Como integrar Marketing e Vendas

Não é de hoje que as equipes de marketing e vendas de muitas empresas têm reputação de não se darem bem. Mesmo trabalhando para o mesmo objetivo, geralmente essas duas equipes têm dificuldades em trabalharem juntas.

O problema é que essa falta de sintonia entre as duas equipes pode gerar métricas falsas, perda de leads e falta de impulsionamento no negócio.

Ok, mas como consertar isso?

Bom, existem alguns meios de fazer essa integração acontecer. Veja algumas ideias para unir Marketing e Vendas em uma empresa:

 

Não crie times

como-integrar-makrketing-com-vendas

Quando times são criados, a rivalidade irá aparecer uma hora ou outra. Todos têm uma função específica, mas devem trabalhar juntos para um objetivo em comum.

 

Faça reuniões sobre os “Ciclos de compreensão”

 

Os ciclos podem ser qualquer coisa – desde mudanças sazonais e feriados, até recessões econômicas ou picos.

Para vendedores, os ciclos afetam diretamente as tarefas e os resultados do dia a dia. Por exemplo, as empresas do setor varejista têm altas vendas durante a temporada de fim de ano. No entanto, eles sabem que esses números mudarão quando, em janeiro, os consumidores pararem de comprar.

 

marketing-vendas

 

O marketing, por outro lado, já tem uma boa previsão do que irá acontecer ao longo do ano.  A maioria das equipes de marketing estão cheias de informações em gráficos e estatísticas, então eles são capazes de entender as tendências antes mesmo de ocorrerem.

Essa é outra oportunidade de unir Marketing e Vendas! É preciso usar os recursos de Marketing em conjunto com a experiência das Vendas para criar um plano para lidar eficazmente com os ciclos do ano.

Alinhe a visão de persona

 

A persona existe para que todas as ações da empresa sejam voltadas para ela. Então é preciso que as duas equipes estejam cientes das suas características. O ideal é fazer reuniões periódicas para que ela esteja sempre atualizada e clara, assim a geração de conteúdo para o marketing também fica mais simples.

 

Deixe claro de quem é qual lead

 

É muito comum que leads sejam perdidos por não terem um processo de nutrição eficiente ou por serem encaminhados antes do tempo para as vendas. Por isso é preciso definir a partir de que momento um lead deve ser encaminhado até as vendas. Enquanto isso, o marketing deve fazer a nutrição de forma eficiente para qualifica-los.

 

O Marketing é quem deve apresentar a identidade da marca para as Vendas

 

A identidade da marca desempenha um papel importante na promoção das vendas, mais até do que o melhor vendedor da equipe pode fazer.A identidade da marca é a razão pela qual subconscientemente escolhemos certos produtos e serviços do que outros.

É crucial que os vendedores entendam a cultura e a marca da empresa que muitas vezes são criadas pelo marketing. Desta forma, ao vender, a utilização de palavras-chave pode relacionar vendedores individuais com toda a cultura e identidade da empresa.

 

Por que essa integração é tão importante?

 

integracao-mkt-vendas

Nos últimos anos as funções de marketing e vendas se comportaram como uma equipe de revezamento, sempre tentando descobrir como passar o bastão (liderar) entre eles sem deixá-lo cair.

O comprador evoluiu e sua jornada de compras continuará a evoluir. Para que possamos ser bem-sucedidos, precisamos descobrir de forma colaborativa como influenciar o comprador ao longo de sua jornada. Tornar-se uma equipe de revezamento mais rápida provavelmente não fará isso funcionar.

Talvez a melhor analogia para o nosso futuro seja que o Marketing e as Vendas se comportem como uma equipe de futebol composta por jogadores com diferentes papéis e habilidades diferentes, mas todos com o mesmo objetivo. Eles passam a bola perfeitamente de um lado para o outro entre os membros da equipe até acertarem no gol.

Veja também

Leave a Comment