6 benefícios diferenciados para funcionários para você investir agora!

Benefícios para funcionários

Eles finalmente chegaram ao mercado de trabalho, e trouxeram junto com eles uma verdadeira revolução nas relações de trabalho. Mais livre e desimpedida, o que será capaz de agradar a geração Z e motivá-los dentro de um ambiente corporativo? Um pacote de benefícios diferenciados para funcionários pode ser a solução. Quer entender o porquê?

Em primeiro lugar, é preciso entender que existe um fator aqui que é inegável. A nova geração de jovens trabalhadores têm uma forma própria de agir, tanto no lado pessoal quanto no profissional. E possuem demandas e importâncias distintas das outras gerações.

Isso já tem provocado uma necessidade de mudança imediata, não somente na adaptação dos ambientes físicos das empresas, como também na abordagem e gestão de talentos.

Se sua empresa está enfrentando dificuldades neste sentido ou quer se preparar para essa nova mão de obra, este artigo produzido pela Xerpa vai ajudar. Acompanhe!

Por que oferecer benefícios diferenciados para funcionários?

 

Como já adiantamos, o maior desafio do momento corporativo atual é aprender como lidar com a geração z – formada por quem nasceu no final da década de 1990 até aqueles de 2010.

Jovens inseridos em um contexto tecnológico, portanto com extrema facilidade de lidar com as tecnologias, se comunicar por meio das redes sociais, antenada, com pensamento rápido e habilidade multitarefa.

Tendem a dar mais importâncias às experiências e ao prazer. Por isso, o sucesso financeiro não vem propriamente do alto valor do salário e sim do que é possível produzir e experimentar.

Por isso é comum vê-los migrando entre empresas, sendo nômades digitais, trabalhando home office ou mesmo se aventurando em seu próprio negócio.

Para as empresas, isso significa um intenso desafio, tanto para atrair quanto para reter esses talentos. E boa parte das empresas já percebeu que é preciso mais do que um salário atrativo para manter seus colaboradores produtivos e capacitados.

É necessário oferecer condições ideais de trabalho, ambiente descontraído, plano de carreira e benefícios diferenciados para funcionários, entre outras vantagens.

E não é somente a geração Z que está interessada nos pacotes de benefícios, não. Segunda uma pesquisa de 2016, realizada pela Page Personal, dos profissionais ativos no mercado, 57% consideram os benefícios um fator crucial na oportunidade de emprego.

Vale lembrar que quando os colaboradores estão satisfeitos com o que é oferecido pela empresa, a satisfação profissional aumenta, elevando também a motivação e a produtividade.

É por isso que oferecer benefícios diferenciados para funcionários é uma estratégia cada vez mais poderosa para as empresas.

Quais são os melhores benefícios diferenciados para funcionários?

 

As opções de benefícios para agradar os colaboradores são inúmeros, dos mais simples ao mais diferenciados e sofisticados. Cabe ao setor de RH estar atento para entender o perfil e as preferências do seu público interno e fazer as melhores escolhas.

A seguir, separamos algumas boas opções para constituir um plano estruturado de benefícios, capaz de superar as expectativas. 

a. Viagens

Promover viagens ou encontros de um dia inteiro é uma excelente estratégia para aumentar a satisfação e motivação dos funcionários. Além de ser uma boa oportunidade de incentivar a proximidade e integração de toda equipe.

b. Descontos na empresa e em parceiras

Sua empresa vende produtos ou serviços? Uma boa dica é oferecer descontos especiais para os colaboradores que desejem adquirir o que é ofertado pela instituição.

Essa já é uma prática bem comum em algumas grandes corporações e que deveria ser estendida para as demais, independente do porte.

Outro tipo de desconto que pode integrar o pacote de benefícios diferenciados para funcionários é o relacionado aos estabelecimentos geograficamente próximos ao local de trabalho.

Muitos colaboradores passam o dia todo dentro da empresa e, para alguns, o deslocamento trabalho/casa demanda bastante tempo. Portanto, oferecer essa comodidade e praticidade à rotina do funcionário pode ser um grande e importante diferencial.

Isso inclui, parceria em restaurante, lojas, academias, escolas de idioma e entre outros estabelecimentos comerciais.  

c. Sala de lazer

Apesar de não ser considerado primordial na escolha ou permanência em determinada empresa, salas de lazer agradam bastante a geração Z.

Não somente esses colaboradores, mas todos os outros são beneficiados quando a empresa conta com opções de descontração. E isso é altamente útil para mantê-los produtivos e motivados.

d. Vale cultura e lazer

Esse não é nenhuma novidade, mas poucas empresas adotam, apesar de ser bem quisto pelos colaboradores.

A geração Z está em busca de novas experiências e isso inclui opções culturais. Portanto, o vale cultura e lazer pode ser considerado um dos ótimos benefícios diferenciados para funcionários.  

Este benefício pode ser oferecido de duas formas distintas:

  1. distribuição de uma quantia mensal de ingressos de teatro, cinema e shows;
  2. ou em forma de cartão de crédito pré-pago com valor pré-estabelecido, que pode ser gasto na compra de livros ou em apresentações culturais.

e. Serviços médicos na empresa

A qualidade de vida é outro ponto que tem sido levado muito em consideração. E quanto mais a empresa estiver comprometida com a saúde dos seus colaboradores, mais satisfeitos eles vão ficar. Inclusive, é uma grande diferencial para atração e retenção de talentos.

E o que não faltam são ideias para implementar na medicina ocupacional da empresa. Investimento em projeto de ergonomia, assistência médica, psiquiátrica e psicológica local,  programas de alongamento e relaxamento, ginástica laboral antes ou durante o expediente, entre outras opções. Além de ser possível fazer parcerias com clínicas médicas especializadas.                                

f. Salário sob demanda

O salário sob demanda vem ganhando bastante destaque e força no mercado. Esta modalidade visa flexibilizar o pagamento dos colaboradores, que passam a receber pelas horas trabalhadas, mas ainda não pagas.

É uma solução que proporciona alívio o estresse financeiro, gerado pelo desafio de fechar as contas do mês ou mesmo de manter o pagamento em dia, sem acarretar juros.

Este benefício se enquadra no bem-estar financeiro, uma forte tendência no mercado. Pois quanto mais tranquilo e despreocupado o funcionário estiver, mais empatia, engajamento, motivação e produtividade ele mostrará.

 

Recomendação de leitura: O que é Xerpay: saiba como funciona o app de pagamento sob demanda.

 

Diante do novo cenário de profissionais e de demanda no mercado de trabalho, oferecer benefícios diferenciados para funcionários é uma excelente oportunidade de ganho para ambos os lados – tanto empresa quanto colaborador.

E quanto mais personalizado, diferenciado e flexível for o pacote de benefícios, maior será a facilidade de atrair e reter excelentes profissionais na empresa. E melhores serão os resultados, com os profissionais mais produtivos e motivados.

A Xerpa é uma empresa de tecnologia que visa modernizar os processos do setor de Recursos Humanos. E nós temos a missão de transformar a relação entre empresas e colaboradores, proporcionando experiências incríveis de trabalho!

E incentivamos a oferta de um pacote de benefícios diferenciados para funcionários. Além de outras estratégias que aumentem o comprometimento e bem estar da equipe!

Quer saber mais dicas de como melhorar o desempenho dos seus funcionários? Acesse nosso blog e explore nossos conteúdos. Boa leitura! E se quiser entender como funciona o salário sob demanda, basta clicar aqui para conhecer o app que garante mais flexibilidade e autonomia financeiras aos colaboradores.

Veja também

Leave a Comment