A automação dos processos de vendas com o CRM

A automação dos processos de vendas com o CRM

Frequentemente, nos deparamos com resultados de estudos de negócios e gestão indicando que, de um modo geral, as equipes de vendas conseguem dedicar apenas um terço do dia de trabalho para as atividades diretamente relacionadas às vendas. Por outro lado, as empresas que estão conseguindo atingir suas metas de crescimento atribuem esses resultados, em grande parte, ao desempenho de seus vendedores.

Diante desse cenário, você deve estar se perguntando: o que essas empresas de sucesso estão fazendo para gerar o crescimento dos seus negócios?

A resposta é simples: elas estão eliminando as atividades tediosas e repetitivas. No contexto de vendas e negócios, isso é possível através da automação de vendas.

 

Vejamos agora o que é automação de vendas

 

A Automação de Vendas é a eliminação dos processos repetitivos, o que permite reservar mais tempo para a prospecção e desenvolvimento de leads, trabalhá-los no pipeline, e acompanhar o processo até a conclusão do negócio. O desenrolar de um processo de venda não deve gerar confusão ou dúvidas sobre quais atividades precisam ser realizadas e quem é responsável por concluí-las e, nesse sentido, a automação surge como solução para esse problema.

 

Saber exatamente o que precisa ser feito, diariamente, indica maturidade empresarial, e isso tem levado empresas a ter maior sucesso na hora de fechar uma venda.

 

O processo de automação de atividades repetitivas economiza um tempo precioso e trata de forma sistêmica diversos aspectos da rotina de trabalho, permitindo que as equipes de vendas tenham uma abordagem focada na geração de negócios.

 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Sales Management Association, 90% das empresas que  estruturaram seus processos de vendas foram classificadas como as de melhor desempenho. A geração de leads e seu gerenciamento eficiente e a redução do ciclos de vendas são resultados da Automação de Vendas. O Sistema de Relacionamento com o Cliente – CRM (abreviação em inglês para Customer Relationship Management) é a tecnologia que capacita vendedores e permite que eles controlem com facilidade todos os processos de vendas.

 

Conheça as cinco maneiras pelas quais o uso de um CRM tem gerado bons resultados nos negócios de pequenas e médias empresas

 

1. Redução da entrada de dados feita manualmente

 

Quanto mais automatizada for a entrada de dados no sistema, melhor para os vendedores. A automação reduz o tempo gasto com a inserção de dados, minimiza os erros no processo e não gera duplicidade de informação. Com isso, os dados contidos no sistema se tornam uma fonte mais confiável de leads e clientes, além de ser de fácil acesso.

2. Menor índice de tarefas não realizadas ou incompletas

 

No dia a dia de uma equipe de vendas, é bastante comum que um lead aguarde um telefone de um vendedor com a resposta para uma determinada pergunta, ou aguarde o envio de uma proposta. Há também situações em que os vendedores combinam de agendar uma visita ao cliente para apresentar um produto. Mas, a semana passa, e eles se esquecem de agendar a visita prometida.

 

Os vendedores, em geral, gerenciam vários leads e contatos simultaneamente e, com isso, fica muito difícil contar com a memória para cumprir todas as tarefas que precisam ser feitas. O resultado disso é que muitas oportunidades acabam caindo no esquecimento.

 

Um sistema de CRM oferece alertas e lembretes que notificam os vendedores daquilo que precisa ser feito. É fundamental ter o controle e estar em dia com as atividades no exato momento em que a ação precisa ocorrer.  Um sistema de CRM é a resposta correta para essa necessidade.

 

3. Mais consistência

 

Ao automatizar a qualificação de leads é possível ter maior consistência em todo o processo de gerenciamento de leads. Os vendedores ganham em eficiência pois os contatos e os leads são visualizados claramente em todo o pipeline.

 

Além disso, com maior consistência, a marca da empresa fica na memória do cliente e se torna top of mind. É por isso que uma comunicação consistente é tão importante; ela transmite maturidade e gera confiança nos clientes e leads.

 

4. Mais pedidos

 

Dependendo do ciclo de venda do seu produto ou serviço, pode ser importante disponibilizar a opção para pedidos on-line. Essa é uma forma de oferecer uma comodidade a mais para os clientes. Dessa forma a empresa pode receber pedidos a todo momento. O CRM tem aplicativos personalizados que tornam possível fazer pedidos a qualquer momento, 24 horas por dia.

 

Atender os clientes conforme a necessidades deles é crucial para mantê-los. Quando a empresa adota um sistema integrado, é possível ter visibilidade e controle do histórico do cliente e o status dos seus pedidos.

 

5. O momento perfeito

 

Com calendários, agendas, e-mails e alertas internos, os vendedores poderão agendar atividades e usar lembretes para garantir que nenhum compromisso seja perdido. Além disso, esses são recursos que permitem garantir que as tratativas de negócios aconteçam no momento certo.

 

Além disso, o acompanhamento das datas de contato com o cliente, os tipos de tarefas envolvidas em uma determinada venda, o comportamento de compra do cliente entre outras características, irão ajudar a empresa a identificar quando o cliente está pronto para fazer um pedido de compra.

Conclusão

Para saber mais sobre CRM  e como essa ferramenta pode gerar valor para sua empresa e para o desempenho de seus vendedores, entre em contato com o TeamGram. Temos inúmeros recursos e  ferramentas para que os vendedores aumentem suas vendas. Com o TeamGram é possível manter todas as atividades de vendas em dia. Assim você faz com que elas aconteçam no momento mais oportuno para o engajamento do cliente.

 

Autor Convidado

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