O que a Big Data pode fazer pela sua empresa

BIG DATA

O consumidor de hoje em dia é muito mais exigente e muito mais informado que há uns anos. Isso acontece porque ele vive online e durante todo o dia ele troca informações nas diversas redes sociais e plataformas digitais, tornando-se bastante conhecedor de tudo o que se passa nos diferentes mercados que frequenta. Tudo isso faz com que ele exija um serviço mais especializado das empresas com as quais lida e para essas empresas o resultado é uma concorrência cada vez maior.

Atualmente, para que uma empresa conheça realmente bem o mercado onde atua e os clientes que já tem (e os que quer conquistar num futuro próximo), é preciso fazer uso de um grande número de dados. A informação é criada a um ritmo alucinante e isso deu origem ao fenômeno do Big Data. Nesse artigo, vamos falar sobre este conceito e sobre o que ele pode fazer pela sua empresa!

 

Mas afinal, o que é o Big Data?

 

Big Data é o termo que descreve o enorme volume de dados (podem ser estruturados ou não) que impactam nos negócios diariamente. Este conceito traz consigo a importância do que as empresas podem fazer com estes dados, porque mais importante do que a quantidade dos dados é a sua finalidade. Atualmente, e segundo a IBM, já existem três vezes mais dispositivos conectados à Internet do que pessoas no Mundo.

Este dado é uma prova irrefutável da quantidade de informação que se gera a cada minuto. As empresas enfrentam atualmente um grande desafio: saber o que fazer com estes dados e utilizá-los da melhor forma possível em prol do sucesso do negócio.

big data

 

Oportunidades criadas pelo Big Data

 

Analisar o negócio em tempo real

 

A informação cresce a um ritmo muito acelerado, o que torna cada vez mais difícil a sua análise. A solução indicada é analisar os dados em tempo real para tirar o máximo partido da informação. Produtos como o Multipeers permitem analisar, a cada segundo, o que se está a passar com o negócio. Desta forma, é possível tirar o máximo partido dos dados para tomar as melhores decisões para o negócio. Aliar a grande quantidade de dados gerada nas empresas a uma análise em tempo real permite obter insights essenciais para o sucesso dos negócios. Big Data e análise em tempo real devem andar de “mãos dadas” rumo às melhores decisões empresariais.

 

Recolha de dados mais credível e eficiente

 

Uma empresa lida todos os dias com diversos canais e fontes de informação. Através do Big Data, é possível agrupar os dados por afinidades e é possível estar mais perto do cliente, através da recolha de dados por meio de inquéritos de satisfação, aplicações, cartões de fidelização, entre outros. Os dados recolhidos vão ser essenciais para o planeamento das próximas ações de marketing e de comunicação. Quando uma empresa conhece bem os clientes, conseguirá prestar-lhe um melhor serviço pós-venda, aumentando a satisfação dos clientes e a taxa de retenção dos mesmos.

 

Negócio mais eficaz e mais produtivo

 

Mais do que conhecer o mercado, as empresas conseguem, através do Big Data, usar os dados para mudar o negócio e aumentar o retorno sobre o investimento, algo superimportante em todas as áreas de uma empresa. Usar os conhecimentos das experiências analíticas permite às empresas criar novos indicadores de negócio e analisá-lo de modo mais abrangente e imparcial. Desta forma, conseguirão melhores níveis de rendimento que se refletirão no sucesso do negócio.

 

Maior proatividade

 

Os responsáveis pelos tratamentos dos dados, após lidarem algum tempo com diversas informações, vão começar a ser capazes de definir com brevidade soluções para resolver problemas que surgem no caminho. As empresas devem apostar bastante nos modelos preditivos, pois desta forma não gastam tanto tempo como gastariam caso criassem um modelo de uma máquina muito sofisticada e que consome mais recursos e mais gastos. Embora a questão do Big Data pareça muito complexa, o truque é sempre simplificar os processos e investir mais tempo na extração de dados e na sua análise.

 

Para melhor lidar com esta onda crescente de dados, é essencial que as empresas tenham as ferramentas certas para poderem lidar da melhor forma possível com o vasto volume de dados que estão a criar todos os dias. O Datapeers, por exemplo, é uma solução inovadora que ajuda as empresas a cumprir os requisitos legais e a melhorar a qualidade dos processos de desenvolvimento, garantindo a proteção e confidencialidade dos dados.

Veja também

Leave a Comment