WhatsApp com chatbot já é possível! Saiba como e por que criar o seu.

WhatsApp com chatbot já é possível!

Por que as empresas devem usar mensagens na comunicação com os clientes? Você já se fez essa pergunta?

Então reflita: quantas ligações você fez hoje? E quantas mensagens enviou/recebeu?

As pessoas querem ter a melhor experiência possível com marcas, podendo conversar com as empresas da mesma forma que já conversam com amigos e familiares: pelos aplicativos de mensagem!

 

Porque utilizar aplicativos de mensagens?

Em uma pesquisa realizada em 15 países, as pessoas classificaram a eficácia das mensagens de negócios como excelente ou muito boa. Em comparação com uma ligação telefônica sua eficácia é muito melhor. Veja alguns outros números interessantes:

  • 55% dizem que a possibilidade de enviar uma mensagem para uma empresa faz com que elas se sintam com maior probabilidade de confiar nos negócios;
  • 74% dos brasileiros enviam mensagens para as empresas porque é mais rápido;
  • 85% dos brasileiros, que usam apps de mensagem todos os dias, enviaram alguma mensagem para uma empresa nos últimos três meses;
  • 76% dos brasileiros que enviam mensagens para empresas dizem que poder se comunicar com as empresas por mensagem aumenta a confiança nelas;
  • Em média, uma em cada duas pessoas pesquisadas em 15 mercados considera o envio de mensagens para empresas a “forma moderna de se comunicar”;
  • 61% dos brasileiros que pretendiam viajar afirmam que estão dispostos a tomar decisões de viagem em aplicativos de mensagens;
  • 63% dizem que a possibilidade de enviar uma mensagem para uma empresa faz com que elas se sintam mais próximas dos negócios;
  • 67% das pessoas esperam enviar mais mensagens nos próximos dois anos.

Outra pesquisa comparou a preferência das pessoas em enviarem mensagens para as empresas em relação a utilizarem outros canais. Os resultados são os seguintes:

  • 66% preferem enviar mensagens do que fazerem uma ligação telefônica;
  • 69% preferem enviar mensagens do que preencherem um formulário de site;
  • 69% preferem enviar mensagens do que enviarem um e-mail.

 

Por que optar pelo WhatsApp?

Alguma dúvida que sua empresa precisa estar presente nos aplicativos de mensagem, principalmente o WhatsApp?

Que hoje ele é o principal meio de comunicação entre as pessoas no Brasil, todo mundo já sabe. E os números abaixo só reforçam isso:

 

  • 120 milhões de usuários ativos mensalmente;
  • 96% dos smartphones no Brasil têm o WhatsApp instalado;
  • 93% dos usuários brasileiros abrem o app todos os dias.

 

Mas por que as pessoas ainda não conseguem conversar com as empresas pelo WhatsApp? Na verdade, não conseguiam até o ano passado.

 

Em janeiro de 2018, a empresa lançou um app voltado para pequenas empresas, com algumas funcionalidades para ajudar nessa comunicação. Entre elas o perfil do negócio, etiquetas, respostas rápidas predefinidas, estatísticas e mensagens automáticas. Foi um sucesso, mas ainda com várias limitações. Pois em médias e grandes empresas, a necessidade de volume e automatização é maior.

Para resolver isso, em agosto de 2018 o WhatsApp lançou uma solução para essas empresas que precisam de mais flexibilidade e escalabilidade: o WhatsApp Business API. Desde então, é possível desenvolver chatbot para a comunicação entre empresas e pessoas através do app. Mas por onde começar?

O primeiro ponto é criar o seu contato oficial, o que pode ser feito de duas formas: diretamente com o WhatsApp, mais demorado, ou através de um Provedor Oficial do WhatsApp Business, como a Take. Esses provedores têm acesso direto ao WhatsApp e já participam de projetos pilotos há mais de um ano.

Em seguida, já é possível fazer atendimento humano e enviar notificações através do contato oficial da sua empresa. Mas, antes disso, é preciso ter uma autorização clara (conhecida como opt-in) de cada pessoa permitindo o recebimento das mensagens.

O passo final (para uma primeira versão, é claro) é automatizar parte das conversas usando chatbots. Para isso, dada a complexidade e a quantidade de ferramentas disponíveis, é super importante escolher alguma plataforma de desenvolvimento de chatbots já integrada, oficialmente, ao WhatsApp. Uma das únicas do Brasil é o BLiP, plataforma de construção, gestão e evolução de chatbots da Take.

O BLiP é uma plataforma completa, que conta com ferramentas de inteligência artificial, analytics, builder. Ele atende todos os principais canais (além do WhatsApp, Messenger, Telegram, Skype, entre outros) e ferramentas de atendimento humano.

Outro aspecto super importante na utilização de chatbots, e que muitas empresas deixam de lado, é a integração com os sistemas legados da empresa, como CRMs, ERPs e outros softwares de gestão.

 

Então, em um breve resumo, por que e como aplicar um chatbot no WhatsApp?

  1. As pessoas querem conversar com as empresas por mensagem;
  2. O WhatsApp é a principal ferramenta de comunicação do Brasil;
  3. Passos iniciais: crie seu contato oficial. Depois inicie o atendimento humano e o envio de notificações. Então, você automatiza parte das conversas em seguida;
  4. Não se esqueça de integrar o chatbot aos sistemas de gestão da sua empresa para potencializar sua evolução e resultados.

Se você gostou do post e gostaria de estar presente no maior canal de mensagens do mundo, entre em contato com a Take e saiba como!

Postagens relacionadas

Veja também

Leave a Comment