Como fazer pesquisa de palavras-chave eficiente e atrair visitantes no site da sua empresa

Para muitos empresários, a internet causa uma falsa sensação de que é fácil atrair público-alvo o site da empresa. Mas quando lança um novo site, em poucos meses pode perceber que não basta publicar um site, mas é necessário realizar diversas ações de marketing digital para atrair usuários qualificados.

O passo mais importante é encontrar palavras-chave que realmente são utilizadas pelos usuários do Google, o buscador mais usado no Brasil. Acredite, boa parte dos empresários, envolvidos com o negócio, imaginam termos de pesquisas comuns no segmento, mas os clientes têm dezenas ou até centenas de maneiras de realizar pesquisa de produtos e serviços.

Esse artigo tem como proposta esclarecer como realizar pesquisa de palavras-chave de maneira qualitativa, que auxiliam nos processos de desenvolvimento de site da empresa, como descrições de produtos e serviços, postagens no blog corporativo, otimizações de sites (SEO), estratégias de Inbound Marketing e links patrocinados.

 

Limitações do planejador de palavras-chave da ferramenta AdWords

 

 

Em setembro de 2016, a Google passou a limitar as informações para consultas de palavras-chave na Ferramenta Planejador. Antes, era possível saber com exatidão a média de buscas solicitadas para cada palavra-chave. Atualmente, somente campanhas AdWords com investimentos ativos que as informações são exatas, para contas AdWords sem campanhas ativas, os dados são relativos. A Google justifica que essa limitação foi necessária para dificultar ações de robôs, mas o fato é que pequenas empresas que utilizam exclusivamente essa ferramenta para entender como as pessoas procuram os produtos e serviços ofertados por elas, logo se viram em uma situação difícil.

Exemplo de informações métricas para contas sem investimentos e campanhas inativas.

 

pesquisa-de-palavra-chave

 

Repare que os números são relativos. Dizer que uma determinada palavra-chave tem volume de busca mensal entre 10 mil à 100 mil é muito relativo para as estratégias de marketing de busca.

Exemplo de informações métricas para contas com investimentos nas campanhas de AdWords, campanhas ativas.

 

Os dados sobre volumes de buscas mensais são mais precisos e claros, o que contribui para as estratégias de marketing digital e escolha das melhores palavras-chave para atrair usuários no site da sua empresa.

Mas e se por motivos econômicos e estratégicos não tiver investimentos no AdWords, como pesquisar as melhores palavras-chave que os usuários usam para encontrar os produtos e serviços ofertados pela a sua empresa?

Há outras soluções ótimas para contornar essa situação.

 

SEM Rush

 

Trata-se de uma das mais conhecidas ferramentas de marketing digital do mundo, capaz de verificar comportamento dos concorrentes e tendências de buscas. Boa parte dos dados são exibidas do banco de dados da Google.

Apesar de ser possível usar a ferramenta gratuitamente, há muitas limitações, como limite de palavras-chave, de dados e consultas diárias. Recomenda-se assinar no mínimo o plano mais básico da SEM Rush para gerar relatórios completos.

 

atrair-visitantes

 

Interessante notar que a ferramenta exibe tendências de buscas nos últimos meses, palavras relacionadas e sugestões de termos, todos com dados métricos importantes para as estratégias do marketing de busca.

Sem dúvidas, é uma solução confiável para continuar a acompanhar e pesquisar as tendências de buscas.

 

Keyword IO

 

É uma ferramenta que em parte tem integração com a Google e é capaz de exibir palavras relacionadas que o Google compreende que as pessoas também utilizam para as mesmas intenções de pesquisas. É ideal para quem não tiver ideia alguma sobre como potenciais clientes procuram os produtos e serviços da empresa.

A listagem gerada pode ser inserida e validada na SEM Rush para obter métricas mais confiáveis.

A versão gratuita oferece todas as palavras-chave e é possível baixa-las. Na versão paga da ferramenta, exibe métricas importantes que podem facilitar nas análises de marketing.

 

atrair-visitantes

 

Essas são as duas melhores soluções para pesquisar por palavras-chave de qualidade para o seu negócio e assim atrair visitantes qualificados para o site da sua empresa, sem obrigatoriamente ter investimentos no AdWords para depender do Planejador de Palavras Chave da Google. Afinal, conhecer o público-alvo do seu negócio é o primeiro passo importante, ainda mais quando o assunto é marketing de busca.

 

Sobre o autor:

Paulo Auguto Sebin – jornalista, desde 2010 atuante em marketing de busca com especialização em SEO (Otimização de Sites para Mecanismos de Buscas). Realizou projetos digitais para grandes marcas. Já atuou em assessoria de imprensa e jornal impresso.

LinkedIn – https://br.linkedin.com/in/paulosebin

Site: http://www.paulosebin.com.br

 

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One Thought to “Como fazer pesquisa de palavras-chave eficiente e atrair visitantes no site da sua empresa”

  1. Excelente artigo! As palavras-chave são a alma do SEO! Sucesso!

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