Como otimizar a análise de dados do seu negócio

Num mercado altamente competitivo e dinâmico é essencial que as empresas analisem os seus dados de forma irrepreensível, para que consigam tomar as decisões mais conscientes e acertadas para o futuro da empresa.  Atualmente, um dos termos que mais assusta os empresários é o Big Data –conjunto de dados extremamente grande que podem ser analisados ​​computacionalmente para revelar padrões, tendências e associações, especialmente relacionadas ao comportamento humano e interações – pois a informação chega das mais variadas formas e através das mais diversas fontes de dados. Otimizar a análise de dados do negócio permite que as empresas consigam extrair o melhor dos dados, de modo a melhorarem o desempenho. Conheça 5 dicas super úteis para começar hoje mesmo a otimizar a análise de dados do seu negócio!

 

Crie relatórios simples

 

Por vezes os empresários são um pouco confusos na hora de construir um relatório para passar para toda a equipa. Quanto mais confuso for o relatório, mais dificuldade as pessoas terão em entender os dados e assim não conseguirão extrair a total informação que eles possuem. O ideal é criar relatórios simples e muito objetivos, que contenham a informação necessária. Se possível, acompanhe a informação com gráficos ou imagens pois desta forma as pessoas conseguem entender melhor toda a informação.

 

 

Defina métricas de negócio relevantes

 

É muito importante que saiba o que pretende analisar no seu negócio e que consiga identificar que métricas são relevantes para tomar decisões acertadas. Se não souber que informação pretende recolher e analisar, acabará por perder o rumo do negócio e a informação perderá todo o seu valor pois não sabe o que fazer com ela. Dispense tempo para analisar cada área do negócio e defina KPI’s (indicadores-chave de rendimento) capazes de lhe indicar qual o caminho a seguir.

 

Estude a concorrência e o mercado

 

Uma mudança na economia ou na política pode influenciar o seu negócio. Do mesmo modo, a entrada de um novo concorrente pode afetar o seu desempenho. Utilize a informação externa que tem disponível para fazer um retrato fiel do mercado em que você se insere. Dessa forma, conseguirá estar sempre a par de todas as mudanças e estará um passo à frente da concorrência pois será capaz de prever movimentações e de antecipar ações.

 

Além disso, uma boa dica é pegar exemplos de grandes empresas que deram certo e se inspirar. Conheça os 15 melhores exemplos de Startup de sucesso no Brasil e no Mundo.

 

Analise o ambiente interno também

 

Os colaboradores são o principal público de uma empresa e é graças ao seu trabalho e motivação que as empresas conseguem atingir o sucesso. Assim, por meio de questionários de satisfação por exemplo, conseguirá conhecer melhor os seus colaboradores e atuar caso existam colaboradores desmotivados. Os dados irão dar-lhe informação importante para tomar decisões estratégicas que se irão refletir no ambiente interno.

 

Analise os dados em tempo real

 

A vida do seu negócio está a acontecer agora mesmo e por isso você estará cometendo um grande erro se basear as suas decisões em relatórios e informação com uma semana de atraso! O Multipeers é um software de monitorização do negócio em tempo real que permite ter todas as informações de negócios enviadas sempre e quando algo de importante acontece. Este software é uma sólida plataforma de administração que coleta os dados oriundos de todos os sistemas da empresa e os apresenta de uma forma graficamente limpa e interativa. Desse modo, terá sempre informação atualizada ao minuto e poderá tomar as suas decisões com consciência!

 

Autora convidada: Andreia Rocha

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