Como Fazer Um Planejamento De Marketing Digital

Conheça os 5 elementos que não podem faltar no seu plano de marketing

 

Dar início a um negócio e utilizar todo o potencial da internet a favor da sua empresa parece ser fácil.

Mas aí vem muitas dúvidas, e a muitos acabam desistindo por não saber por onde começar.

Já outros acabam fracassando por não terem um plano de marketing digital.

Por isso que é fundamental investir um certo tempo para tratar deste assunto.

 

Neste post vamos te ajudar, dando um norte nos 5 itens que precisam está bem alinhados em seu planejamento de marketing digital.

Pronto para começar?

 

A PESQUISA

 

É aqui que começa o seu planejamento de marketing, pois é a pesquisa que irá apontar os caminhos para a sua comunicação.

Nesse momento é que você irá utilizar as informações sobre as metas do seu negócio , caso ainda você não tenha definido claramente suas metas ou não sabe como definir, sugerimos que você veja este post, pois já abordamos este assunto.

Também na pesquisa é preciso saber o cenário que sua empresa atua, colhendo informações a respeito de como as pessoas enxergam sua empresa, produto ou serviço na internet.

 

Você precisará descobrir informações a respeito da concorrência e qual o espaço dela na internet, sabendo o que elas fazem na rede, descobrindo oportunidades,além de evitar que o conteúdo não vai ser igual para o seu público-alvo.

É na pesquisa que será preciso descobrir e identificar o seu público, criando uma persona ou avatar.

Avatar ou persona, nada mais é que a representação do seu cliente ideal.

Desta forma será possível personalizar a linguagem que melhor se adéqua ao universo dessas pessoas.

 

O PLANO DE AÇÃO

 

Após ter feito a pesquisa, e hora de colocar em prática o plano de ação.

Nesta etapa que será definido o tipo de conteúdo, a mensagem e todo o material de marketing que será levado ao público-alvo.

 

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Também é no plano de ação que precisa ser definido quais canais ou ferramentas serão utilizadas para que seu conteúdo* chegue até o seu público.

 

AS FERRAMENTAS DE MARKETING

 

Um aspecto interessante que é importante ser destacado, é que cada ferramenta tem sua especialidade na entrega do conteúdo* e também no alcance do público-alvo.

Por isso que um dos pontos fundamentais é a escolha das ferramentas de marketing certas com base plano de ação que foi definido anteriormente.

 

Exemplo de algumas ferramentas e canais de marketing:

 

Ferramentas de links patrocinados:

Google AdWords

Facebook / Instagram ADS

Linkedin ADS

Bing ADS

 

Redes sociais e outros canais:

Facebook

Youtube

Instagram

Linkedin

Twitter

Pinterest

Blogs

 

Ferramentas de estrutura:

Website

Blog

Landing Page

Squeeze Page

E-commerce

 

O entendimento das características das ferramentas é fundamental para o sucesso das campanhas de marketing digital.

 

O CRONOGRAMA

 

A etapa da preparação do cronograma do planejamento do marketing digital, é de extrema importância.

Com ele será possível fazer o controle das ações, frequência de atualizações e os pontos de análises (checkpoints) e seus devidos ajustes.

No cronograma também é possível fazer os controle dos recursos e do orçamento utilizados em sua campanha de marketing digital.

Nós aqui do Studio Silver – Agência de marketing utilizamos o um planilha feita por nós mesmo no Google Docs.

Mas se você quer uma ferramenta mais moderna para melhorar o processo, recomendamos que utilize o Microsoft Project .

 

O MONITORAMENTO

 

Com os dados da pesquisa, com plano de ação, as ferramentas de marketing corretas e seguindo o cronograma para acompanhar as ações.

É preciso também monitorar os resultados.


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Alguns itens básicos que você precisa monitora:

  • Número de visitas no site;
  • Páginas mais acessadas;
  • Origem da cada visita;
  • Compra, aquisição do produto ou serviço;
  • Taxa de cadastro realizado (Caso esteja em uma estratégia de coleta de leads);
  • Entre outras informações.

A ferramenta que irá auxiliar nesta tarefa é o serviço gratuito do Google, o Google Analytics conhecido também como GA.

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado a dar um norte a como fazer  planejamento de marketing.

Fica aqui um forte abraço, e se você tem alguma dúvida sobre marketing digital deixe aí nos comentário que teremos o prazer em responder.

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2 Thoughts to “Como Fazer Um Planejamento De Marketing Digital”

  1. […] Estratégias de marketing digital são primordiais para muitos negócios, mas são especialmente essenciais para profissionais liberais como dentistas, arquitetos, terapeutas, advogados, etc. […]

  2. […] É sempre válido contar com a ajuda certa nessa área. Isso significa trazer uma agência de planejamento de marketing digital para trabalhar com você e garantir os melhores resultados […]

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