Como Criar um Plano de Marketing em 7 passos

 

Faça um auto diagnostico da sua empresa . Se estiver envolvida em uma guerra de preço sem fim, se os seus produtos ou serviços são praticamente iguais aos da concorrência ou se a sua equipe de vendas está desmotivada e desnorteada, está na hora de parar de reagir às ações do mercado e começar a agir. O alinhamento de estratégias e objetivos a partir de um planejamento marketing é um excelente começo.

 

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Alguns passos são importantes para construção de um plano de marketing são eles:

 

1 –  Antes de tudo forme um grupo heterogêneo

 

Com os principais membros de cada área da empresa – que será responsável pela elaboração do plano de marketing, divulgação interna e implantação das ações.

 

2 – Faça a revisão ou definição do propósito do seu negócio

Mesmo que você já tenha um definido, proponha para que os membros repensem os objetivos da sua empresa e juntos, pelo consenso, definam um propósito que represente o motivo pelo qual sua empresa existe.

 

3 – Reavalie ou defina os valores éticos e morais do seu negócio

 

Defina o que a sua empresa respeita e preza, levando em conta seu passado cultural, seu ambiente e principalmente suas crenças. Com este conjunto de valores claramente definidos será possível, por exemplo, contratar ou manter as pessoas mais adequadas aos valores de sua empresa.

 

4 – Análise SWOT

 

Faça uma análise interna de pontos fortes e fracos , olhando ao mercado, defina oportunidades e ameaças para o seu negócio, o que permitirá que todos os envolvidos tenham uma noção clara da situação da empresa, que pode estar em crescimento, em fase de inovação, estagnação ou extinção.

 

5 – Com este conjunto definido, elabore seus objetivos

 

Eles precisam ser ambiciosos, porém realistas, mensuráveis e com prazos pré-determinados. Lembre-se que o planejamento não deve ser estático. Deve ser usado como um instrumento de gestão e nunca colocado na gaveta. Não se esqueça ainda de avaliar continuamente porque sempre serão necessárias mudanças.

 

6 -Defina ações para cada objetivo definido

 

Seja bastante criterioso e realista, defina ações que estejam de acordo com a realidade financeira de sua empresa e, principalmente, que sejam implementáveis, ou seja, que os membros de sua equipe tenham tempo e características necessárias para viabilizá-las.

 

7 – Elabore um cronograma

 

Para todas as ações defina prazos, tanto para início quanto para término e responsáveis.

Planejar é fundamental, porém fazer as ações saírem do papel é o grande desafio. Pela experiência na condução de mais de três dezenas de projetos envolvendo pequenas e médias empresas, não tenho dúvidas de que sai muito mais barato contratar, por um tempo pré-determinado, a experiência de profissionais que, além de proporcionarem uma visão externa, ajudarão a sua empresa a planejar e implantar o que foi sugerido

 

Texto escrito por Alessandro Basile – sócio da AGMKT, Marketing e Comunicação para Pequenas e Médias empresas.

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