Veja o porquê de otimizar o cálculo de rentabilidade da sua empresa

rentabilidade

O cálculo de rentabilidade de uma empresa é fundamental para tomar decisões em relação à gestão do negócio, determinar medidas a serem implementadas para cortar gastos e até mesmo definir se vale a pena continuar com o empreendimento.

Se decisões tão importantes têm como base índices como a rentabilidade, otimizar o cálculo ajuda o gestor a tomar decisões de maneira ágil e com mais segurança.

Confira neste artigo mais vantagens de aprimorar as análises da sua empresa.

 

O que é a rentabilidade de uma empresa

 

Antes de tudo, é preciso entender o que é rentabilidade. Para uma empresa ser rentável, não basta que ela tenha lucro. A rentabilidade é uma métrica importante na avaliação do desempenho de um negócio. Com o cálculo dá para perceber se ele oferece retorno a longo prazo.

Geralmente, essa medida é analisada por prazos maiores do que os da lucratividade, por exemplo. Esta última é um índice mais imediato, pois considera os ganhos em períodos mais curtos.

Para calcular a rentabilidade de uma empresa, deve-se considerar o lucro líquido — ou seja, o faturamento total subtraído dos gastos totais — e o valor investido no empreendimento. Com isso, é possível compreender se os esforços e recursos empregados estão gerando retorno dentro de um período aceitável ou se há perda de dinheiro investido.

De maneira simples, o cálculo de rentabilidade é:

Rentabilidade = lucro líquido x 100/investimento total

Se o capital gasto para colocar o negócio em operação tem sido bem maior que a capacidade do empreendimento de gerar lucro, há um desequilíbrio, e é provável que a empresa já não seja mais rentável. Por isso é tão importante acompanhar esse indicador.

Leia também: Como investir em ações para gerar renda 

Vantagens de usar um software para o cálculo de rentabilidade

 

Como vimos, a fórmula do cálculo de rentabilidade de uma empresa é relativamente simples. No entanto, muitos gestores encontram dificuldade de acompanhar todos os números da sua empresa devido ao porte do empreendimento. Nesse contexto, utilizar um software de gestão de custos e rentabilidade é uma boa saída.

Entenda as principais vantagens de utilizar uma ferramenta específica para realizar cálculos do seu negócio.

 

Otimiza o tempo e o processo de avaliação

 

Com tantas planilhas financeiras, não é raro que os gestores percam muito tempo para fazer análises dos dados da empresa. Com os softwares, é possível reunir e examinar as informações de maneira mais rápida e simplificada.

Assim, é possível se organizar de maneira mais eficiente, facilitar o processo de avaliação e diminuir as horas gastas com trabalho manual. Dessa forma, você terá mais tempo para concentrar a atenção nos resultados e pensar em ações estratégicas.

 

Oferece informações fidedignas

 

Os softwares também auxiliam na diminuição de erros e informações desencontradas, já que a plataforma permite acompanhar os dados de forma mais automatizada.

Ao incluir os números na ferramenta, você consegue ter acesso a comparativos e gráficos. Desse modo, fica mais fácil entender os gastos e as receitas, assim como a rentabilidade para tomar decisões seguras.

 

Permite avaliação do funcionamento da empresa

 

Outra vantagem do uso de ferramentas especializadas é que elas permitem uma autoavaliação do funcionamento da empresa. A partir dos índices, o gestor pode verificar o retorno da empresa e perceber os pontos que precisam de atenção.

 

Ajuda a diminuir custos e gastos

 

A simplificação da visualização dos custos permite ainda o corte de gastos, já que a ferramenta possibilita a compreensão das áreas com mais despesas. Dessa forma, o gestor pode melhorar a gestão financeira da empresa e otimizar os resultados do empreendimento.

 

Embasa a tomada de decisões

 

Dados mais acessíveis e seguros geram a possibilidade de tomadas de decisão mais ágeis e embasadas. Assim, o uso de softwares facilita a compreensão da rentabilidade de um negócio e permite que o empreendedor realize ações fundamentadas para o futuro da empresa, por exemplo, fazendo alterações no funcionamento da companhia.

Procurando formas de otimizar o cálculo de rentabilidade da sua empresa? Descubra a nossa solução para controle de custos e rentabilidade. O MyABCM Corporate é um software versátil e sofisticado que permite dinamizar análises de alta complexidade com grande volume de dados.

Autor:

Amanda Candido,

MyABCM

Postagens relacionadas

Veja também

Leave a Comment