AS MELHORES DICAS PARA A SUA EMPRESA!

Como estruturar um plano de negócios?

Como estruturar um plano de negócios?

Procurando dicas sobre como estruturar um plano de negócios? Veja neste artigo os 3 passos para colocar tudo no papel hoje mesmo e entenda a importância desta etapa para a sua empresa!

1.     Faça a análise de mercado

 

O passo inicial da estruturação de um plano de negócios é a análise de mercado. Nesta fase, o empreendedor deve questionar quem são seus clientes em potencial, público-alvo, principais concorrentes, diretos e indiretos, e assim por diante.

Deve também listar quem são os seus fornecedores e classificar o mercado em geral, dentro do segmento e área escolhidos.

 

2.     Dê atenção ao planejamento operacional e financeiro

 

Passo que define a retirada dos planos do papel para a realidade, o planejamento operacional e financeiro será responsável por ditar o sucesso ou fracasso do negócio.

Na parte operacional é essencial destacar informações como localização da empresa, quais as necessidades de instalações físicas, ferramentas, equipamentos e assim por diante. Também deve conter quantos funcionários a organização precisará.

Já no planejamento financeiro, fica a obrigatoriedade de conter o valor do capital necessário para abrir a empresa, o montante de giro e a meta de fluxo de caixa para que a empresa se sustente principalmente nos primeiros meses.

3.     Invista em aperfeiçoamento e sempre atualize o plano

 

Por fim, o último passo e dica é estar sempre de olhos bem abertos procurando formas de aperfeiçoar ainda mais o negócio e, quando isso for possível, é essencial lembrar de que o plano de negócios deve ser atualizado.

Hoje em dia, com o advento tecnológico, as empresas têm investido muito na contratação de softwares. Este é um exemplo claro da importância desse terceiro passo.

Pronto para desenvolver seu plano? Ainda com dúvidas sobre como estruturar um plano de negócios do início ao fim? Deixe um comentário e tire suas dúvidas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *