Como tomar decisões no mundo empresarial?

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Decisões, decisões e mais decisões: é assim a vida quotidiana de um gestor. Todas as decisões da empresa passam por ele e o seu dia-a-dia torna-se estressante e bastante confuso.

Nem sempre os gestores conseguem ter à sua disposição toda a informação de que precisam para decidir conscientemente e isso resulta, não raras vezes, em escolhas erradas que prejudicam seriamente todo o negócio. Mas como tomar decisões nesse meio empresarial, tão acelerado e exigente?

Neste artigo, deixamos-lhe algumas dicas muito importantes para que possa decidir da melhor forma possível para o sucesso do seu negócio!

 

Tomar decisões baseadas em informação em tempo real

 

As ferramentas BAM como o Multipeers são essenciais no mundo empresarial atual, pois permitem juntar numa só plataforma todas as informações oriundas das diversas fontes de dados que existem na empresa.

A capacidade de aceder à informação em tempo real muda tudo! Saber tudo o que se passa no seu negócio é a garantia de que está sempre a trabalhar com base nas informações mais atuais que existem.

A tomada de decisão fica mais facilitada pois não é necessário recorrer a relatórios extensos e já com alguns dias para decidir o que fazer a seguir.

Com a informação tão acessível, a probabilidade de tomar decisões  erradas reduz-se significativamente, o que certamente aumentará a eficiência das empresas.

Além disso, o Multipeers também permite a criação de alertas de negócio que avisam os gestores sobre situações anómalas e que requerem a sua atenção.

Este facto faz com que os gestores possam realizar as suas tarefas do dia-a-dia de modo tranquilo, pois sabem que serão alertados quando algo de anormal acontecer. Isto permite que ações corretivas sejam tomadas de imediato, garantindo a rápida resolução dos problemas, antes mesmo de estes causarem danos nos negócios.

 

Utilização de ferramentas móveis

 

Os colaboradores e os gestores devem ter sempre acesso às informações mais importantes sobre o negócio pois só assim conseguirão tomar decisões eficazes e no momento certo.

Mesmo que estejam fora do escritório, devem ter a possibilidade de consultar a informação da empresa sempre que precisem.

A cloud computing veio facilitar a mobilidade laboral, ao permitir que documentos importantes do negócio sejam consultados em qualquer lugar e para que exista uma tomada de decisão efetiva.

Mudar o sistema de e-mail corporativo para uma solução baseada na Cloud é muito bastante importante para aumentar a mobilidade empresarial.

As ferramentas de videoconferência foram as primeiras ferramentas a possibilitar a mobilidade empresarial e, hoje em dia, estão a avançar em grande escala para as plataformas mobile, o que aumenta significativamente o âmbito de atuação da mobilidade.

Atualmente, já podemos utilizar o Skype e o Hangouts em dispositivos móveis, o que permite fazer reuniões a qualquer hora e a partir de qualquer lugar do Mundo, para que depois possamos decidir com todo o conhecimento.

 

Utilize indicadores de performance

 

Um KPI – indicador de performance – é um valor que demonstra se a empresa está a atingir os seus principais objetivos. A empresa pode e deve ter KPI’s bem definidos. Do mesmo modo, cada departamento e colaborador deve conhecer os seus KPI’s de modo a que possa trabalhar no sentido de atingir os seus objetivos e ajudar a empresa a crescer.

Se não sabemos para onde vamos qualquer caminho serve.

Deste modo, é indispensável que cada colaborador conheça o seu papel na empresa para que possa orientar o seu trabalho diário no sentido de atingir todos os seus objetivos. Só com este acompanhamento e conhecimento é que o gestor será capaz de tomar as decisões mais acertadas para a empresa em cada momento.

 

Utilize um CRM

 

CRM é a sigla para Customer Relationship Management, ou seja, Gestão do relacionamento com o cliente e é utilizado por milhares de empresas para gerirem o seu relacionamento com os atuais e potenciais clientes. Este software tem como objetivo proteger as informações comerciais de uma empresa.

Ao mesmo tempo, um CRM ajuda a identificar as melhores ações e a melhor altura para contactar o cliente, de modo a impulsionar a venda. É uma excelente fonte de informação para que o gestor tome o rumo adequado para a empresa.

Um software de CRM quando é bem utilizado ajuda a aumentar a produtividade de uma empresa e reduz a probabilidade de erro por parte dos recursos humanos. A redução dos erros permite que as vendas se efetuem de uma forma mais simples e consequentemente a empresa sai a ganhar, uma vez que vê os seus lucros aumentarem.

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