Como usar a nova metodologia OKR na sua empresa?

 

Simplicidade, ciclos curtos e engajamento de toda a equipe: É disso que sua empresa precisa para atingir bons resultados? Se sua resposta a essa pergunta foi positiva, saiba que a metodologia OKR pode ser o caminho mais indicado para emplacar números no negócio!

Tendo sido adotada por empresas como Google, LinkedIn, Twitter, GoPro, Dropbox entre muitas outras, a metodologia OKR deve ser entendida como um caminho para o crescimento.

 

Veja detalhes neste artigo deste modelo e conheça um entre os muitos cases de sucesso da metodologia.

Metodologia OKR: O que é isso?

 

OKR é a sigla de Objectives and Key Results, e sua tradução literal significa “Objetivos e principais resultados”, uma técnica simples e bastante direta que tem como uma de suas características principais trabalhar com metas mensuráveis e sempre dinâmicas.

Previamente definidas, essas metas são estipuladas sempre com seu modelo de mensuração definido. Ou seja, se a meta estabelecida pela sua empresa for de aumentar o valor que cada cliente gasta em uma compra, uma das métricas que poderá ser utilizada é o ticket médio.

Em geral, segundo John Doerr, um dos renomes da metodologia OKR, basta pensar da seguinte maneira: Eu vou (Meta/Objetivo) medido por (Métrica/KPI).

Seguindo o exemplo dado, seria como dizer “Minha empresa vai aumentar o valor que cada cliente gasta nela, medindo o ticket médio ao longo do período”.

Viva Real: Case de sucesso da metodologia OKR

 

A empresa Viva Real decidiu adotar a metodologia OKR graças a suas características de alinhamento, transparência e responsabilidade. No ano de 2015 os primeiros passos foram dados, momento em que os executivos definiram quais eram as metas do negócio e suas formas de mensuração.

Entretanto, por certo tempo, essas metas e objetivos ficaram engavetados. O primeiro erro dentro da prática é justamente esse: Definir e esquecer! Para dar certo é imprescindível manter o que foi determinado em mente, batalhando diariamente para que realidade e objetivo estejam cada dia mais próximos.

Um ano mais tarde, desde que a metodologia OKR começou a ser implantada, a empresa Viva Real já tinha dado importantes passos e conquistado seus primeiros resultados.

Uma das maiores dificuldades foi encontrar as métricas certas para cada objetivo, entretanto, com duas perguntas simples: Se der certo, o que vai acontecer? Como a empresa mede isso?

Essa definição ficou muito mais simples e modificou a forma como a empresa era norteada.

A metodologia OKR procura desvendar, sem grande mistério, as tarefas mais simples de uma organização que quer resultados. Que tal testar essa técnica no seu negócio também?

Deixe um comentário contando sobre os seus objetivos e metas e quais métricas serão utilizadas para conferir os resultados segundo tal metodologia e troque experiência com outros leitores!

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