garantir um atendimento de excelência, a empresa deve dar um jeito e resolver o problema relatado.

 

Trabalhe com agilidade

 

Outro ponto importante é a rapidez com que esses problemas são resolvidos. Com a popularização da internet, tudo passou a ser praticamente instantâneo, dessa forma, demorar para responder o cliente não é uma opção.

Mesmo que a mensagem do consumidor tenha sido enviada em um dia que a empresa não realize atendimentos, como um domingo, por exemplo, é sempre interesse que uma mensagem automática seja enviada para que ele saiba que em breve será respondido.

Lembre-se: quanto antes a marca resolver o problema do cliente, melhor.

 

Seja sempre cortês

 

Quando falamos em atendimento, falamos também de cortesia, empatia e educação.

Quando você entra em uma loja física, espera ser bem atendimento, você espera ser tratado com educação, cortesia etc, certo?

Então por que em um atendimento via redes sociais ou chat, isso deveria ser diferente? Independente do canal de comunicação que o consumidor estiver utilizando, tratá-lo bem é essencial.

 

Não se acomode

 

Procure sempre por formas de surpreender seu cliente, fazer mais, fazer diferente, se superar e superar também a sua concorrência.

Se o produto enviado foi com algum defeito, o cliente já espera que a empresa troque este produto. Então, para surpreendê-lo, você precisa fazer mais.

Que tal enviar um brinde junto com o novo produto? Se o consumidor comprou uma mochila, por exemplo, ele pode ganhar uma necessaire. Se comprou um vestido, por ganhar um lenço. Se comprou um perfume, pode ganhar um creme para as mãos. E assim por diante.

Procure sempre um fator surpresa, que faça seu cliente dizer “uau”.

 

Se necessário, contrate um software de suporte ao cliente.

 

Caso sua demanda por suporte fique muita alta, pode ser uma boa ideia contratar um software de suporte ao cliente.

Esse tipo de ferramenta gerencia os chamados e ajuda no controle da qualidade do atendimento prestado.

Além disso, desafoga o trabalho dos seus atendentes, que provavelmente estarão sobrecarregados graças à alta demanda por suporte.

Um bom software de suporte ao cliente inclusive divide os chamados por níveis de prioridade, assim, a equipe responsável pode otimizar ainda mais os atendimentos.

Gostou das nossas dicas para melhorar a qualidade no atendimento ao público da sua empresa? Qualquer dúvida ou sugestão você pode colocar nos comentários,

Até a próxima!

Autor(a):

Amanda,

da Desk Manager

 

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