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Como Fidelizar Clientes: 5 Pontos Fundamentais (+Dica Bônus)

Como Fidelizar Clientes: 5 Pontos Fundamentais (+Dica Bônus)

Um dos principais objetivos da maioria das empresas é fidelizar clientes, isto é, ter consumidores que compram da marca com uma certa regularidade e que defendem/recomendam-na para outras pessoas.

No entanto, nem todas as organizações conseguem isso ou não sabem como alcançar este objetivo.

Por isso, para te ajudar, nós separamos para você os 5 pontos fundamentais para fidelizar clientes!

Com eles, a sua empresa terá muito mais chances de ter consumidores fiéis à sua marca. Veja!


5 pontos fundamentais para fidelizar clientes

Se a sua empresa vende um produto ou um serviço e entrega ao consumidor aquilo que foi acordado, consegue resolver o problema dele sem cometer erros, gerar estresse e outros tipos de complicações, é claro que ele ficará satisfeito e poderá se tornar um cliente fiel.

A qualidade é o ponto de partida quando se fala em fidelização. Mas não só isso, ter um preço justo, cumprir prazos e estabelecer um relacionamento de confiança com a clientela também são aspectos fundamentais.

E para aumentar as suas chances de fidelizar clientes, é importantíssimo que você se atente aos seguintes pontos:


1. Conheça muito bem o seu público

O primeiro ponto para você fidelizar clientes é conhecer muito bem o seu público, afinal, você precisa saber o que ele deseja, quais são suas dores, suas preocupações e suas características (idade, sexo, classe social, hábitos de consumo, etc.).

Dessa forma, com todas essas informações bem alinhadas, a sua abordagem torna-se muito mais assertiva e eficiente!

Você precisa entender as necessidades dos seus clientes e entregar aquilo que eles precisam. Esse é o ponto.


2. Forneça sempre um atendimento de qualidade

É importante que você tenha em mente o seguinte: o cliente é a prioridade, portanto, atenda-o como ele gostaria de ser atendido.

Todo mundo que compra um produto ou contrata um serviço, espera que o atendimento da empresa seja de qualidade.

Por isso, é de suma importância que você e todos os colaboradores da sua organização, ofereçam sempre o melhor atendimento, isto é, um atendimento de qualidade, personalizado, humanizado e que de fato ajude os consumidores.

Não seja inconveniente e invasivo, respeite o espaço dos clientes e sempre os trate com muita educação e ética, seja presencialmente, por telefone ou por meios digitais.

Além disso, valorize os feedbacks da clientela. Ouça com atenção o que eles têm a dizer. Veja onde está acertando e onde precisa melhorar.

Comunique-se com seus consumidores de maneira clara e objetiva e mostre que a opinião deles importa.

E mesmo após fechar uma venda, um serviço, não pense que o atendimento acabou. Trabalhe o seu pós-venda também e invista em pesquisas de satisfação.

Mostre interesse em saber, realmente, o que a pessoa achou sobre o produto ou serviço que a sua empresa oferece.

Assim você saberá o que agradou e se ficou devendo em algum ponto.


3. Invista em programas de fidelidade

 

Já que estamos falando sobre fidelizar clientes, é claro que uma boa estratégia para você adotar em sua empresa são os programas de fidelidade, afinal, eles proporcionam aos clientes vantagens, benefícios e recompensas que os atrai para serem fiéis a sua marca.

Podem ser cupons de descontos progressivos (que aumentam conforme a pessoa compra mais), ofertas especiais, prêmios, lançamentos antecipados, conteúdos exclusivos e brindes – e isso nos leva diretamente ao próximo tópico.


4. Dê brindes

Outro ponto importante que ajuda na fidelização de clientes é dar brindes, afinal, quem não gosta de ganhar um “mimo”?

E para isso, você nem precisa gastar rios de dinheiro. Basta definir uma boa estratégia e escolher aqueles clientes que vão receber o presente, até porque, dependendo da quantidade de consumidores que você tem, não dá para dar um brinde a todo mundo.

Além do mais, o mercado de brindes é bastante amplo e com certeza alguma opção vai funcionar para a sua empresa.

Por exemplo, você pode dar canecas, calendários, copos personalizados, pen drives, blocos de notas, chaveiros, canetas e muito mais!

Use e abuse da criatividade. E como os brindes podem ser customizados, você pode colocar neles algo que remeta a sua empresa, como o logo, o endereço, o site ou o telefone.

Dessa forma, quando as pessoas forem utilizar o presente, sempre verão algo que lembre da sua marca – o que faz com que elas não a esqueçam.


5. Foque na experiência do consumidor

Seja em uma loja física ou no ambiente digital, a experiência do consumidor precisa ser a melhor possível. A sua empresa precisa encantá-lo e precisa gerar valor.

Assim, os clientes sentem-se satisfeitos, respeitados e valorizados, de modo que queiram voltar mais vezes e indicar a empresa para outras pessoas.

Por isso, é de suma importância que a sua organização saiba trabalhar a experiência do consumidor, saiba proporcionar aos compradores uma experiência única, agradável, fluida e sem erros e dores de cabeça.


Dica bônus: depoimentos

Por fim, separamos uma dica bônus e que também vai te ajudar a fidelizar clientes: os depoimentos.

Se a sua empresa presta um serviço de qualidade e vende bons produtos, cada vez mais haverá clientes felizes e satisfeitos.

Sendo assim, você pode aproveitar essa situação para pedir depoimentos a eles, de modo a utilizá-los em seu site e redes sociais, por exemplo. Pode ser por meio de texto ou vídeo.

E sabe por quê? Porque esses testemunhos geram credibilidade, mostram que a marca é querida pelos consumidores e que é de confiança.

Imagine o seguinte cenário: você está em busca de eletricista para a sua casa e faz uma busca na internet. Dois sites, muito parecidos em questão de estrutura, chamam a sua atenção.

Porém, somente em um deles há depoimentos de clientes. E esses depoimentos são todos positivos, eles falam sobre a qualidade do serviço e a agilidade dos profissionais.

Pois então, a tendência é optar por essa empresa, certo? Afinal, diversas pessoas já comprovaram que o serviço é bom.

Por isso que ter depoimentos é também uma ação importante para fidelizar clientes!

Agora você já sabe o que precisa fazer para alcançar a tão sonhada fidelização de clientes.

Então, não espere mais tempo, coloque já em prática as dicas abordadas neste artigo e, com o passar do tempo, você verá os ótimos resultados que a sua empresa terá!

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