Como o marketing digital pode contribuir para previsibilidade das vendas

Investir em estratégias e ferramentas voltadas com exclusividade ao ambiente digital é não só um diferencial, como uma obrigação para empresas de todos os portes que buscam visibilidade e credibilidade em seus segmentos de atuação.

Investimentos baixos e altíssimo poder de alcance são os grandes diferenciais do marketing digital, ferramenta de grande poder na marcação de território e realização de grandes negociações.

Não à toa, entre suas principais vantagens estão a publicidade de baixo custo, expansão de negócios, atualização de portfólio, vantagem competitiva, visibilidade geográfica expandida e criação de vínculos e relacionamentos diretos com os clientes.

Neste sentido vale ainda destacar a mudança de hábito de compra das pessoas, que cada vez mais priorizam a compra na internet. Isso é o que o mostra a pesquisa Total Retail 2017, que apontou que 63% dos consumidores brasileiros preferem pesquisar na internet pelo melhor custo x benefício antes de finalizarem suas compras.

Pensando nestes aspectos, separamos neste artigo tudo sobre a estratégia, suas vantagens e dicas de como aumentar as vendas com o marketing digital.

Vamos lá?

 

Antes de tudo: O que é Marketing Digital?

 

Marketing digital consiste em um conjunto de ações e estratégias que visam a promoção de uma marca ou empresa no ambiente digital.

A principal diferença entre o marketing digital e o marketing tradicional está no uso de métodos e canais online nas estratégias, que possibilitam não só maior visibilidade do público-alvo como também melhor análise de métricas e resultados.

Seu principal objetivo é possibilitar um melhor relacionamento entre a marca e seu consumidor, por meio de estratégias que conheceremos a seguir.

Entendido o que é marketing digital, vamos continuar.

 

Quais as vantagens de investir nele para aumentar as suas vendas?

 

Após compreender o que é marketing digital, você deve estar pensando: mas afinal, quais são as vantagens ao investir no mesmo para aumentar as vendas da minha marca?

A seguir, confira 5 tópicos de como aumentar as vendas com o marketing digital.

 

1. É fácil de ser mensurável

 

Uma das mais interessantes vantagens do marketing digital está em sua possibilidade de acompanhamento de resultados e métricas.

E a razão é compreensível: tudo na internet pode ser mensurado, medido e transformado em KPIs (Indicadores Chave de Desempenho).

A mensuração no marketing digital se torna possível graças as ferramentas de web analytics e monitoramento, que auxiliam a marca e empresa a entenderem aonde estão e para onde devem direcionar suas próximas campanhas e estratégias rumo ao crescimento.

Além disso, a mensuração ajuda a compreender se as estratégias estão surtindo efeito (ou seja, se estão sendo bem executadas) e se possibilitam um ROI (retorno sobre investimento) agradável.

 

2. Pode-se começar com um investimento baixo

 

O marketing digital tem o diferencial de ser implementado e acompanhado com baixo investimento – principalmente quando em comparação as principais estratégias do marketing tradicional, como é o caso de comerciais para mídia televisiva, por exemplo.

Em tempos de incerteza econômica, o marketing digital permite que campanhas e ações sejam flexibilizadas, tornando-se mais em conta sem que a visibilidade ou qualidade sejam características deixadas de lado.

As possibilidades oferecidas pela estratégia são diversas, o que faz com que atingir os objetivos esperados pela empresa com orçamentos mais enxutos seja totalmente possível.

 

3. Dá autoridade para a marca

 

Ao investir em marketing digital a marca ganha muito mais autoridade.

Um dos aspectos que torna isso possível é a aposta em estratégias de inbound marketing.Ao criar conteúdo sobre o seu segmento de atuação a marca mostra que realmente o domina, tornando-se uma referência sobre ele na internet.

Vamos imaginar um exemplo: uma loja de suplementos alimentares que mantêm as redes sociais, blog e demais páginas atualizadas com conteúdo sobre emagrecimento e ganho de massa muscular. Ela mostra que domina não só a venda de suplementos por si só, mas especialmente, a forma como devem ser consumidos considerando as necessidades de cada um.

 

4. A comunicação é mais assertiva

 

Com marketing digital a comunicação entre a marca e seu público-alvo também se torna muito mais assertiva, visto que as estratégias e ações são desenvolvidas pensando nele com exclusividade.

