AS MELHORES DICAS PARA A SUA EMPRESA!

Bom negócio: como comprar uma empresa bem-sucedida

Bom negócio: como comprar uma empresa bem-sucedida

Por certo as pessoas têm uma ideia do que vem a ser um bom negócio. Pois estamos sempre ouvindo o comentário: “Fechei um bom negócio!”; “Isso é um bom negócio!”, “Entramos em um bom negócio!”.

Contudo, quando o bom negócio está relacionado com a compra de uma empresa bem-sucedida já não é tão simples assim. Pois como avaliar se a compra da empresa será de fato um bom negócio?

Além disso, quais serão os critérios utilizados para estabelecer essa compra? Se ficou interessado neste assunto, continue lendo! Vamos esclarecer como avaliar uma empresa e como estabelecer os critérios para a aquisição.

 

O passo a passo para comprar uma empresa

 

Adquirir uma empresa constituída não é uma tarefa fácil. Ainda mais se considerar a perspectiva de que deve ser um bom negócio. Requer muitos cuidados e verificação de detalhes para ter a clareza de onde está investindo. Além do que é preciso um trabalho de investigação minucioso.

Pois de um lado poderá diminuir esforços com a abertura e estruturação de uma empresa, visto que já está operando. No entanto, por outro lado pode significar uma dor de cabeça se todos os setores e processos da empresa não forem esmiuçados.

De acordo com o Meubiz os passos para comprar uma empresa podem ser resumidos da seguinte forma:

Antes de começar: Planejamento financeiro e pesquisa de mercado

 

No mercado existem inúmeras opções de empresas sendo comercializadas. Portanto, é preciso um tempo para pesquisar o que tem e o que está de acordo com os seus desejos e sonhos.

 

1º Passo –  Definição pessoal: ser chefe ou subordinado

 

Muitas pessoas sonham em ter seu próprio negócio, ser seu próprio chefe. No entanto, é preciso avaliar se você tem as características para ser gestor, tais como iniciativa, liderança, flexibilidade, dentre outras.

 

2º Passo –  Em que investir: abrir empresa ou comprar empresa

 

É uma decisão difícil a ser tomada. Contudo, um estudo detalhado irá facilitar o seu trabalho. Como também a utilização de ferramentas, como ValuationVeja aqui como avaliar uma empresa.

A princípio isso parece ser muito simples de ser verificado, pois basta estimar o quanto está faturando para tirar todas as dúvidas. No entanto, é bom lembrar que para faturar ela tem de fazer processos que envolvem custos e despesas.

Portanto, em se tratando de um bom negócio a avaliação do valor de uma empresa deve ser mais consistente e com a utilização de métricas. Dessa forma, essa avaliação deve ser feita a partir do cálculo do Valuation de sua empresa.

Tal ferramenta permite desenvolver um estudo ou processo sobre a empresa com o objetivo de determinar o seu valor mais provável de venda.  Assim, o Valuation trabalha com três abordagens principais:

  • Fluxo de Caixa Descontado
  • – Valor Patrimonial
  • – Múltiplos de Mercado

3º Passo –  Pesquisa: informações e perguntas sobre a empresa

É preciso buscar informações e orientações de profissionais que conheçam do mercado e possam auxiliar nas avaliações a serem desenvolvidas. Uma decisão segura e acertada depende de informações qualitativas e quantitativas bem trabalhadas.

 

4º Passo –  Negociação: levantamento de documentação e acordo

Este é um ponto chave para o sucesso da negociação para aquisição. Toda transação envolve tanto riscos financeiros quanto incertezas de mercado.  

 

5º Passo – Due Diligence/Fechamento: investigação e negociação

Esta etapa é fundamental, pois implica em um projeto completo de investigação e revisão de tudo que foi tratado e visto até aqui.

Dicas para uma compra de sucesso

Podemos sugerir algumas dicas para te ajudar a realizar a análise de valor da compra que estará realizando:

Dica 01

Investigue qual é a real motivação para que o proprietário da empresa esteja colocando seu empreendimento à venda. E junto disso a história da empresa em seus anos de existência, dificuldades e oportunidades aproveitadas.

Se os motivos para a venda estiverem relacionados com o desempenho e crescimento da empresa é sinal que deve redobrar os cuidados nas análises a serem desenvolvidas.

 

Dica 02

Verifique se a parte jurídica, fiscal, trabalhista e de gestão estão sem nenhuma pendência com a justiça, fornecedores, clientes e funcionários. Contrate um contador para que sejam levantadas todas as certidões negativas da empresa. A partir delas é possível verificar se a empresa está devendo, quanto está devendo e para quem está devendo.

 

Dica 03

Investigue os dados referentes a localização geográfica e demográfica e acessos marginais disponíveis para chegar até a empresa. É preciso checar se as condições de acesso são adequadas às demandas a serem atendidas.

 

Dica 04

Faça um mapeamento de cada setor identificando as tarefas executadas e quem as executa. Aproveite para analisar o organograma da empresa.

 

Dica 05

Calcule os indicadores de desempenho do negócio e compare com os de um bom negócio. Faça um levantamento da margem de contribuição, rentabilidade, lucratividade e ponto de equilíbrio.

Informações relevantes para aquisição 

 

E estratégia de aquisição de uma empresa pode ser uma solução de investimento em momentos de uma crise no mercado, pois os riscos de adquirir um negócio em operação podem ser menores do que iniciar uma empresa do zero. Além do que um bom negócio em andamento já tem certas vantagens, tais como:

  • – Uma base de clientes constituída
  • – Um grupo de fornecedores selecionados
  • – Um estabelecimento montado e em operação
  • – Um segmento de mercado já trabalhado

 

Por isso, é vital que toda a operação para aquisição de uma empresa seja bem conduzida e sendo que pode ocorrer de duas formas:

 

  • – Conduzida por você a partir de sua experiência e autonomia
  • – Conduzida por um corretor de negócios (broker)

 

Um Broker é um profissional com qualidade e experiência de mercado que irá auxiliá-lo no processo. Além disso, irá evitar que caia em ciladas e pode garantir o desenvolvimento de um processo de forma adequada. Nesse sentido, o broker pode assessorar desde a busca por uma oportunidade de investimento até a conclusão da aquisição, além de também oferecer ajuda para a avaliação do preço justo.

Como gerenciar para que a empresa adquirida seja um bom negócio

 

Existem alguns pontos essenciais a serem observados para garantir o sucesso do empreendimento adquirido.

 

  • – Ao fazer a aquisição de empresas, não assuma que todos os seus clientes serão fieis. Alguns deles podem te deixar.
  • – Compare o desempenho da empresa com o de seus principais concorrentes.
  • – Reavalie a estratégia de precificação com cuidado.
  • – Evite inovar por inovar. Às vezes, o que já está dando certo é suficiente para que a empresa continue sendo lucrativa.

 

Com estes esclarecimentos, orientações e dicas você terá condições de realizar a aquisição de uma empresa de forma muito bem-sucedida. Se precisar de apoio, conte com o Meubiz.

 

Conteúdo originalmente postado em: MeuBiz 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *