Como conseguir trabalho remoto sendo freelancer

Nos dias atuais, um profissional bem-qualificado não precisa mais se limitar à forma de trabalho padrão, com vínculo empregatício em empresas que oferecem o serviço de sua especialidade.

 

Uma das novas formas de trabalho que se tornou popular com o passar dos anos é o trabalho freelancer, um método profissional que permite que você tenha controle total sobre tempo investido em sua vida no trabalho, familiar e pessoal. Sem a necessidade de estar presente na empresa para realizar seu trabalho, a população vem aderindo aos poucos a esse estilo de vida profissional como fonte principal de renda.

 

Ficou interessado? Confira algumas das nossas dicas sobre o que é ser freelancer e como conseguir encontrar trabalhos remotos, realizados diretamente do conforto de sua casa!

 

O que é um freelancer?

 

O freelancer é qualquer profissional que oferece seus serviços sem necessariamente precisar de um vínculo empregatício com as pessoas que os contratam. Para isso, é necessário apenas ter conhecimento técnico de determinada função e exercer algum trabalho, com a possibilidade de trabalhar sem sair de casa.

 

O profissional freelancer deve saber separar sua vida pessoal do horário que escolhe para trabalhar e, mais do que tudo, ter compromisso e organização para entregar o que foi combinado. É necessário estruturar sua rotina e agenda, evitando ficar sobrecarregado com diversos serviços e trabalhos que precisam ser entregues. A rotina do freelancer precisa organizar seus trabalhos para nunca pegar mais do que é possível entregar, se esgotando física e mentalmente.

 

Como conseguir trabalho remoto sendo freelancer?

 

Conseguir trabalho remoto como freelancer não é nenhum mistério, mas exige organização e esforço. São diversas maneiras, que devem ser analisadas e escolhidas dependendo de suas maiores habilidades e conquistas.

 

  • Networking: divulgue seu trabalho para sua rede de contatos profissional. Deixe todos os indivíduos de sua rede cientes de suas habilidades, pois provavelmente será a primeira opção para qualquer oportunidade de freela que surgir dentro de seu perfil.

 

  • Divulgue seu site ou portfólio: a presença online é necessária para quem deseja conseguir trabalho online. Trabalhe no SEO de seu site para que ele apareça primeiro nos resultados do Google, seja ativo em redes sociais com atualizações de seu trabalho e responda rapidamente seus e-mails.

 

  • Volume de trabalho: participe de concorrências criativas ou produza conteúdo para sites e blogs de sua área, aumentando seu networking e criando oportunidades de parcerias. Um mundo de possibilidades se abre quando você se relaciona com as pessoas corretas.

 

Criando um portfólio

 

Como um novo designer focado em conseguir trabalho, é necessário ter algumas artes prontas para alimentar

como-ser-freelancer

 

Nos dias atuais, o portfólio não deve ser apena um grande conjunto de artes criadas. Ao invés disso, deve ser utilizado para criar um grande resumo de sua personalidade e quem você é. Alguns pontos a serem adicionados:

 

  • Quem você é.
  • Que ferramentas você utiliza.
  • Seus métodos de criação.
  • Suas principais habilidades.

 

Seu portfólio pode ser utilizado para criar toda uma identidade para sua carreira. Ao analisá-lo, o cliente não deve ver apenas o aglomerado de suas criações: deve criar uma opinião sobre você.

 

Quanto cobrar por meus serviços?

 

trabalho-remoto-para-freelancer

 

Um bom conhecimento de mercado é essencial na hora de precificar seus serviços. Caso não tenha noção de valores cobrados por empresas ou outros profissionais freelancers, realize uma pesquisa e compare sua habilidades com a de outros designers que oferecem a mesma função.

 

Tenha em mente um objetivo de renda mensal e calcule quanto vale sua hora de trabalho. Não existe uma fórmula secreta que funcionará com todos os seus clientes. É necessário continuar testando e encontrar o valor ideal para o bolso de seu cliente e que fará você ter algum lucro.

 

Começando a trabalhar como freelancer

 

Alimente seu portfólio participando de plataformas de concorrência criativa! Caso ainda esteja começando nesse tipo de serviço, uma boa maneira de ganhar ritmo é participando de sites de concorrência criativa. Nesse tipo de serviço, você terá acesso a inúmeros clientes dos mais variados tipos e públicos, conviverá com a rotina de prazos e alterações, além de ter a possibilidade de desenvolver suas habilidades para empresas dos mais variados segmentos.

 

Por ser uma competição, caso deseje faturar uma boa quantia, é preciso estar sempre preparado e dedicar seu tempo e habilidade para aperfeiçoar seus serviços. Organização, educação e dedicação, da mesma maneira que em qualquer serviço presencial, são requisitos em qualquer serviço online.

 

Para quem está iniciando na atividade, e que querem ganhar um dinheiro extra ou desejam adotar o trabalho autônomo como um estilo de vida, conheça o WeLancer!

 

O WeLancer foi desenvolvido com o objetivo de oferecer um espaço exclusivo para os designers freelancers terem um portfólio atualizado e, ao mesmo tempo, terem contato com milhares de clientes e jobs.

No WeLancer, você pode criar seu portfólio de design, divulgar suas tarefas, vender e receber por trabalho efetuado. Pode entrar em contato direto com diferentes clientes e apresentar suas propostas, concorrendo com outros profissionais de diferentes localidades.

Mensalmente, são divulgados milhares de projetos. Já foi pago um total superior a R$ 12 milhões aos freelancers cadastrados no site. E a outra grande vantagem é que você se cadastra gratuitamente e já começa a utilizar de todos os serviços oferecidos. O que está esperando? Cadastre agora mesmo seu portfólio de design no WeLancer!

 

Esse post foi escrito por João Cardoso, do Time de Marketing WeLancer.

Veja também

Leave a Comment