Aumente suas vendas com uma boa estratégia de branding

Aumentar vendas estratégia de branding

O branding é a estratégia que busca fortalecer a identidade da sua marca no mercado. O processo é importante dentros das empresas e envolve as diversas maneiras de definir o potencial de crescimento da sua marca.

 

Já se questionou a respeito da atitude das pessoas de pagar mais por diversos produtos ou serviços, mesmo que saibam da existência de concorrentes igualmente qualificados? 

 

Para ver com clareza sobre o que estou falando, pense nos produtos da Apple, ou os que trabalham e em outros segmentos, como a famosa Gillette, focada em aparelhos de barbear e higiene pessoal.

 

O conceito de branding tem tudo a ver com o valor que as pessoas dão a essas marcas, é sobre sobre isso que falaremos a seguir. Entenda o impacto dessa estratégia para as empresas:

 

Saiba o que é branding

A descrição da estratégia de branding pode ser o poder que a marca tem no mercado. Na verdade, não a descrição do branding em si, mas sim, uma consequência dela, por isso estão diretamente ligadas.

 

Diversas vezes acontece da identidade da sua marca ditar algum produto ou serviço do mesmo segmento, se tornando referência e assumindo o nome do produto em si.

 

Para exemplificar, você já ouviu falar da Gillette, não é mesmo? Por sua invocação, a marca foi líder do mercado por décadas. 

 

Essa consolidação e apresentação de liderança agrega valor à marca e faz com que as pessoas se sintam seguras em pagar mais por aquele produto, pois sua imagem forte transmite personalidade e garantia de qualidade. 

 

O branding é, além de identidade visual, também uma forma de fazer com que sua empresa seja lembrada sempre. A imagem é importante, claro, mas no caso do branding, o foco é ser uma referência no mercado, tendo sua marca associada à qualidade. 

 

Na prática, isso significa que criar a sua identidade visual não basta para construir uma marca forte. Embora seja essencial, você precisa pensar também da forma como seus produtos serão usados pelas pessoas. 

Entenda o impacto do branding

 

A interação das empresas com seus clientes deve acontecer de maneira clara! Seja o Mc Donald’s, Starbucks, Outback; enfim, esses estabelecimentos possuem uma coisa em comum: seus slogans e campanhas de marketing têm a intenção de transmitir as sensações que os clientes terão no ambiente.

 

Para isso, aliado ao branding está o brand equity! A sua definição é a forma como os consumidores se comportam em relação a uma marca, considerando os sentimentos citados acima e a maneira como enxergam os preços propostos.

 

Por esse motivo, quanto maior o brand equity, mais chances de comercializar um preço diferenciado com seus produtos. Pegando o exemplo citado anteriormente, a Apple é uma grande representando disso.

 

O brand equity da Apple tornou-a mais que um produto no mercado! Os usuários de smartphones da Apple têm em mente as vantagens do aparelho no que diz respeito à qualidade, durabilidade, experiência e, claro, superioridade em relação aos concorrentes.

 

Como aplicar o branding em empresas pequenas?

Para elaborar uma estratégia de branding no seu negócio, independente se o seu segmento é a aplicação de resina epóxi ou uma lavanderia industrial, alguns pontos precisam ser seguidos. Os 4 passos iniciais são:

Ter um nome

Atualmente essa decisão precisa levar em consideração o e-commerce (comércio eletrônico) e as formas de se destacar nele. É importante ser simples, atrativo e soltar a criatividade! 

Identidade visual

Após dar um nome, o design da sua identidade é indispensável. Isso está relacionado às cores, logotipo, fontes, gráficos e slogans. Tudo isso contribui para uma experiência satisfatória do usuário.

Personalização das embalagens

Não podemos falar de “marca” sem ter algo que evidencie isso e a diferencie das demais, não acha? O investimento em embalagens é indispensável para o desenvolvimento da sua marca.

Comunicação

A comunicação é a alma de todo negócio! Independente da sua empresa trabalhar com limpeza na estação de tratamento de água ou qualquer outra prestação de serviço, as marcas devem saber lidar com os meios de comunicação mais relevantes para o seu público-alvo.

Tenha sucesso na construção da sua estratégia

Como vimos ao longo deste conteúdo, o branding é uma das melhores formas de consolidar sua marca no mercada e torná-la uma referência no segmento.. O que achou das nossas informações? 

 

Muito mais que a elaboração de um nome ou publicações de textos para o blog da sua marca, o branding se refere a uma estratégia em conjunto que tem como objetivo criar a identidade da sua marca.

 

Pequenas empresas que desejam aderir à estratégia de branding devem começar com a criação de um bom nome, elaborar a identidade visual, personalizar as etiquetas e possuir uma boa comunicação com seu público-alvo.

 

Dessa forma, é possível acompanhar o ritmo dos consumidores e, com os devidos cuidados, consolidar sua marca no mercado e se tornar referência no segmento que atua.

 

Esse artigo foi escrito por André de Angelo, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

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