Como fazer o planejamento de Marketing efetivo?

Muitas empresas começam a operação com um plano de negócio mais ou menos estruturado, umas mais, outras menos, e seguem para o plano de marketing.

 

Esse planejamento estratégico é essencial para os departamentos da empresa, principalmente para os setores Marketing, Comercial e Suporte/Atendimento ao cliente, falarem a mesma língua.

 

Isso porque o Planejamento Estratégico ajuda a definir:

 

Muito embora a teoria esteja clara na vida dos gerentes, diretores, coordenadores, nem sempre na prática as Pequenas e Médias empresas (PME´s) conseguem estruturar um planejamento que serve como guia para ações e caminhos a serem traçados para atingirem suas metas.

 

Muitas vezes o plano começa a ser aplicado sem uma estrutura de processos e monitoramento, o que acaba passando a sensação de que esse planejamento não funcionou, não gerou resultados positivos.

 

Isso acontece porque ainda esse trabalho consome muitas horas produtivas operacionais focadas na própria empresa.

 

Há mesmo uma necessidade que consome muito tempo dos diretores, precisa de colaboração de equipes, que nem sempre conversam, feedbacks de clientes, que nem sempre são ouvidos, fluxos e estruturas que PRECISAM ser montadas.

 

São tantas “necessidades” que ao longo dos anos essa prática, antes realizada (no começo da empresa), acaba sendo esquecida e nunca mais revisada.

 

E quando não temos dados, não revisamos, desistimos de refazer e revisitar o plano de ações e até mesmo o posicionamento da empresa, deixamos de validar feedbacks poderosos – seja por validação de números – BATEU OU NÃO A META, – seja através de gargalos operacionais.

 

Temos que reconhecer e validar isso com as empresas mais valiosas do mundo, que o Planejamento Estratégico NÃO são horas consumidas em vão, são horas essenciais que as empresas deveriam valorizar muito.

 

Quantas vezes você:

 

1 – Refletiu que precisa de revisitar seu PLANO ESTRATÉGICO DE MARKETING, mas nunca conseguiu sentar para fazer isso?

2 – Desanimou porque acha que está defasado?

3 – Nem sabem por onde começar….?

 

Qual das opções acima você escolheria?

 

Nós identificamos que muitos de nossos clientes desanimam de estruturar um plano por  terem muitas dificuldades em direcionar a verba de marketing.

 

Entendem que o plano acaba sendo complicado, não é facilmente aplicável, pois não têm uma consultoria que consiga direcionar quanto do dinheiro da empresa deve ser direcionado para ações de marketing.

 

Se esse é o seu caso, para te ajudar nesse processo, oferecemos gratuitamente uma assessoria para você estabelecer um orçamento destinado ao marketing da sua empresa.

 

Então,  COMO FAZER UM PLANO DE MARKETING efetivo para realmente sair com um cronograma eu um plano de ações aplicáveis?

 

A primeira dica que eu dou é: SEJA O MAIS REALISTA POSSÍVEL!

 

Não tenha medo de recolher feedbacks, mesmo que sejam extremamente negativos, encare-os como construtivos.

 

Abra as portas e a cabeça, recolha o que seus funcionários trazem de insights e visão de empresa, escute o que seus clientes estão falando sobre sua empresa, serviço ou produto.

 

Tire o romantismo quando fizer a Matriz SWOT, tenha dados reais.

 

Entenda a diferença entre Imagem e Reputação e conheça a fundo o seu cliente.

Saiba exatamente as necessidades deles.

 

Junte todas as informações e comece pelo começo: Ajustando gargalos, trabalhando o  posicionamento da sua marca, engajando com seus potenciais clientes, vendendo e trabalhando o pós-vendas!

 

Um planejamento pode ser muito longo, pode ter muita informação inútil ou pode faltar informação atual, que poderá fazer muita falta da hora de decidir pela estratégia A ao invés da B.

 

Como a NTP Estratégias Digitais atende clientes há mais de 10 anos, sabemos exatamente como eles se sentem quando perguntamos sobre o planejamento estratégico, muitas vezes o sentimento é de frustração.

 

Pois, além das implicações acima, muitos deles NÃO são da área de marketing e não sabem muito bem por onde começar.

 

Por isso desenvolvemos um TEMPLATE DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING DIGITAL que nos ajuda muito a entender todas as deficiências e oportunidades de nossos clientes e a traçar um PLANO DE AÇÕES que seja realizável, mensurável, inteligente e específico.

 

Baixe aqui o template de Planejamento Estratégico de Marketing Digital e Transforme sua empresa para 2019 seja o melhor ano de todos. Ainda dá tempo!

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