Skip to main content
automação

Automação de processos: como fazer na sua empresa?

As novas tecnologias e o avanço da economia mundial trouxeram um mundo de novas oportunidades. Nunca foi tão fácil encontrar uma informação. Nunca foi tão fácil se conectar com alguém. Nunca foi tão fácil abrir um negócio digital e faturar com ele. Contudo, dentro desse mesmo contexto de oportunidades, surgiram também alguns problemas que afetam pessoas e empresas diariamente.

 

Como nunca estivemos tão conectados, nunca recebemos tanta informação ao mesmo tempo, oriunda dos mais diversos meios. Parece que estamos sempre atolados de demandas e precisamos checar nossos smartphones a cada minuto para não perder nada. Gestores se perguntam diariamente: “Como a minha empresa pode ser mais produtiva?”; “Como otimizar o tempo gasto em tarefas diárias?”.

 

Diante de todo esse cenário, o uso da automatização tem sido cada vez mais frequente para que as empresas eliminem processos repetitivos e otimizem o tempo produtivo de seus profissionais.

 

Essa transformação de tarefas manuais em processos automáticos alcance as mais diversas áreas das empresas: desde o marketing até o gerenciamento de processos. Separamos cinco formas pelas quais as empresas vêm automatizando processos… vamos conhecê-las?

 

automação

Automação de Marketing

 

As plataformas de automação de marketing vêm ganhando cada vez mais espaço e relevância dentro do mundo do marketing digital. Esse tipo de plataforma permite que os usuários construam campanhas de diversos tipos, focadas em vários meios diferentes.

 

Essas plataformas foram construídas para possibilitar que até mesmo pequenos negócios possam se beneficiar de todo o poder do marketing digital. Com uma plataforma de automação de marketing, é possível que as empresas construam campanhas voltadas para as redes sociais, criem landing pages e campanhas e realizem ações de email marketing.

 

Veja um exemplo de automação realizada através da ferramenta mautic:

 

automação de marketing

Automação de Ferramentas

 

O processo de se tirar informações de determinado serviço e colocar em outro é repetitivo e tira dos profissionais minutos preciosos. Buscando eliminar essas tarefas manuais, algumas soluções têm oferecido integrações automáticas entre centenas de plataformas.

 

Por exemplo, ao receber um pagamento por um sistema, automaticamente uma nova linha com aquele consumidor é adicionada a uma planilha do Excel. Ou então, a cada nova resposta em um formulário, um novo email é enviado pelo Gmail.

 

Esse tipo de plataforma traz dois grandes benefícios para as empresas: a comunicação com os clientes e comunicação interna da empresa se torna muito mais rápida; não é necessário que os profissionais passem informações de uma plataforma para outra de forma manual. Tudo é feito automaticamente.

 

Automação de Gestão

 

Controlar diversos aspectos internos das empresas não é uma tarefa fácil. Há estoques, pagamentos, vendas, atendimentos, contratos etc. Depender de processos manuais para controlar tantas áreas assim é diminuir (e muito!) a produtividade da empresa e dos profissionais.

automação de gestão

É justamente nesse ponto onde entram os sistemas de ERP (do inglês Enterprise Resource Planning), criados para auxiliar os gestores no controle e planejamento da empresa. Utilizando um sistema de ERP, as empresas conseguem realizar diversas tarefas a partir de um único sistema automatizado: cadastros, controle de estoque, compras, transferências, orçamentos, vendas, ordens de serviços, controle financeiro, relatórios, dentre muitas outras funcionalidades.

Gerir todas essas áreas a partir de uma plataforma automatizada e centralizada otimiza o tempo dos profissionais e integra mais a empresa.

 

Automação de Hospedagem

 

Atualmente, mais e mais empresas buscam uma presença online relevante. A maioria delas aposta em três frentes principais: website, blog e email marketing. O que muitos gestores esquecem é que a base para o bom funcionamento online dos seus negócios é uma boa hospedagem. Uma hospedagem compartilhada, por exemplo, é muito mais instável e insegura, o que pode comprometer a presença online da empresa.

 

Hoje em dia, as CAMP  Cloud Automation and Management Platform) oferecem hospedagens cloud automatizadas, com instalação, configuração, otimização, monitoramento e gerenciamento automáticos. Isso possibilita que os profissionais não precisem se preocupar com hospedagem e possam focar em questões mais importantes para os seus negócios.

 

Automação de Gerenciamento de Processos

 

Uma boa gestão de processos é uma dor pela qual praticamente todas as empresas já passaram, passam ou ainda irão passar. Existem centenas de variáveis que podem afetar como os processos caminham e quanto maior for o controle sobre eles, mais eficazes as ações e procedimentos serão. Muitas companhias têm utilizado ferramentas de gerenciamento de processos para conseguir controlar melhor os fluxos de trabalho.

 

Veja um exemplo de automação de gerenciamento de processos através da ferramente pipefy:

 

automação de processos

 

Com esse tipo de solução, as equipes podem trabalhar mais unidas, sabendo para onde devem ir, e os gestores podem acompanhar o progresso das tarefas.

————

O ritmo frenético do mundo atual tem forçado empresas de todos os tamanhos e dos mais diferentes segmentos a encontrar alternativas para melhorar a produtividade de suas equipes. A automatização de processos é uma crescente no mundo inteiro e, julgando as tendências mundiais, ela deve continuar sendo largamente adotada.

Autor:

Tiago Amaral,

Redator da configr.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *