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Como liderar equipes grandes: 6 hábitos eficientes

Como liderar equipes grandes: 6 hábitos eficientes

Saber como liderar equipes grandes é um conhecimento muito importante para quem tem planos de carreira ambiciosos, que o levarão a comandar times bem grandes de colaboradores em uma empresa de alto nível e com muitas tarefas. No entanto, é fato que não é fácil comandar um grande time de profissionais. Quanto mais gente na sua equipe, mais complicado será gerenciar todas as atividades.

 

Atualmente, o caminho de promoção de um profissional leva, inevitavelmente, a uma posição de liderança, ou seja: há um certo limite de até onde é possível crescer do ponto de vista técnico. Acima disso, apenas posições de liderança e gerência de times estão disponíveis. Quanto mais se cresce, maior é o time que você terá de liderar, especialmente em ambientes de fábrica ou grandes empresas.

 

Quer saber como liderar equipes grandes? Então veja alguns passos abaixo!

 

Como liderar equipes grandes em 6 passos

 

1. Confie em fornecedores

Toda empresa precisa de insumos para trabalhar. Desde um supermercado, que precisa comprar vários produtos de empresas como a Visual Super para montar seus cartazes, até escritórios de contabilidade, que precisarão de papéis, canetas e tintas de impressora.

 

Por isso, é importante que você tenha fornecedores de confiança para que os seus times possam fazer o trabalho que foi designado a eles. Afinal, pense da seguinte forma: se um fornecedor falhar, então o trabalho de todas aquelas pessoas fica comprometido e pode gerar problemas em toda a escala de trabalho montada.

 

2. Faça terapia

Você tem problemas para liderar? Então saiba que, de acordo com a psicologia, pode ser que você tenha algum tipo de trauma na infância, mais especificamente na maneira como os seus pais lidaram com você. Pelo menos é o que afirmam os especialistas em psicologia da Universidade de Tecnologia de Queensland.

 

Diante disso, é importante que você entenda a importância de fazer uma terapia para se acostumar com o peso da responsabilidade de liderar um time grande. Mesmo que você não tenha tido problemas na infância e lidere naturalmente os seus colegas, trabalhar com um time grande é receber uma carga enorme de pressão, ansiedade e nervosismo. Afinal, um erro pode gerar um problema em escala enorme na sua empresa.

 

Portanto, é importante fazer uma terapia para processar esses sentimentos e não deixar que o seu emocional entre no meio do seu processo de decisões, garantindo que você fará a melhor escolha para seu negócio.

 

3. Aprenda a identificar a força e fraqueza do seu time

Um time é composto por vários membros. Por isso, ele tem o potencial combinado de todas aquelas pessoas, o que gera uma configuração específica de pontos positivos (forças) e pontos negativos (fraquezas). 

 

É importante que você saiba como identificar quais são as forças e as fraquezas do seu time, incluindo as variações por parte de horários e turnos de trabalho. Isso permitirá que você possa designar adequadamente as tarefas para os colaboradores, bem como entender onde precisa contratar mais ou menos, qual tipo de perfil deve ser contratado e por aí vai.

 

4. Mapeie desafios do seu time

Um dos papéis do líder é estar de olho no caminho futuro, enquanto o time fica focado nos desafios de cada dia. Por isso, é importante que você mapeie bem o seu time e os desafios que virão pela frente, de modo a poder resolvê-los da melhor forma possível.

Por exemplo, suponha que a sua empresa quer expandir a produção. Isso significa que será preciso aumentar o ritmo de produção e a produtividade do seu time. Como isso pode ser feito? Com tecnologia, com novos membros no time ou com uma rotina de produção nova? Sabendo como mapear tudo isso, você poderá traçar ações para que o seu time esteja preparado para resolver esses problemas.

 

5. Faça avaliações constantes de capacidades

Para fazer uma boa gestão do seu time, especialmente com grandes quantidades de colaboradores, é importante ter uma visão atualizada da capacidade deles. Por isso, é necessário fazer avaliações constantes.

Apenas essas avaliações poderão entregar dados importantes como a sazonalidade do desempenho dos seus profissionais, bem como as necessidades que precisam ser supridas. Inclusive quais cursos e treinamentos eles devem receber. 

 

6. Domine técnicas de motivação

Por fim, lembre-se que é necessário motivar o seu time para que ele possa performar em um bom nível. No entanto, a motivação em larga escala não funciona da mesma forma que em pequena escala.

 

É importante entender como oferecer uma recompensa que realmente seja útil ao time, seja em termos financeiros, seja em termos de bônus que a empresa pode ofertar. Além disso, estabeleça ações que possam ajudar a aumentar a motivação em larga escala, como palestras e eventos especiais.

 

Esses são os principais passos para quem quer aprender como liderar grandes times no mercado de trabalho atual. Lembre-se de que o papel de um líder é conduzir o time a enfrentar os desafios corporativos que eles terão nos próximos tempos. Cada membro da sua equipe está absorto em suas responsabilidades de trabalho, mas é você quem tem a visão global e sabe como conduzir cada obstáculo.

 

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