Como escolher a melhor hospedagem para o seu site em WordPress

O serviço contratado pode fazer toda a diferença para o funcionamento do seu web site, e-commerce ou blog.

Um site agradável aos olhos, com boa navegabilidade e facilmente intuitivo para o internauta pode ser a chave para o sucesso de qualquer negócio. Seja com a intenção de ser uma loja online, apresentar uma marca, trazer o portfólio profissional ou qual for o objetivo, o web site precisa ser pensado com todo o carinho para atrair o maior número de visitantes possível.

Entre design, opções de menu, rapidez e outros pontos importantes, a escolha da hospedagem não pode passar despercebida na hora da criar seusite. Negligenciar o host que vai determinar todo o futuro do seu portal é um tiro no pé, já que todas as funcionalidades apresentadas são importantes para manter uma boa experiência ao usuário que navegar por lá.

Mas como escolher uma hospedagem de qualidade e garantir que tudo funcione corretamente no site? É bom ficar de olho em algumas características essenciais – e nunca apenas o valor cobrado pelo serviço.

Armazenamento

A quantidade de espaço necessário para armazenamento de arquivos do site varia muito – depende do que você pretende ter no portal e do tamanho dos dados. Por isso, é importante que a hospedagem se adeque ao que você irá ter no seu site.

Empresas com muitos arquivos pesados precisam de mais espaço, então procure um host que ofereça isso. Já quem tem menos necessidade pode economizar e adotar planos mais baratos e com menor armazenamento.

Dentro desse ponto também é interessante descobrir a capacidade de backup diário do serviço. As rotinas de backup são fundamentais para não haver perda de conteúdo conforme se vai atualizando o site. E vale a pena atentar para possíveis cobranças adicionais em caso da necessidade de restauração de um conteúdo antigo.

Velocidade

Nenhum internauta lida bem com lentidão na hora de carregar um site. A taxa de rejeição quando se espera demais para ver o que está tentando acessar é bastante alta, e isso também gera problemas no ranqueamento do Google. O mecanismo de busca tende a desvalorizar o posicionamento de sites que são rejeitados constantemente por conta da demora no carregamento.

A hospedagem não é o único fator que influencia no pagespeed, mas é um deles. Por isso, é sempre determinante contratar um serviço de host com boa velocidade de carregamento. Do contrário, todo seu esforço pode ser em vão, com usuários insatisfeitos e ranking caindo no buscador.

Estabilidade

Assim como sites lentos não são nada atrativos, não conseguir acessar o que quer também causa enorme frustração. Ninguém gosta de digitar o endereço de um portal e ler que a página não está disponível, por isso é sempre bom contar com uma hospedagem que garanta estabilidade do servidor para evitar problemas do tipo.

Essa funcionalidade é conhecida como disponibilidade (ou uptime). É preciso se assegurar que o serviço de hosting contratado ofereça a melhor qualidade em uptime possível. Tudo porque não é só o visitante que não gosta quando isso acontece: o Google também pune no ranqueamento os sites que não entram quando ele testa. Ao escolher o provedor, tenha certeza que a disponibilidade dele é acima de 99% – quando mais perto de 100%, melhor.

Segurança

como-escolher-a-melhor-hospedagem-para-site

Outro fator de enorme importância, é claro, é a segurança que a hospedagem provê ao website. E isso vale tanto para os donos do site quanto para os visitantes. Para quem tem o site, é essencial ter certeza da segurança dos dados, para proteção própria e dos clientes. Atualizações constantes e backups por parte do host são as melhores maneiras de assegurar que estará protegido dos perigos da web.

Também é bom notar alguns outros pontos. Entre eles estão a possibilidade do site apresentar constantemente alertas de vírus e de e-mails relacionados a ele entrarem em blacklists ou listas de spam, ou também por estarem infectados ou apresentarem risco de segurança. Tudo isso afasta internautas e passa uma imagem ruim da marca para o público.

Tráfego

Muitas vezes o limite de tráfego mensal pode passar despercebido. Para quem tem pouco movimento no site não faz diferença, mas existem hosts que estabelecem um número máximo de visitantes por mês, e depois que é alcançado pode cobrar mais por cada acesso novo ou até mesmo tirar o portal do ar. E ambas as opções são ruins. Então é importante checar antes se a hospedagem contratada possui limitação de tráfego e evitar dores de cabeça no futuro.

Suporte

Por fim, o suporte e gerenciamento técnico oferecido após fechar com um serviço faz toda a diferença para quem tem o site. Todos estão sujeitos a problemas, e mesmo os melhores web sites podem funcionar incorretamente vez ou outra. Suportes disponíveis e gerenciamento técnico são fundamentais para que qualquer necessidade seja respondida rapidamente, evitando prejuízos causados por um site fora do ar ou por outras questões de mau funcionamento.

Por isso, se estiver procurando uma hospedagem profissional com todo suporte e garantias de um web site sempre em bom funcionamento fale com a Cronomídia. Lá você encontra todas as funcionalidades mais importantes para um bom servidor e uma hospedagem da maior qualidade. Assim, tanto o site quanto os visitantes estarão sempre em boas mãos e com a melhor experiência possível.

Veja também

Leave a Comment