AS MELHORES DICAS PARA A SUA EMPRESA!

Como a pesquisa de mercado pode ajudar micro e pequenas empresas a crescer

Como a pesquisa de mercado pode ajudar micro e pequenas empresas a crescer

Se você ainda pensa que pesquisa de mercado é caro e que apenas grandes empresas podem fazer, vai se surpreender com esse texto. Eu vou te mostrar como a pesquisa de mercado se tornou acessível para empresas de qualquer tamanho.

 

Como fazer uma pesquisa de mercado sem gastar muito

 

Com as novas ferramentas digitais, a pesquisa de mercado se tornou muito mais rápida e acessível. Hoje, é possível criar um questionário e enviá-lo para o seu mailing gastando muito pouco ou até de graça.

 

Além disso, algumas empresas possuem um painel de consumidores. São milhares de pessoas cadastradas para responder pesquisas. As pesquisas no painel normalmente são pagos, mas possuem preços mais acessíveis do que uma pesquisa por telefone ou presencial.

 

A grande vantagem das pesquisas realizadas em um painel de consumidores é que você consegue ouvir pessoas isentas. Ou seja, os entrevistados não conhecem você ou sua marca, e por isso vão dar respostas mais imparciais. Além disso, você pode definir o perfil da sua amostra exatamente com as características que você quer.

 

Você pode, por exemplo, fazer uma pesquisa de mercado apenas com mulheres da classe AB, pessoas da região sudeste ou homens acima de 30 anos. Além disso, é possível também determinar perfis mais específicos, como por exemplo mães, estudantes ou pessoas que compraram uma geladeira nos últimos doze meses.

 

Vantagens da pesquisa de mercado

 

A pesquisa de mercado é uma importante ferramenta estratégica. Ela fornece dados para que os gestores de uma empresa possam tomar decisões baseadas em dados e não em achismos.

 

Em um mundo cada vez mais competitivo, é preciso tomar decisões com segurança. Ao fazer uma pesquisa de mercado, você pode conhecer seus clientes e seu mercado e monitorar sua concorrência. Além disso, pode saber o que os consumidores pensam sobre sua marca ou produto.

 

São informações muito importantes para preparar o planejamento estratégico da empresa, definir ações de comunicação e marketing e preparar seu time de vendas.

 

As pesquisas de satisfação, por exemplo, indicam se seus clientes estão satisfeitos e apontam necessidades de melhorias ou oportunidades de crescimento. Uma pesquisa de hábitos de consumo vai ajudar sua empresa a definir os melhores canais para anunciar seus produtos, as principais redes sociais que sua marca precisa estar presente e outras informações.

 

Dicas para criar um questionário de pesquisa 

 

Se você entendeu as vantagens que a pesquisa de mercado pode trazer para o seu negócio e quer criar um questionário de pesquisa, fique atento às nossas dicas:

 

1. Evite questionários muito longos

 

Quando começamos a fazer um questionário de pesquisa, normalmente nos empolgamos e pensamos em muitos temas e perguntas que poderíamos fazer para os nossos clientes.

 

Mas questionários longos e com muitos assuntos diferentes tem uma taxa de resposta menor. Por isso, escolha um assunto que você quer abordar e tenha certeza de que todas as perguntas que você colocou no questionário são pertinentes e importantes.

 

2. Seja claro e objetivo

 

Você conhece muito bem o seu mercado ou produto, mas a pessoa que vai responder à pesquisa pode nunca ter visto a sua marca. Por isso, seja claro em todas as suas perguntas.

 

Por outro lado, objetividade é fundamental, até mesmo para não influenciar a resposta. Evite adjetivos e perguntas tendenciosas.

 

3. Atenção às alternativas de respostas

 

Certifique-se de que suas alternativas de resposta cobrem todos os cenários possíveis. Os entrevistados precisam se sentir confortáveis em escolher alguma das opções. Uma boa alternativa é incluir, sempre que necessário, uma alternativa de resposta como “outros” ou “nenhum”.

 

4. Cuidado com perguntas abertas

 

Perguntas abertas, ou seja, aquelas em que o entrevistado escreve  a resposta com suas próprias palavras, podem dar insights interessantes. No entanto, são mais difíceis e trabalhosas de analisar. Por isso, use apenas quando for extremamente necessário.

 

5. Teste o questionário

 

Lembre-se de testar o questionário antes de enviá-lo para os entrevistados. O ideal é que uma outra pessoa, que não participou do processo de criação do questionário, responda às perguntas. Peça para ela comentar se encontrou alguma coisa errada ou se teve alguma dificuldade.

 

Com essas dicas, você já pode criar uma pesquisa de mercado. Para enviá-la para os seus contatos ou para os consumidores de um painel, entre em contato com o Opinion Box ou cadastre-se gratuitamente na nossa plataforma de pesquisa de mercado.

 

Sobre o autor

Daniela Schermann é jornalista e Líder de Marketing do Opinion Box, empresa que oferece soluções inovadoras para pesquisa de mercado online.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *