5 dicas de atendimento para pequenas e médias empresas

5 dicas de atendimento para pequenas e médias empresas

Se você tem ou quer ter uma pequena ou média empresa, esse artigo é para você!

Muita gente quer ter seu próprio negócio, não é mesmo? Mas poucos se preparam de verdade para esse momento, afinal, são muitos detalhes para planejar: como é o mercado? Como os concorrentes se posicionam? Qual o cliente ideal?

Com tanto para se preocupar e sem muita verba para investir, é comum que as empresas deixem de lado o atendimento ao cliente. Isso, porém é um erro grave!

 

Para ter sucesso, um negócio precisa focar no cliente. Nesse cenário, o atendimento não deve ser ignorado! E nada melhor do que já ter um mindset voltado ao consumidor desde o início da empresa, não é mesmo? Ainda mais porque a base de clientes ainda não é tão grande, permitindo testar estratégias e ver o que funciona melhor com seu público.

 

Agora, vamos te dar 5 dicas poderosas de atendimento para você que quer escalar o seu negócio. Confira!

Fique próximo aos seus clientes

A chave aqui é manter relações duradouras e fortalecidas com seus clientes, exatamente como acontece em nossa vida pessoal.

 

Busque entender, verdadeiramente, as necessidades dos seus clientes e peça feedback constantemente. Os consumidores são o melhor termômetro do seu negócio. Então, é ouvindo o que eles têm a dizer que você consegue caminhar com mais segurança para escalar a sua empresa.

 

Uma das formas de garantir clientes fidelizados é entregar aquilo que você promete dentro do prazo estabelecido. Quando isso não é possível, mostre ao consumidor que você se importa com ele e está buscando a melhor forma de resolver o problema. Isso faz com que ele fique mais próximo da sua marca e sinta-se acolhido pela empresa.

 

Tenha boa vontade em cada atendimento

Sabe qual é um dos segredos mais importantes para criar vínculos fortes com seu cliente? Mostrar-se disponível e com boa vontade. Não é tão difícil assim, né?

 

É preciso ter em mente que todo cliente importa, afinal, um consumidor pode te recomendar ou não para os conhecidos de acordo com a experiência que ele tem com a sua marca.

 

Assim, é importante construir a credibilidade da sua marca e conquistar a confiança do seu público, principalmente se você tem uma pequena ou média empresa. Lembre-se: seus clientes são os principais promotores da sua marca e nessa hora em que você busca escalar o seu negócio, é preciso contar com eles mais do que nunca.

 

Adote sistemas especializados

Adotar um sistema de atendimento e um software de gestão empresarial eficientes contribuem para desenvolver relacionamentos duradouros com seus clientes.

 

Por que?

Bom, com eles, você terá a organização necessária para entender quais os principais problemas dos seus clientes, podendo oferecer as melhores soluções a eles. Além disso, eles são ferramentas importantes para aumentar a produtividade da sua equipe.

 

A demora nos processos é um dos maiores vilões do atendimento ao cliente. Para acabar com ela, os fluxos devem ter o mínimo de etapas possível. Isso torna a comunicação mais fluida entre os departamentos. E é exatamente essa a proposta desses sistemas, simplificar processos.

 

Aliando controle de atendimento com gestão de negócio, sua empresa está preparada para escalar!

Estimule sua equipe

Um dos pontos mais importantes para garantir eficiência no atendimento é construir uma cultura organizacional focada no cliente. Para isso, é preciso que sua empresa tenha um propósito e que sua equipe compartilhe dos mesmos valores.

 

Dessa forma, é necessário pedir o comprometimento de todos e estimular seus colaboradores a ajudarem uns aos outros. Além de tornar o trabalho deles mais produtivo, isso faz com que os laços dentro da empresa se fortaleçam e o ambiente de trabalho seja mais agradável.

Com isso, o time fica mais motivado, o que se reflete positivamente na qualidade do atendimento prestado ao seu cliente. O resultado? Consumidores e colaboradores satisfeitos!

 

Dedique-se a seus clientes

Nunca deixe seus clientes esperando ou ignore suas necessidades. Certamente o respeito deve vir em primeiro lugar, sobretudo quando estamos falando de atendimento ao cliente.

Por isso, garantir uma resposta rápida e que de fato resolva o problema do cliente é essencial para mantê-lo fiel à sua marca.

 

Como você já sabe, clientes fiéis são os grandes promotores do seu negócio e podem garantir um crescimento acelerado para sua empresa.

 

Por isso faça seus clientes se sentirem especiais.

E aí, gostou das nossas dicas de atendimento ao cliente? Depois, nos conte como elas te ajudaram no dia-a-dia do seu negócio. Até a próxima!

 

Autor

Talita Lilla- Octadesk

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