Como as empresas podem minimizar os impactos ambientais?

3-campanhas-ambientais-para-ser-adotadas-em-sua-empresa

A preocupação ambiental já é uma realidade na vida das pessoas. Afinal, os desastres ambientais e a escassez de recursos naturais fizeram com que iniciativas como a norma ISO 14000 – que visa a redução de carbono – ganhasse força dentro das empresas.

Falando em ISO –> Veja vantagens de implantar o ISO 9001!

Nesse sentido, é importante destacar que as práticas sustentáveis não impactam positivamente apenas a natureza, mas também o âmbito econômico da companhia. Então, além de contribuir com a saúde do planeta, é possível reduzir custos e conquistar clientes.

Em geral, a grande maioria dos consumidores se preocupa com as questões sociais e ambientais. Por isso, nada melhor que minimizar os impactos ambientais e, ao mesmo tempo, construir uma imagem forte e responsável no mercado, não é mesmo?

Sendo assim, que tal entender como as empresas podem minimizar os impactos ambientais? Neste post, listamos 4 práticas sustentáveis para cuidar da saúde do planeta e se tornar uma marca responsável. Continue lendo!

1. Diminua o consumo de descartáveis

Certamente você não sabia que a produção de um copo descartável exige 500 ml de água, certo? Com isso, é muito importante substituir o copo por uma caneca, ou até mesmo por um item biodegradável.

Além de minimizar os resíduos que levam anos para se decompor, diminuir o consumo de descartáveis gera uma série de economias a empresa. Para se ter ideia, uma organização com 200 colaboradores utiliza 60 mil copos ao ano.

Dessa forma, é possível aplicar esse valor em áreas que exigem investimento, bem como o marketing, o departamento de vendas, as finanças, produção de sacola tnt, entre outros.

2. Não desperdice água

De acordo com especialistas, a água pode vir a ser um recurso escasso nas próximas décadas. E, para evitar essa triste realidade, é fundamental evitar o desperdício e conscientizar os colaboradores sobre a utilização da água.

O primeiro passo é avaliar se existem vazamentos, a data da última manutenção do aquecedor de água elétrico ou torneiras defeituosas nas dependências da empresa.

Depois, converse com a equipe sobre o uso consciente da água, como: diminuir o tempo no banho, escovar os dentes com a torneira fechada, reutilizar a água da chuva ou da máquina de lavar, etc.

3. Substitua as lâmpadas

Outra medida sustentável bem importante é a análise das lâmpadas. O ideal é apostar nos itens fluorescentes, uma vez que tem uma vida útil 10 vezes maior que as incandescentes, são mais econômicas e consomem menos energia.

No entanto, se você realmente busca por economia, é recomendável investir nas lâmpadas de LED. Inicialmente, elas podem exigir um investimento maior. Mas, a longo prazo, elas geram uma economia de até 80% na conta de luz.

4. Busque fornecedores que tenham responsabilidade social

Por fim, de nada adianta tornar a sua empresa sustentável se você ainda conta com fornecedores que não se preocupam com a responsabilidade social e ambiental. Então, mude os hábitos e busque parceiros que adotem a mesma causa.

As práticas sustentáveis são fundamentais para preservar a vida e o desenvolvimento das próximas gerações.

Por isso, use os recursos naturais de forma consciente e crie campanhas para transformar os hábitos da equipe, como usar produtos ecológicos, substituir o avcb bombeiros por itens recicláveis, entre outros.

Gostou do nosso post sobre como as empresas podem minimizar os impactos ambientais? Então, compartilhe com os colegas de trabalho e deixe o seu comentário!

Veja também

Leave a Comment