Obviamente a comunicação assertiva acaba refletindo ainda em uma forma de como aumentar as vendas com o marketing digital.

Isso porque dessa forma o indivíduo sente que aquela estratégia ou conteúdo foi desenvolvido para ele (e realmente foi). Com essa confiança, as chances de que ele venha a consumir os produtos ou serviços oferecidos pela sua marca se tornam muito maiores.

 

5. Ele ajuda a aumentar a receita da empresa

 

Com baixo investimento e ótimos resultados em vendas o marketing digital possibilita ainda resultados impressionantes quando o assunto é aumento de receita da empresa.

Como?

Por meio de produção de conteúdo em redes sociais, criação e alimentação de blogs, aposta em estratégias de SEO e em demais ferramentas que conheceremos a seguir.

Ao investir na estratégia as possibilidades de que você venha a lucrar (e muito) com ela se tornam gigantescas. E o melhor: tal característica torna-se uma realidade não só no curto e médio prazo, mas especialmente, no longo.

 

Ferramentas do marketing digital

 

A seguir, confira 3 ferramentas imprescindíveis em estratégias de marketing digital.

 

1. Automação de marketing

 

A automação de marketing, como seu nome já nos dá a entender, visa automatizar tarefas de execução, criação, relacionamento, gestão e monitoramento no marketing digital.

Basicamente, ele visa simplificar ao máximo tarefas manuais pesadas, chatas e essencialmente complexas do marketing digital, tais como o envio de pesquisas de mercado, a criação de landing pages, a produção de relatórios, gerenciamento de fluxos de nutrição, criação de e-mail marketing, análise de estágios de leads e assim por diante.

Suas principais vantagens são a economia de tempo, melhor qualificação de leads para vendedores, custos com aquisição mais baixos e dados mais controlados em um único local.

 

2. Landing Page

 

As landing pages consistem em páginas com um único objetivo: receber novos visitantes, transformando-o em leads. Esses leads, por sua vez, serão posteriormente convertidos em clientes.

Com as landing pages a sua empresa oferece aos futuros leads materiais com informações relevantes em troca de seu contato (e-mail).

Esses materiais podem ser e-books, planilhas, aplicativos e outros. Neste sentido, vale ainda destacar que é fundamental que a landing page seja desenvolvida com conteúdo de qualidade.

 

3. E-mail marketing

 

O e-mail marketing é uma ferramenta econômica e altamente rentável do marketing digital. Com ele é possível aumentar o número de vendas, gerar tráfego para a empresa e até mesmo estreitar o relacionamento entre a marca e o consumidor.

Um bom e-mail marketing deve ser segmentado, personalizado e deve ser produzido com conteúdo exclusivo e de qualidade. Já os seus principais benefícios são a eficácia, possibilidade de desenvolvê-lo em diferentes formatos (como áudio, imagens, vídeo e outros) e, é claro, economia.

 

Como começar a investir no meu marketing digital?

 

E aí, já está se sentindo preparado (a) para apostar no marketing digital na hora de como aumentar as vendas?

O primeiro passo para começar a investir depende de três fatores: experiências passadas, orçamento e onde você pretende chegar com a estratégia.

Se o orçamento for mais limitado, prefira investir em redes sociais, anúncios on-line e em inbound marketing como um todo. Crie um site, faça a boa manutenção do blog e, quem sabe, invista na criação de um e-book.

Em seguida, teste os canais e veja onde seu público responde melhor (por meio da mensuração de resultados que falamos lá em cima). Isso feito, aloque o restante da verba do investimento nas ferramentas que surtem os melhores resultados em como aumentar as vendas.

Após a leitura deste artigo você possivelmente já reconhece a importância e as vantagens do marketing digital para empresas de todos os portes e segmentos do mercado que querem crescer. Pensando nisso, não hesite em utilizar a estratégia como aliada na hora de aumentar as suas vendas e visibilidade.

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One Thought to “Como o marketing digital pode contribuir para previsibilidade das vendas”

  1. […] que se pôde perceber, depois de alguns anos que o marketing digital apareceu, era o que se esperava: ele não veio para tomar o lugar do marketing direto, apenas […]

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