AS MELHORES DICAS PARA A SUA EMPRESA!

Como conseguir capital de giro para minha empresa?

Como conseguir capital de giro para minha empresa?

Quase todas as empresas em algum momento acabam precisando da injeção de um capital externo para equilibrar as suas finanças.

 

Situações como atrasos nos pagamentos pelos clientes, despesas inesperadas, grandes projetos que entram de repente ou mesmo outros fatores acabam minando o caixa da empresa rapidamente, de modo que o cobertor acaba ficando curto para manter a operação do dia a dia, seja para pagar a folha, comprar matéria prima, honrar os compromissos com terceiros, etc.

 

Claro que quem acompanha o blog do Super Atualizado sabe que sempre reforçamos a necessidade da empresa realizar uma boa gestão financeira, e principalmente, realizar um controle minucioso do seu fluxo de caixa, principalmente contando com uma ferramenta de software para auxiliar neste processo. A gestão do fluxo de caixa, quando bem feita, implica em realizar projeções de médio prazo e longo prazo, e assim pode antecipar estes momentos de caixa baixo, no qual a empresa precisará de um empréstimo para se manter.

 

Isso é importante porque quanto mais tempo a empresa tem para correr atrás de um crédito no mercado, maior a probabilidade de conseguir um capital barato. Como existem diversas fontes de capital de giro, gastar um tempo para avaliá-las pode significar obter uma boa redução na taxa de juros na hora da liberação de crédito, que dará uma boa economia em termos de juros na hora de quitar a dívida. Ou seja, mais dinheiro no bolso no final das contas.

 

Por outro lado, captar um empréstimo nas pressas pode fazer com que a empresa tenha que se contentar com a primeira linha que aparecer, ou mesmo ter que entrar no famoso cheque especial do banco, que vem com juros altíssimo.

 

Assim, a dica é se preparar com antecedência.

 

Outra dica interessante é avaliar se sua empresa está precisando realmente de capital de giro, ou se a necessidade não é dinheiro para investir em um projeto maior, como ampliação de capacidade produtiva, compra de máquinas, etc. Se este for o caso, saiba que há outras opções de linhas para investimento bem mais interessantes.

 

Em termos de processo, conseguir um empréstimo de curto prazo envolve 3 etapas:

 

Verificando se sua empresa atende os pré-requisitos

 

Para garimpar uma boa linha de crédito, sua empresa deve mostrar ao mercado sinais de robustez financeira, pelo menos o suficiente para quitar a dívida.

 

Isso significa atender alguns pré-requisitos básicos, sem o qual será bem mais difícil conseguir o recurso:

 

  • Ter pelo menos 2 anos de existência
  • Ter um faturamento recorrente, preferencialmente que não esteja em declínio
  • Ter os empreendedores ou alta gestão que tenham experiência no ramo
  • Não estar negativado, lembrando que isto vale para os sócios, cônjuges ou correlatos
  • Embora não seja essencial, ter uma garantia sólida, como um imóvel ou um carro facilitará bastante a obtenção do crédito

 

Atendendo estes pré-requisitos, há diversas opções interessantes aonde sua empresa pode procurar o crédito. Caso a empresa não atenda, uma das únicas opções é o próprio banco onde a empresa tem conta. Como o banco tem o relacionamento com a empresa, isso facilita a concessão de crédito para ela, embora os limites e os juros sejam baixos neste caso.

 

Encontrando a melhor linha – principais fontes de capital de giro do Brasil

 

  • Bancos públicos: os bancos do governo como BNDES em esfera federal ou mesmo os estaduais como o BDMG, Desenvolve SP, AgeRio, Desenabahia, entre outros, oferecem linhas de capital de giro com juros bem baixos. Além de bons prazos de carência a amortização. A faixa de valores pode chegar até a R$ 1 milhão em alguns casos. O capital de giro do BNDES é solicitado via bancos comerciais, então embora o processo seja mais prático, em termos de juros haverá o adicional da remuneração do banco. No caso dos bancos estaduais, os pedidos são feitos diretamente nos próprios bancos sem o intermédio de terceiros, o que tende a deixar os juros mais baixos. Recomendamos sempre você olhar o banco do seu estado antes de qualquer outra linha, pois os juros serão menores.

 

  • Fintechs de crédito: recentemente surgiram diversas fintechs de crédito, que se tornaram uma boa opção de empréstimos de curto prazo. A vantagem das fintechs é que elas oferecem uma análise de crédito mais personalizada, o que significa oferecer geralmente limites maiores e boas taxas de juros, embora nada seja comparável em termos de juros aos bancos do governo. Entretanto, as fintechs são bem rigorosas na análise de crédito, ou seja, a empresa deve estar com o balanço bem sólido para conseguir o recurso. Além de oferecer uma garantia sólida também.

 

  • Financeiras: além das fintechs de crédito, existem diversas financeiras tradicionais, que já estão no mercado há anos. Atenção para o fato de que a maioria delas só trabalha com imóvel como garantia. Os juros serão próximos ou um pouco maiores que as fintechs.

 

  • Bancos comerciais: são os principais bancos do país, que você já está careca de saber. Como dissemos anteriormente, caso sua empresa tenha dificuldades na obtenção do crédito, os bancos comerciais são sempre o último recurso, pois as taxas serão provavelmente maiores e os limites menores.

 

Conseguindo o crédito

 

Após definir a melhor linha de capital de giro, é hora de arregaçar a manga e levantar a papelada. Neste momento vamos ser sinceros: dá um trabalhinho. Serão requisitados documentos dos sócios, documentação financeira dos últimos 3 anos: balanços, DREs, entre outros. É possível também que a instituição financeira faça uma série de perguntas para testar a solidez do negócio. Nestas horas, contar com um consultor especializado pode economizar muito em termos de tempo e dinheiro.

 

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil. Boa sorte para conseguir o seu crédito!

Autor:

A idr consultoria é especializada na obtenção de capital de giro, emprésimos e financiamentos para empresas de todo o Brasil. A sua pode ser a próxima!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *