Como o IPaas pode transformar a indústria

IPass

As organizações industriais estão começando a dar uma maior velocidade a transformação digital aplicando novas tecnologias.

As tecnologias da indústria 4.0, como inteligência artificial (IA), análise, nuvem (cloud), Internet das Coisas (IOT), aprendizado de máquina (machine learning), robótica e dispositivos móveis (Apps), têm o potencial de conectar bilhões de pessoas entre si com máquinas inteligentes, quantidades inimagináveis ​​de dados e a integração e o tratamento dos mesmos, é um dos desafios que as novas tecnologias têm de a lidar.

Como a integração de dados pode solucionar problemas?

A integração de dados dá a um grupo maior de profissionais de TI modos para identificar e solucionar problemas. Sua área de Tecnologia da Informação, agora pode prever e monitorar a qualidade do processo e se for necessário fazer alterações em regras específicas de negócio.

Os dados digitalizados facilitam a colaboração não apenas em um projeto ou de um E-commerce, mas em várias outras aplicações (app) da indústria. Muitos fabricantes produzem produtos similares em instalações separadas, resultando em um risco de que a separação física possa impedir a comunicação efetiva ou a construção de um estoque único encarecendo um produto. 

O IPaaS como solução

Tecnologias como, iPaaS (Integration Platform as a Service) ou plataforma de integração de sistemas como serviço, tem sido utilizado para integrar processos de industrialização, ou seja, uma solução em nuvem na qual os usuários podem desenvolver fluxos de integração que conectam aplicações cloud, SaaS ou on-premise. Em seguida, fazer o deploy sem precisar instalar localmente e isso está impulsionando a transformação digital da indústria.

Com o iPaaS você possui conectores já prontos e caso tenha sistemas ligados ao desenvolvimento das equipes de Ti desses conectores, são feitos de forma rápida e simplificada, por isso aplicativos como o Product Lifecycle Management (PLM) podem operar mais eficientemente com vários outros sistemas, como Enterprise Resource Planning (ERP), Manufacturing Execution Systems (MES), Warehouse Management System (WMS) e com  E-commerces,  a combinação desses Apps permite que todos os sistemas de uma organização se comuniquem e otimizem a produção e ajudem a levar uma maior qualidade ao cliente.  

Por isso, integração de dados é considerada uma das partes mais importantes da Indústria, pois agora os sistemas estão expandindo para coletar dados incluindo informações detalhadas sobre etapa do processo de produção, fabricação, inspeção e entrega, seja para uma loja de varejo ou até vendendo para o cliente final.

Com essas integrações os sistemas da área de produção evoluíram para fornecer informações e recomendações sobre o processo de produção, um cenário interessante é um cliente personalizando um produto em um E-commerce, e ir acompanhando através de logs da sua confecção até a entrega.

 

 

Este texto foi escrito por Mauro Nascimento da Wevo

A tecnologia está mudando o mundo e tive a sorte de participar dessa evolução nos últimos  20 anos em várias funções da área de TI, ajudando grandes clientes em projetos de integração (EDI, iPaaS , SaaS, Webservices, APIs, Banco de dados).

Sou Apaixonado por ajudar empresas e organizações a melhorar seus processos e aumentar os níveis de produtividade.

Veja também

Leave a Comment